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dc.contributor.authorSá Júnior, Luiz César de-
dc.date.accessioned2022-05-13T18:08:04Z-
dc.date.available2022-05-13T18:08:04Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.citationSÁ, Luiz César de. Alegorias de uma guerra poética: figuras da autoridade na França do século XVII. Revista de História, [S. l.], n. 181, p. 1-33, 2022. DOI 10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.182413. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/182413. Acesso em: 12 maio. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43705-
dc.description.abstractNa França do século XVII, consolida-se o entendimento de que as “querelas” são o mecanismo privilegiado de instituição da autoridade letrada. Escritos propondo disputas galantes, que enalteciam a violência verbal em contraposição aos horrores da guerra, disseminam-se até fundamentar um gênero discursivo específico. Este artigo se volta para a análise das relações entre autoridade e controvérsia assim fundamentadas a partir do estudo da Nouvelle Allégorique (1658), texto que alegoriza os conflitos letrados de seu tempo com o objetivo principal de arquivar o próprio ato de querelar.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDepartamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAlegorias de uma guerra poética : figuras da autoridade na França do século XVIIpt_BR
dc.title.alternativeAllegories of a poetic war : figures of authority in 17th century Francept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAutoridade - Estadopt_BR
dc.subject.keywordNouvelle Allégorique (1658)pt_BR
dc.subject.keywordAlegoriaspt_BR
dc.subject.keywordViolência verbalpt_BR
dc.rights.licenseRevista de História - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre). FONTE: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/about. Acesso em: 12 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.182413pt_BR
dc.description.abstract1In the 17th century France, the understanding that “quarrels” are the privileged mechanism for the institution of authority gains ground. Writings proposing gallant disputes, which praised verbal violence as opposed to the horrors of war, are vastly disseminated, giving birth to a specific genre. This article focuses on the analysis of the relations between authority and controversy formed by this genre based on the study of Antoine Furetière’s Nouvelle Allégorique (1658), a book that allegorizes the scholarly hostilities of its time with the main goal of archi-ving the very act of quarreling.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-3646-7940pt_BR
dc.contributor.emailmailto:luizdesajunior@gmail.compt_BR
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