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ARTIGO_SimuladoresDigitaisContexto.pdf900,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Marcello-
dc.contributor.authorS. Filho, Olavo L.-
dc.contributor.authorStrapasson, Alexandre-
dc.contributor.authorPortugal, Khalil Oliveira-
dc.contributor.authorMaciel, Ane Caroline-
dc.date.accessioned2022-04-18T14:14:03Z-
dc.date.available2022-04-18T14:14:03Z-
dc.date.issued2021-12-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcello et al. Simuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky: uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricos. Revista de Enseñanza de la Física, Córdoba, v. 33, n. 3, p. 75-88, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993. Disponível em: 18 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43480-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma proposta de intervenção didática, usando como referenciais teóricos Robert Gagné e Lev Vygotsky, envolvendo a utilização de simuladores experimentais como recurso didático. Tais referenciais são harmonizados entre si e, dessa harmonização, emergem importantes elementos ao processo de ensino e aprendizagem em física. A utilização de simuladores leva em consideração o crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pelos estudantes na cultura digital, bem como sua relevância ao desenvolvimento de habilidades sociointeracionistas, que formam eixo central da perspectiva de Vygotsky. A intervenção didática sugerida trata do tema eletricidade e construção de circuitos elétricos, como exemplo prático de aplicação de simuladores no processo pedagógico. Além disso, condizente com o referencial teórico adotado, é utilizado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, para avaliação tantos dos estudantes, quanto da didática do professor.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFacultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSimuladores digitais no contexto epistemológico de Gagné e Vygotsky : uma proposta de intervenção didática sobre eletricidade e circuitos elétricospt_BR
dc.title.alternativeDigital simulators in the epistemological context of Gagné and Vygotsky : a didactic intervention proposal on electricity and electrical circuitspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordSimuladorespt_BR
dc.subject.keywordGagnépt_BR
dc.subject.keywordVygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934pt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n3.35993pt_BR
dc.description.abstract1This article provides a didactic intervention proposal, using Robert Gagné and Lev Vygotsky as theoretical references, involving experimental simulators as a didactic resource. Such references are harmonized with each other, and, as a result of this merge, important elements for to the teaching and learning process in Physics emerge. The use of simulators considers the increasing usage of Digital Information and Communication Technologies by students immersed in a digital culture and their relevance for the development of social-interactionist skills, which form the basis of Vygotsky’s perspective. The suggested didactic intervention deals with the theme of electricity and the construction of electrical circuits as a practical example of the application of simulators in the pedagogical process. In addition, aligned with this theoretical framework, the concept of Zone of Proximal Development is used to assess both students and the teacher’s didactics.pt_BR
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