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Título: O filho mais desprezado da casa lhe encara de frente : o sujeito negro na obra e na vida de James Baldwin
Autor(es): Matos, Thayza Alves
E-mail do autor: thayzaa.matos@gmail.com
Orientador(es): Braga, Cláudio Roberto Vieira
Assunto: Baldwin, James, 1924-1987 - crítica e interpretação
Literatura - crítica e interpretação
Negros na literatura
Cinema negro
Data de publicação: 29-Abr-2022
Referência: MATOS, Thayza Alves. O filho mais desprezado da casa lhe encara de frente: o sujeito negro na obra e na vida de James Baldwin. 2021. 196 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta tese é um estudo interdisciplinar que se dedica à análise da construção da noção de sujeito negro na sociedade estadunidense. Para isso, analisamos a obra literária do escritor negro James Baldwin. Toma-se como corpus literário as obras “Go tell it on the mountain” (1953), seu romance inaugural que foi adaptado para o cinema em 1984, por Stan Lathan, e os ensaios “The devil finds work” (1976) e a coletânea “The cross of redemption” (2010), que deram corpo ao documentário “Eu não sou seu negro”, lançado em 2016, dirigido por Raoul Peck. Procura-se refletir sobre a constituição do sujeito, em específico do sujeito negro, e sua representação na arte de Baldwin. Para isso, dialogamos com as perspectivas teóricas de Michel Foucault, Hannah Arendt, Achille Mbembe, Frantz Fanon, Stuart Hall, Grada Kilomba e Angela Davis. A partir das elocubrações desenvolvidas por esses autores, fez-se uma análise das obras literárias e cinematográficas buscando compreender os lugares ocupados pelo sujeito negro na obra de James Baldwin e na sociedade estadunidense, observando também que Baldwin se ocupa em realizar uma construção estética e literária do sujeito negro provocando o leitor a repensar categorias preestabelecidas, expondo o racismo e as mazelas enfrentadas por esses sujeitos na sociedade estadunidense contemporânea.
Abstract: This dissertation is an interdisciplinary study dedicated to the analysis of the construction of the notion of the black subject in American society. For this, we analyze the literary work of black writer James Baldwin. The literary corpus is taken from the works “Go tell it on the mountain” (1953), his inaugural novel, which was adapted for film in 1984, by Stan Lathan, and the essays “The devil finds work” (1976) and the compilation “The cross of redemption” (2010), which embodied the documentary “I am not your negro”, released in 2016, directed by Raoul Peck. The aim is to reflect on the constitution of the subject, specifically the black subject, and its representation in Baldwin's art. For this, we dialogue with the theoretical perspectives of Michel Foucault, Hannah Arendt, Achille Mbembe, Frantz Fanon, Stuart Hall, Grada Kilomba and Angela Davis. Based on the theoretical framework provided by these authors, we weave an analysis of literary and cinematographic works, seeking to understand the places occupied by the black subject in James Baldwin's work and in American society, also noting that Baldwin is engaged in carrying out an aesthetic and literary construction of the black subject, causing the reader to rethink pre-established categories, exposing racism and the ills faced by these subjects in contemporary American society.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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