Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Kênia Augusta | - |
dc.contributor.author | Cruz, Daniel Ferraz Tavares da | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-04T22:11:27Z | - |
dc.date.available | 2022-05-04T22:11:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Daniel Ferraz Tavares da. A modernização do processo seletivo na Assistência Estudantil da Universidade de Brasília (UnB): análises e reflexões sobre seus efeitos no período de 2010 a 2019. 2022. 208 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43645 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo objetiva analisar os efeitos da modernização do processo seletivo da Assistência
Estudantil da UnB empreendido entre os anos de 2010 e 2019, período de ampliação (2010-2015) e
declínio (2016-2019) do financiamento da política ante um contexto de demanda crescente. A
“modernização do processo”, concebida como uma das respostas à necessidade de lidar com a demanda
crescente e com as exigências de melhoria do processo seletivo conforme auditoria externa da
Controladoria Geral da União (CGU), foi apreendida a partir de três eixos: [1] a substituição do sistema
utilizado para realizar a seleção dos estudantes; [2] mudanças no fluxo da avaliação social e na
comunicação entre Assistentes Sociais e discentes; [3] a revisão de critérios e documentos da avaliação
social. Para tanto buscamos indicar os principais momentos e transformações desse contexto de forma a
permitir uma interpretação mais precisa dos dados. As informações demonstraram que a modernização
aumentou a produtividade, mas não logrou êxito na melhoria das taxas de conclusão dos processos. O
problema de comunicação que inviabilizava a inscrição de um grande número de estudantes foi
deslocado, a partir da mudança no fluxo de atendimento, para o âmbito da interlocução entre Assistentes
Sociais e estudantes o que implicou um aumento nas desclassificações. Os efeitos da modernização sobre
o perfil dos estudantes beneficiados foi contraditório, de um lado, a assimetria entre estudantes do sexo
masculino e do sexo feminino aparentemente foi reduzida. De outro lado, a modernização favoreceu
estudantes brancos em detrimento de pardos. Do ponto de vista dos profissionais, os ganhos na
organização do processo ocorreram mediante intensificação do trabalho uma vez que a atividade de
orientação oral converteu-se em registro escrito. Os resultados do ponto de vista da gestão foram
satisfatórios, pois permitiram sanar os problemas indicados pela auditoria externa, aumentaram a
produtividade e a capacidade de controle sobre o trabalho da equipe. Embora os dados, as análises
empreendidas e a vivência do pesquisador não nos permitam afirmar que houve uma piora do processo
seletivo, em termos quantitativos, é possível afirmar que as mudanças empreendidas apontam para uma
reorientação ético-política que tende, em termos qualitativos, a favorecer a perspectiva do mérito em
detrimento da equidade, reforçando uma seletividade fria e indiferente que tende a responsabilizar os
estudantes pelas suas dificuldades. Dessa forma, a modernização compatibilizou-se com a perspectiva
produtivista, acarretando uma transformação conservadora, que concentrou poder institucional e reduziu
o potencial comunicativo dos processos de avaliação socioeconômica, contrapondo-se aos objetivos
ético-políticos do Serviço Social e principiológicos da Comunicação Pública. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A modernização do processo seletivo na Assistência Estudantil da Universidade de Brasília (UnB) : análises e reflexões sobre seus efeitos no período de 2010 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modernização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to analyze the modernization’s effects over the selection process of students to engage
Student Assistance at UnB. The analysis carried out between 2010 and 2019, a period of expansion,
until the year of 2015, and decline of policy funding in a context of growing demand. The
"modernization of the process", conceived, on one hand, as a answer to deal with the growing demand
and, on the other hand, as a response to Controladoria Geral da União (CGU) that asked for
improvements on the selection process, was understood from three axes: [1] the replacement of the
system used to carry out the students’ selection; [2] the changes in the flow of the socioeconomic
assessment process and in the communication between social workers and students; [3] the review of
social assessment criteria and documents. Therefore, we seek to indicate the main moments and
transformations of this context in order to allow a more accurate interpretation of the data. The
information showed that the modernization increased productivity, but was not successful in
improving the processes’ completion rates. The change in the service flow shifted the communication
problem from the enrollment stage to the scope of dialogue between social workers and students. This
implied, on the one hand, a reduction in the number of students with incomplete enrollment and, on
the other hand, an increase in disqualifications. The effects of modernization on the profile of the
students benefited were contradictory, on the one hand, the asymmetry between male and female
students was apparently reduced. On the other hand, modernization favored white students at the
expense of browns. From the professionals' point of view, the gains in the organization of the process
occurred through the intensification of the work, since the oral guidance activity was converted into a
written record. The results from the management point of view were satisfactory, as they allowed the
problems indicated by the external audit, increased productivity and the ability to control the team's
work. Although the data, the analyzes undertaken and the researcher's experience do not allow us to
say that there was a worsening of the selection process, in quantitative terms, it is possible to affirm
that the changes undertaken point to an ethical-political reorientation that tends, in qualitative terms, to
favoring the perspective of merit over equity, reinforcing a cold and indifferent selectivity that tends to
blame students for their difficulties. In this way, modernization became compatible with the
productivist perspective, leading to a conservative transformation, which concentrated institutional
power and reduced the communicative potential of the socioeconomic assessment processes, opposing
the ethical-political objectives of Social Work and the principles of Public Communication. | pt_BR |
dc.contributor.email | danielc@unb.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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