Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amiel, Tel | - |
dc.contributor.author | Sousa, Janaina de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T17:36:14Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T17:36:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-19 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Janaina de Almeida. Práticas educacionais abertas: perspectivas e práticas docentes na Educação Básica. 2022. 153 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43485 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A crescente integração de novas mídias no campo educacional provoca, dentre outras
implicações, a necessidade de transformação de práticas e dos modos de produção e
disseminação do conhecimento no ambiente de aprendizagem. As Práticas Educacionais
Abertas (PEA) se demonstram como uma contribuição emergente para essas
necessidades, beneficiando-se da cultura digital e da diversidade de espaços formativos.
O presente trabalho tem por objetivo conhecer as concepções, apropriações e
problematizações acerca de PEA na educação básica, a partir da perspectiva de
participantes do curso Líder Educação Aberta. Trata-se de tema em ascensão e em
construção, com uma lacuna de estudos teóricos e empíricos que explorem tais práticas
no contexto da educação básica, principalmente no Brasil. Com base em referências
teóricas, o estudo promove o debate sobre os conceitos de PEA, inovação e cultura
escolar, evidenciando suas possíveis relações, além de promover a reflexão de suas
implicações para a formação docente. Por meio de abordagem qualitativa, o estudo fez
uso de pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e análise documental como
métodos. Da revisão foram extraídas três categorias que nortearam o percurso
investigativo: Características das PEA, Características do educador aberto e Práticas
do educador aberto. As entrevistas foram realizadas com sete educadores, em interações
online e síncronas. A análise documental se constituiu no exame de quatro artefatos
resultantes de práticas abertas, fornecidos de forma voluntária pelos participantes. Os
resultados sugerem que as concepções e práticas analisadas condizem com experiências
educacionais que buscam oportunizar o acesso ao conhecimento, promover o diálogo e o
respeito, além de valorizar as contribuições dos diversos sujeitos na construção do
conhecimento. Observou-se, a partir da hibridação das narrativas, que PEA são descritas
como práticas flexíveis, que buscam promover a colaboração, o compartilhamento e o
equilíbrio nas relações de ensino-aprendizagem, induzindo ao desenvolvimento de um
ambiente estimulador da autonomia e da liberdade dos educandos, no qual as novas
mídias e a cultura digital se demonstram benéficas. Os apontamentos revelam, ainda, o
educador aberto como um profissional comprometido com a temática, engajado em
comunidades de práticas e que dispõe de habilidades para o a interação com recursos
digitais. Como importante apontamento originado na ação reflexiva dos educadores, foi
constatada a relação entre a progressão da abertura de suas práticas e seu nível de
conhecimento de PEA. A contribuição técnica do estudo consiste em um Guia para a
Prática Docente Aberta, que busca disponibilizar em linguagem acessível os
conhecimentos mobilizados e elaborados durante a pesquisa, abordando conceitos,
sugestões de atividades e indicações de ferramentas e recursos que podem colaborar para
PEA. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas educacionais abertas : perspectivas e práticas docentes na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas educacionais abertas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação aberta | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The increasing integration of new media in the educational field leads, among other
things, to the need to transform practices and how knowledge is produces and
disseminated in learning environments. Open Educational Practices (OEP) are an
emerging contribution to these demands, benefiting from the digital culture and from the
diversity of formative spaces. This work aims to identify the conceptions, appropriations,
and questions surrounding Open Educational Practices in basic education, from the
perspective of the participants in course entitled ‘Open Education Leaders’. It is an
emerging and evolving concept, with a gap of theoretical and empirical studies that
examine such practices in the context of basic education, particularly in Brazil. Grounded
in existing theory, the study promotes a debate about the concepts of OEP, innovation,
and school culture, highlighting their possible relationships, as well as promoting
reflection on their effects on teacher education. Through a qualitative approach, the study
made use of bibliographic research, semi-structured interviews, and document analysis
as methods. From the theoretical review, three categories were extracted to guide the
investigative process: Characteristics of the OEP, Characteristics of the open educator,
and Practices of the open educator. The interviews were conducted with seven educators
through online and synchronous interactions. Document analysis was conducted through
the examination of four artifacts, which were products of open practices, voluntarily
provided by the participants. The results suggest that the conceptions and practices
analyzed are consistent with educational experiences that seek to enhance access to
knowledge, to promote dialogue and respect, and to promote the contributions of
participants in the process of knowledge building. From the hybridization of the
narratives, one can identify that OEP are described as flexible practices, which seek to
promote collaboration, sharing, and a balance in the relationships that are established by
teaching-learning, leading to the development of a learning environment that stimulates
students' autonomy and freedom, where new media and digital culture provide added
benefits. The findings also reveal the open educator as a professional who is committed
to OEP, engaged in communities of practice, and who demonstrates skills in interacting
with digital resources. An important theme has arisen in the reflective action of the
educators, the relationship between an increased level of openness in their practices and
their level of knowledge of OEP. The technical product of the study consists in a Guide
to Open Teaching Practices, which seeks to make available, in an accessible language,
the knowledge that was investigated and elaborated during this research project,
addressing concepts, suggestions for activities and proposing tools and resources that can
collaborate with OEP. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:janasou.jas@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|