Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Baptista, Gustavo Macedo de Mello | - |
dc.contributor.author | Barreiro, Fernanda Neri | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T22:34:26Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T22:34:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-02 | - |
dc.identifier.citation | BARREIRO, Fernanda Neri. As influências antrópicas no ciclo da água: uma proposta para a literatura infantil. 2021. 64 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43735 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ciclo hidrológico constitui-se um processo natural de vital importância para a vida terrestre.
Neste sentido, este trabalho busca demonstrar que o processo de ensino-aprendizagem do ciclo
hidrológico não está adaptado à realidade urbana dos alunos, e assim propor um material
paradidático para preencher essa lacuna, para estudantes dos anos iniciais do Ensino
Fundamental, a partir de uma abordagem qualitativa, embasada em pesquisa bibliográfica.
Assim, percepções iniciais foram levantadas sobre o tema, a partir de questionários respondidos
pelos docentes, da análise de livros didáticos utilizados pelos estudantes e livros de literatura
infantil que abordam em seu tema central o ciclo da água. Como produto resultante da pesquisa,
foi produzido um livro de literatura infantil, abordando esta temática para ser explorado como
instrumento pedagógico pelo corpo docente. A análise e discussão dos elementos pesquisados:
prática docente, livros didáticos e obras de literatura infantil evidenciaram que estes elementos
necessitam de revisão ao se pensar que o ensino do ciclo hidrológico deve permear os
ensinamentos das ciências ambientais. Desta forma, o livro de literatura infantil sobre as ações
antrópicas que influenciam o ciclo hidrológico, foi criado para que possa ser considerado de
efetiva utilização para a aprendizagem dos estudantes. Contudo, não foi possível a validação
deste produto junto ao público estudantil devido a ocorrência do estado atual de pandemia
relativo ao COVID-19. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As influências antrópicas no ciclo da água: uma proposta para a literatura infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Água (Ecopedagogia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclo hidrológico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The hydrological cycle is a natural process of vital importance for terrestrial life. In this sense,
this work seeks to demonstrate that the teaching-learning process of the hydrological cycle is
not adapted to the urban reality of students, and thus to propose a teaching material to fill this
gap, for students in the early years of elementary school, from a qualitative approach, based on
bibliographic research. Thus, initial perceptions were raised on the subject, from questionnaires
answered by teachers, from the analysis of textbooks used by students and children's literature
books that address the water cycle in its central theme. As a result of the research, a children's
literature book was produced, addressing this topic to be explored as a pedagogical tool by the
faculty. The analysis and discussion of the elements researched: teaching practice, textbooks
and children's literature works showed that these elements need to be revised when thinking
that the teaching of the hydrological cycle must permeate the teachings of environmental
sciences. Thus, the children's literature book on anthropic actions that influence the
hydrological cycle was created so that it can be considered of effective use for student learning.
However, it was not possible to validate this product with the student public due to the
occurrence of the current state of pandemic related to COVID-19. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|