Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43735
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandaNeriBarreiro.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBaptista, Gustavo Macedo de Mello-
dc.contributor.authorBarreiro, Fernanda Neri-
dc.date.accessioned2022-05-18T22:34:26Z-
dc.date.available2022-05-18T22:34:26Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2021-12-02-
dc.identifier.citationBARREIRO, Fernanda Neri. As influências antrópicas no ciclo da água: uma proposta para a literatura infantil. 2021. 64 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43735-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ciclo hidrológico constitui-se um processo natural de vital importância para a vida terrestre. Neste sentido, este trabalho busca demonstrar que o processo de ensino-aprendizagem do ciclo hidrológico não está adaptado à realidade urbana dos alunos, e assim propor um material paradidático para preencher essa lacuna, para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma abordagem qualitativa, embasada em pesquisa bibliográfica. Assim, percepções iniciais foram levantadas sobre o tema, a partir de questionários respondidos pelos docentes, da análise de livros didáticos utilizados pelos estudantes e livros de literatura infantil que abordam em seu tema central o ciclo da água. Como produto resultante da pesquisa, foi produzido um livro de literatura infantil, abordando esta temática para ser explorado como instrumento pedagógico pelo corpo docente. A análise e discussão dos elementos pesquisados: prática docente, livros didáticos e obras de literatura infantil evidenciaram que estes elementos necessitam de revisão ao se pensar que o ensino do ciclo hidrológico deve permear os ensinamentos das ciências ambientais. Desta forma, o livro de literatura infantil sobre as ações antrópicas que influenciam o ciclo hidrológico, foi criado para que possa ser considerado de efetiva utilização para a aprendizagem dos estudantes. Contudo, não foi possível a validação deste produto junto ao público estudantil devido a ocorrência do estado atual de pandemia relativo ao COVID-19.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs influências antrópicas no ciclo da água: uma proposta para a literatura infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordÁgua (Ecopedagogia)pt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura infantilpt_BR
dc.subject.keywordCiclo hidrológicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The hydrological cycle is a natural process of vital importance for terrestrial life. In this sense, this work seeks to demonstrate that the teaching-learning process of the hydrological cycle is not adapted to the urban reality of students, and thus to propose a teaching material to fill this gap, for students in the early years of elementary school, from a qualitative approach, based on bibliographic research. Thus, initial perceptions were raised on the subject, from questionnaires answered by teachers, from the analysis of textbooks used by students and children's literature books that address the water cycle in its central theme. As a result of the research, a children's literature book was produced, addressing this topic to be explored as a pedagogical tool by the faculty. The analysis and discussion of the elements researched: teaching practice, textbooks and children's literature works showed that these elements need to be revised when thinking that the teaching of the hydrological cycle must permeate the teachings of environmental sciences. Thus, the children's literature book on anthropic actions that influence the hydrological cycle was created so that it can be considered of effective use for student learning. However, it was not possible to validate this product with the student public due to the occurrence of the current state of pandemic related to COVID-19.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.