Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Gilberto Lacerda | - |
dc.contributor.author | Ambrós, Zelí Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T21:58:35Z | - |
dc.date.available | 2022-05-05T21:58:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-06 | - |
dc.identifier.citation | AMBRÓS, Zelí Isabel. As novas tecnologias estão gerando novas pedagogias?: estudo de percepções de pesquisadores da área de tecnologias na educação acerca do surgimento de uma nova escola. 2022. 223 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43660 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma nova pedagogia está surgindo em decorrência das propostas de inovação didática
subjacentes às tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TICE)?
Tendo esta questão geral como ponto de partida, elaborada após a realização de duas
investigações exploratórias no âmbito da pedagogia, como instrumento para a construção
de uma nova realidade social e das metodologias de ensino praticadas por escolas
inovadoras, esta tese avançou na coleta e análise de percepções de doze pesquisadores
experientes do campo das Tecnologias Educativas, com atuação relevante nos últimos 30
(trinta) anos. Os doze pesquisadores consultados responderam a um questionário acerca
dos indícios de surgimento de uma nova pedagogia a partir do avanço das TICE e de seus
usos em educação. Concluiu-se que, apesar das evoluções e do avanço das TICE no campo
educacional, elas não foram associadas às propostas pedagógicas e, com raríssimas
exceções, não chegaram à sala de aula. Com relação ao indício das metodologias ativas e
aprendizagem colaborativa, elas se caracterizaram mais como estratégias de um novo papel
do professor e do aluno. Portanto, apesar de todo um movimento e de vários indícios em
prol de uma nova Pedagogia, constatou-se que ela ainda não saiu dos laboratórios e das
pesquisas na academia, mas que há um processo de ruptura entre o ensino tradicional e
inovador clamando por uma nova pedagogia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As novas tecnologias estão gerando novas pedagogias? : estudo de percepções de pesquisadores da área de tecnologias na educação acerca do surgimento de uma nova escola | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nova Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Is a new pedagogy emerging as a result of the didactic innovation proposals underlying the
digital technologies of information, communication and expression (TICE)? Taking this
general question as a starting point, elaborated after two exploratory investigations carried
out in the scope of pedagogy as an instrument for the construction of a new social reality
and of teaching methodologies practiced by innovative schools, this thesis advanced in the
collection and analysis of the perceptions of twelve researchers with relevant performance
in the last 30 (thirty) Years. The twelve researchers in the field of Educational
Technologies answered a questionnaire about evidence of the emergence of a new
pedagogy from the advancement of TICE and its uses in education. It was concluded that,
despite the evolution and advancement of TICE in the educational field, they were not
associated with pedagogical proposals, and with very few exceptions, it has not reached the
classroom. Regarding the evidence of active methodologies and collaborative learning,
they were characterized more as strategies for a new role for the teacher and student.
Therefore, despite a whole movement and several signs in favor of a new Pedagogy, it was
found that it has not yet left the laboratories and researches in academia, but that there is a
process of rupture between traditional and innovative teaching calling for a new pedagogy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|