Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Neves, Angela Vieira | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Doracy Dias Aguiar de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-13T19:01:08Z | - |
dc.date.available | 2022-05-13T19:01:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-22 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Doracy Dias Aguiar de. Participação democrática discente na gestão da assistência estudantil das IFEs brasileiras: limites e desafios. 2022. 382 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43708 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo vincula-se à linha de Pesquisa Política Social, Estado e Sociedade do Programa de
Pós-Graduação em Política Social do Departamento de Serviço Social da Universidade de
Brasília – PPGPS/SER/UnB e teve por objetivo desvelar a configuração da participação
discente nos espaços de gestão colegiada da assistência estudantil das IFES brasileiras. O estudo
inscreve-se no âmbito do debate sobre democracia, gestão e participação e situa-se,
especificamente, na relação entre a gestão da política de assistência estudantil das Instituições
Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras e os mecanismos colegiados de participação
discente na gestão dessa mesma política. Ancorado na abordagem do materialismo histórico e
dialético o estudo buscou – por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo –
apreender a estrutura e dinâmica da materialidade empírico-histórica acerca da participação
discente nos espaços colegiados de gestão da assistência estudantil em 63 universidades
federais, ilustrando tal participação a partir da realidade particular da UFT. O estudo parte da
premissa de que a participação constitui o fundamento central da democracia e que a gestão
democrática das políticas públicas pressupõe o envolvimento efetivo da sociedade no seu
processo de planejamento, implementação e avaliação. Diante disso, tendo em vista as
evidências teóricas e empírico-documentais da pesquisa, o estudo sustenta a tese de que a
participação discente nos espaços colegiados de gestão da política de assistência estudantil das
IFES brasileiras é indispensável à luta por direitos, à construção da democracia nessas
instituições e na sociedade, assim como ao desenvolvimento da cidadania dos estudantes. No
entanto, contraditoriamente, a participação discente nesses espaços se configura,
tendencialmente, como uma participação funcional à lógica da gestão gerencial, inclinando-se a
contribuir mais para legitimar práticas gestionárias incompatíveis com os princípios da gestão
democrática do que para assegurar o controle democrático por meio da disputa efetiva do poder
de decisão relativo à gestão da referida política. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Participação democrática discente na gestão da assistência estudantil das IFEs brasileiras : limites e desafios | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades federais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições federais de ensino superior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study is linked to the Social Policy, State and Society Research line of the Postgraduate
Program in Social Policy of the Department of Social Service at the University of Brasília –
PPGPS/SER/UnB and had as objective aimed to reveal the configuration of student
participation in collegiate management spaces of student assistance of Brazilian IFES. The
study is part of the debate on democracy, management and participation and is, specifically,
located in the relationship between the management of the student assistance policy of Brazilian
Federal Institutions of University Education (IFES) and the collegiate mechanisms of student
participation in management of this same policy. Anchored in the approach of historical and
dialectical materialism, the study sought - through bibliographical, documental and field
research - to apprehend the structure and dynamics of the empirical-historical materiality about
student participation in collegiate spaces of student assistance management in 63 federal
universities, illustrating such participation from the particular reality of UFT. The study starts
from the premise that participation constitutes the central foundation of democracy and that the
democratic management of public policies presupposes the effective involvement of society in
its planning, implementation and evaluation process. Therefore, in view of the theoretical and
empirical-documentary evidence of the research, the study supports the thesis that student
participation in collegiate spaces of management of the student assistance policy of Brazilian
IFES is essential to the fight for rights, to the construction of democracy in these institutions and
in society, as well as to the students citizenship development. However, contradictorily, student
participation in these spaces is configured, tendentially, as a functional participation for the
logic of managerial management, tending to contribute more to legitimizing management
practices incompatible with the principles of democratic management than to ensuring of
democratic control through end effective dispute of the power of decision relative to
management of the said policy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|