Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Jonatas Maia da | - |
dc.contributor.author | Souza, Rafael Duarte de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T21:10:10Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T21:10:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rafael Duarte de. Do movimento renovador da Educação Física brasileira às contribuições da pedagogia crítico-superadora: um estudo bibliográfico. 2021. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43613 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação vale-se da pesquisa bibliográfica como fundamentos
orientadores de produção de dados e procedimentos técnicos e tem como norte a
ideia de monografia de base constituída por Saviani (1991). Tal pesquisa justifica-se
pela necessidade de ampliar o campo de discussões, debates e pesquisas de
estudos acerca da Educação Física escolar (EFE), que ainda se mostra tímido. Este
trabalho tem como objetivo analisar o estado da arte acerca da pedagogia críticosuperadora no ambiente acadêmico da EFE. Sendo assim, os objetivos específicos
são: esclarecer o Movimento Renovador da Educação Física (MREF), passando
pelo contexto histórico que propiciou sua gênese; problematizar a materialização (ou
não) do MREF; e analisar qual o impacto da pedagogia crítico-superadora na
produção acadêmica da EFE brasileira. É realizada uma breve contextualização
histórica da Educação Física (EF), desde o seu surgimento de maneira mais
sistematizada na Europa até o desdobramento do MREF no Brasil. Procura-se
descrever o MREF e suas “fases” no Brasil, assim como provocar reflexões da
materialização (ou não) desse movimento nos ambientes formais de ensino. Realizase o mapeamento da producação acadêmica (com base em alguns periódicos
nacionais com janela temporal de 1992 a 2021) acerca da EFE e da pedagogia
crítico-superadora. Busca-se realizar uma análise quantitativa e qualitativa dos
dados obtidos, a fim de tentar entender o real impacto da pedagogia críticosuperadora no campo acadêmico da EFE. Apresentam-se, como resultado da
análise quantitativa, apontamentos de uma taxa de publicação acerca da EFE ainda
tímida (tendo em vista sua relevância para a área como um todo), algo em torno de
20,59% da publicação total da área da EF. Para a pedagogia crítico-superadora, a
taxa de publicação é ainda mais preocupante, totalizando 0,77% do que é publicado
em toda a área ou 3,81% do que é publicado referente à EFE. As publicações têm
temáticas variadas, mas a maioria se atém ao momento da prática pedagógica
propriamente dita (intervenção), podendo-se identificar uma temática central que
busca entender a relação da EFE com as possibilidades de apropriação da cultura
corporal sob uma perspectiva crítica. Em diversos trabalhos, são apresentados
exemplos exitosos de práticas pedagógicas com uma proposta de apropriação
crítica pelos alunos. Tem-se como conclusão que o número de publicações acerca
da pedagogia crítico-superadora ainda é muito acanhado para uma prática
pedagógica que se pretende hegemônica. São necessários estímulos para que a
pedagogia crítco-superadora se consolide no “chão da escola” e no ambiente
acadêmico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do movimento renovador da Educação Física brasileira às contribuições da pedagogia crítico-superadora : um estudo bibliográfico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento Renovador | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia crítico-superadora | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present dissertation makes use of bibliographic research as the guiding
foundations of data production and technical procedures, having as its guide the idea
of a basic monograph constituted by Saviani (1991). Such research is justified by the
need to expand the field of discussions, debates and research studies on EFE, which
is still shy. This work aims to analyze the state of the art about the overcoming critical
pedagogy in the academic environment of School Physical Education (EFE).
Therefore, the specific objectives are: to clarify the Renewal Movement of Physical
Education (MREF) through the historical context that led to its genesis; to
problematize the materialization (or not) of the MREF and to analyze the impact of
the critical-overcoming pedagogy in the academic production of the Brazilian EFE. A
brief historical contextualization of Physical Education (PE) is carried out since its
emergence in a more systematic way in Europe until the unfolding of the MREF in
Brazil. It seeks to describe the MREF and its “phases” in Brazil, as well as to provoke
reflections on the materialization (or not) of this movement in formal teaching
environments. The mapping of academic production (from some national journals
with a time window from 1992 to 2021) about EFE and critical-overcoming pedagogy
is carried out. It seeks to carry out a quantitative and qualitative analysis of the data
obtained, in order to try to understand the real impact of critical-overcoming
pedagogy in the academic field of EFE. As a result of the quantitative analysis, it was
obtained notes of a publication rate about the EFE still timid (in view of its relevance
to the area as a whole), something around 20.59% of the total publication in the area
of EF. For the critical-overcoming pedagogy, the publication rate is even more
worrying, totaling 0.77% of what is published in the entire area, or 3.81% of what is
published regarding the EFE. The publications have different themes, but most focus
on the moment of the pedagogical practice itself (intervention), being able to identify
a central theme that seeks to understand the relationship between EFE and the
possibilities of appropriation of body culture through a critical perspective. In several
works, successful examples of pedagogical practices are presented with a proposal
of critical appropriation by the students. The conclusion is that the number of
publications (about the critical-overcoming pedagogy) is still too shy for a
pedagogical practice that is intended to be hegemonic. It is necessary to stimulate
the critical-overcoming pedagogy to be consolidated on the “school floor” and in the
academic environment. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|