Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43660
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ZeliIsabelAmbrós.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorAmbrós, Zelí Isabel-
dc.date.accessioned2022-05-05T21:58:35Z-
dc.date.available2022-05-05T21:58:35Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.date.submitted2022-03-06-
dc.identifier.citationAMBRÓS, Zelí Isabel. As novas tecnologias estão gerando novas pedagogias?: estudo de percepções de pesquisadores da área de tecnologias na educação acerca do surgimento de uma nova escola. 2022. 223 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43660-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractUma nova pedagogia está surgindo em decorrência das propostas de inovação didática subjacentes às tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão (TICE)? Tendo esta questão geral como ponto de partida, elaborada após a realização de duas investigações exploratórias no âmbito da pedagogia, como instrumento para a construção de uma nova realidade social e das metodologias de ensino praticadas por escolas inovadoras, esta tese avançou na coleta e análise de percepções de doze pesquisadores experientes do campo das Tecnologias Educativas, com atuação relevante nos últimos 30 (trinta) anos. Os doze pesquisadores consultados responderam a um questionário acerca dos indícios de surgimento de uma nova pedagogia a partir do avanço das TICE e de seus usos em educação. Concluiu-se que, apesar das evoluções e do avanço das TICE no campo educacional, elas não foram associadas às propostas pedagógicas e, com raríssimas exceções, não chegaram à sala de aula. Com relação ao indício das metodologias ativas e aprendizagem colaborativa, elas se caracterizaram mais como estratégias de um novo papel do professor e do aluno. Portanto, apesar de todo um movimento e de vários indícios em prol de uma nova Pedagogia, constatou-se que ela ainda não saiu dos laboratórios e das pesquisas na academia, mas que há um processo de ruptura entre o ensino tradicional e inovador clamando por uma nova pedagogia.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs novas tecnologias estão gerando novas pedagogias? : estudo de percepções de pesquisadores da área de tecnologias na educação acerca do surgimento de uma nova escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordNova Pedagogiapt_BR
dc.subject.keywordInovações educacionaispt_BR
dc.subject.keywordTecnologias educacionaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Is a new pedagogy emerging as a result of the didactic innovation proposals underlying the digital technologies of information, communication and expression (TICE)? Taking this general question as a starting point, elaborated after two exploratory investigations carried out in the scope of pedagogy as an instrument for the construction of a new social reality and of teaching methodologies practiced by innovative schools, this thesis advanced in the collection and analysis of the perceptions of twelve researchers with relevant performance in the last 30 (thirty) Years. The twelve researchers in the field of Educational Technologies answered a questionnaire about evidence of the emergence of a new pedagogy from the advancement of TICE and its uses in education. It was concluded that, despite the evolution and advancement of TICE in the educational field, they were not associated with pedagogical proposals, and with very few exceptions, it has not reached the classroom. Regarding the evidence of active methodologies and collaborative learning, they were characterized more as strategies for a new role for the teacher and student. Therefore, despite a whole movement and several signs in favor of a new Pedagogy, it was found that it has not yet left the laboratories and researches in academia, but that there is a process of rupture between traditional and innovative teaching calling for a new pedagogy.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.