Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Arteaga, Pamela Elizabeth Morales | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T20:02:26Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T20:02:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-27 | - |
dc.identifier.citation | ARTEAGA, Pamela Elizabeth Morales. Território e reticularidade de políticas públicas culturais: o caso do movimento supernova em São Sebastião no Distrito Federal. 2021. 175 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43575 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A cultura se torna, cada vez mais, um tipo de objeto da política pública, desta maneira,
assume-se que não são os textos legais em si – embora estes importem na rede –
mas ações territoriais dos atores na instituição cotidiana das políticas culturais. Além
disso, envolvem processos subjetivos e de reelaboração de significados sociais,
sobretudo no plano de disputas e conflitos no espaço de afirmação. O objetivo central
da tese é estudar as formas de ação no território do Movimento Cultural Supernova
que participa do território-rede (HAESBAERT, 2004), de expressão das políticas
públicas de São Sebastião, Região Administrativa XIV do Distrito Federal. Para tanto,
serão analisados a Lei Orgânica da Cultura (LOC) e o Edital Regionalizado do Fundo
de Apoio à Cultura (FAC). Na abordagem metodológica convergem duas teorias que
reconhecem os grupos e indivíduos como atores ativos, a mirada ao revés de
Boullosa e as representações sociais de Moscovici, desenvolvidas na articulação de
entrevistas em profundidade, cartografia participante em redes de ações, e na
compreensão do território levando em conta a fricção entre os atores culturais, em
sua relação horizontalizada – entre si e em redes de ação – e verticalizada – no
trânsito com os instrumentos públicos. A processualidade do território cultural a partir
das políticas públicas culturais no Distrito Federal leva aos seguintes resultados: a)
as esferas de atuação dos atores envolvidos revelam-se como escalas – e choque de
escalas – centrais para se avaliar o alcance das políticas públicas culturais em
espaços especificamente políticos; b) o mapeamento de dados estatal é uma
representação “lisa” do real, que acentua as redes e conexões quentes, bem como
os “gargalos” para a efetivação das políticas públicas no plano do vivido; c) a
subjetividade dos atores é desconsiderada no plano das políticas e o nível de
complexidade dos documentos/editais é intencionalmente excludente, mas também
implica em um tipo de “reserva de experiência” dos grupos culturais para buscar
parcerias, trocar trabalhos, articular ações políticas que dinamizam e amplificam o
sentido dos territórios culturais no Distrito Federal, ou seja, feito de lugares e
itinerários simbolicamente funcionais, viabilizando a leitura de diferentes composições
entre nós/pontos e redes/linhas na construção do território. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Território e reticularidade de políticas públicas culturais : o caso do movimento supernova em São Sebastião no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Território cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartografia participativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Culture becomes, more and more, a type of public policy object, in this way, it is
assumed that it is not the legal texts themselves - although they matter in the network
- but territorial actions of the actors in the daily institution of cultural policies. In addition,
they involve subjective processes and re-elaboration of social meanings, especially in
terms of disputes and conflicts in the space of affirmation. The main objective of the
thesis is to study the forms of action in the territory of the Cultural Movement
Supernova that participates in the network-territory (HAESBAERT, 2004), of
expression of public policies of São Sebastião, Administrative Region XIV of the
Federal District. To this end, the Organic Law on Culture (LOC) and the Regional
Public Notice of the Fund to Support Culture (FAC) will be analyzed. In the
methodological approach, two theories that recognize groups and individuals as active
actors converge, looking backwards from Boullosa and Moscovici's social
representations, developed in the articulation of in-depth interviews, participatory
cartography in action networks, and in the understanding of the territory leading taking
into account the friction between cultural actors, in their horizontal relationship - with
each other and in networks of action - and vertical - in the transit with public
instruments. The procedurality of the cultural territory based on cultural public policies
in the Federal District leads to the following results: a) the spheres of action of the
actors involved reveal themselves as scales - and shock of scales - central to assess
the reach of cultural public policies in specifically political spaces; b) the mapping of
state data is a “smooth” representation of the real, which accentuates the networks
and hot connections, as well as the “bottlenecks” for the realization of public policies
in terms of the lived; c) the subjectivity of the actors is disregarded in terms of policies
and the level of complexity of the documents / notices is intentionally exclusive, but
they also imply a type of “reserve of experience” of cultural groups to seek
partnerships, exchange jobs, articulate political actions that dynamize and amplify the
meaning of cultural territories in the Federal District, that is, made up of symbolically
functional places and itineraries, enabling the reading of different compositions
between nodes / points and networks / lines in the construction of the territory. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La cultura se convierte cada vez más en un tipo de objeto de política pública, por lo
que se asume que no son los propios textos legales --aunque importan en la red--
sino acciones territoriales de los actores en la institución cotidiana de las políticas
culturales. Además, involucran procesos subjetivos y reelaboración de significados
sociales, especialmente en términos de disputas y conflictos en el espacio de la
afirmación. El objetivo de la tesis es estudiar las formas de acción en el territorio del
Movimiento Cultural Supernova que participa de un territorio red (HAESBAERT,
2004), de expresión de políticas públicas en São Sebastião, Región Administrativa
XIV del Distrito Federal. Para ello se analizará la Ley Orgánica de Cultura (LOC) y la
licitación Pública Regional del Fondo de Apoyo a la Cultura (FAC). En el enfoque
metodológico confluyen dos teorías que reconocen a los grupos e individuos como
actores activos, mirando desde otro ponto de Boullosa e las representaciones sociales
de Moscovici, desarrolladas en la articulación de entrevistas en profundidad,
cartografía participativa en redes de acción, y en la comprensión del territorio teniendo
en cuenta la fricción entre actores culturales, en su relación horizontal - entre ellos y
en redes de acción - y vertical - en el tránsito con instrumentos públicos. El proceso
del territorio a partir de políticas públicas culturales en el Distrito Federal lleva a los
siguientes resultados: a) la acción de los actores involucrados se revelan como
escalas - y choque de escalas - centrales para evaluar el alcance de las políticas
públicas culturales en espacios específicamente políticos; b) la cartografía de datos
estatales es una representación “liso” de lo real, lo que acentúa las redes y
conexiones, para la realización de políticas públicas en términos de lo vivido; c) la
subjetividad de los actores es ignorada en términos de políticas y el nivel de
complejidad de los documentos / avisos es intencionalmente excluyente, pero también
implican una especie de “reserva de experiencia” de los grupos culturales para buscar
alianzas, intercambiar trabajos, articular acciones políticas que dinamizan y amplifican
el sentido de territorios culturales en el Distrito Federal, es decir, conformados por
lugares e itinerarios simbólicamente funcionales, que posibilitan la lectura de
diferentes composiciones entre nodos / puntos y redes / líneas en la construcción del
territorio. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:pam.mora.a@icloud.com | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:pam.morales.a@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|