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Título: Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
Outros títulos: Teaching astronomy : a didactic approach based on the Theory of General Relativity
Autor(es): Ferreira, Marcello
Couto, Roberto Vinícios Lessa do
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Paulucci, Laura
Monteiro, Fábio Ferreira
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4945-3169
http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
http://orcid.org/0000-0002-1041-6064
http://orcid.org/0000-0002-6597-5859
Assunto: Física - estudo e ensino
Astronomia
Teoria da relatividade geral
Aprendizagem significativa
Data de publicação: 2021
Editora: Sociedade Brasileira de Física
Referência: FERREIRA, Marcello et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, e20210157, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/WnggT4dL8ycknxCZnSBvnDc/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2022.
Resumo: A partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados `a astronomia e `a física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas.
Abstract: From the analysis of an articulation between the cognitive perspectives of David Ausubel’s meaningful learning and the educational ones of the research communities present in Matthew Lipman’s philosophy program, this article discusses the development of an educational product on astronomy topics. The application was made in a third-year class of public high school in the Federal District. The classes were divided into four major themes: universal gravitation and the solar system; general relativity; black holes; and gravitational lenses. Diversified content, activities and approaches were mediated by digital educational technologies and the evaluations considered proficiency as levels of expression of the respective psychological and educational theories. The results revealed the students’ enthusiasm and interest in the proposed themes. It was also possible to verify indicators of the development of reasoning skills, concept formation, investigation, translation, and evidence of significant learning. Finally, it was possible to conclude that the insertion of themes related to astronomy and modern and contemporary physics are viable in high school, even in the precarious context of the public school, in contrast to the current physics curriculum, worn out and based mainly on classical and methodological approaches that are often diffuse.
DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157
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