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Título: Formas de projetar futuros coletivamente : o modo de viver das artesãs do Vale do Urucuia
Autor(es): Peixoto, Patrícia Alves
Orientador(es): Maynardes, Ana Cláudia
Assunto: Design
Pluriverso
Artesãs
Organização social
Data de publicação: 26-Abr-2022
Referência: PEIXOTO, Patrícia Alves. Formas de projetar futuros coletivamente: o modo de viver das artesãs do Vale do Urucuia. 2022. 101 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa investiga de que forma um grupo de artesãs, habitantes do Vale do Rio Urucuia no noroeste mineiro, se engajou comunitariamente ao longo de seus catorze anos de existência, gerando reconhecimento dentro e fora de seu território. Apresenta a noção de que essa organização social só foi possível em razão de um elemento comum: o esforço pela perpetuação da tradição do artesanato no noroeste mineiro, que estava na iminência de se perder. Utiliza-se as noções de comunalidade e relacionalidade para demonstrar o meio pelo qual esse engajamento comunitário, e suas consequentes implicações territoriais, ocorrem. Por meio de entrevistas com artesãs associadas à cooperativa e consulta a relatórios de instituições que atuaram no local foi possível fazer uma análise qualitativa sobre como planejam que tipo de futuro querem para si ao projetarem alternativas para dar continuidade a tradição do artesanato que fazem. Esta pesquisa fundamenta-se, portanto, em uma perspectiva estudada dentro do campo do design que permite considerar que alguns grupos, como esse de artesãs, projetam seus próprios futuros, não necessariamente em razão dos produtos que desenvolvem, mas principalmente por terem autonomia para escolherem os melhores caminhos e alternativas para o encaminhamento de suas práticas.
Abstract: This research investigates how a group of craftswomen, inhabitants of the Urucuia River Valley in Northwestern Minas Gerais, has developed a grassroots engagement throughout its fourteen years of existence, generating recognition within and outside its territory. It presents the notion that this social organization was only possible due to a common element: the effort to perpetuate the handicraft tradition in Northwestern Minas Gerais, which was on the verge of disappearance. The notions of commonality and relationality are used to demonstrate the means by which this community engagement, and its consequent territorial implications, occur. Through interviews with craftswomen associated with the cooperative and consulting reports from institutions that worked in the area, it was possible to carry out a qualitative analysis of how they plan what kind of future they want for themselves when designing alternatives to continue the tradition of the handicraft they make. This research is based, therefore, on a perspective that allows us to consider that craftspeople project their own futures, not necessarily because of the products they make, but mainly due to the fact that they have autonomy as a group to choose the best paths and alternatives to advance their practices.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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