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dc.contributor.advisorSilva, Francisca Cordélia Oliveira da-
dc.contributor.authorRosa, Leonardo Dalla-
dc.date.accessioned2022-05-19T16:25:19Z-
dc.date.available2022-05-19T16:25:19Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationROSA, Leonardo Dalla. Análise de recursos discursivos e multimodais em propagandas que veiculam fake news: nasce um novo gênero? 2022. 179 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43751-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como alicerce os estudos sobre o discurso midiático, o qual consideramos como base para o surgimento e consequente disseminação de Fake News, termos que consideramos como sinônimo de desinformação, notícia falsa e pós-verdade. Nosso objetivo geral é analisar textos que veiculam Fake News, para verificar que elementos linguísticos-discursivos as constituem. Isso dará subsídios para alcançarmos os três objetivos específicos desta pesquisa: analisar os textos publicitários selecionados, com base no conceito de hibridismo e multimodadlidade, para verificar a indícios de formação de um novo gênero discursivo; identificar nos textos analisados o papel da linguagem na difusão de desinformação; investigar como são configuradas questões de poder, ideologia e hegemonia em textos publicitários que veiculam desinformação. Para tanto, esta pesquisa tem como base teóricometodológica principal a análise de discurso crítica (ADC), seguindo principalmente os pressupostos de Chouliaraki & Fairclough (1999) e Fairclough (2003, 2016). Para tratarmos dos gêneros discursivos, nossa pesquisa está amparada nos preceitos de Bakhtin (2016) e Bazerman (2005). No âmbito da multimodalidade, trabalhamos com Bazerman et al, 2009, Leeuwen, 2005 e Kress & Leeuwen (2001). E sobre o discurso midiático e representação de atores sociais, recorremos a Charaudeau (2018) e Leeuwen (2008). Outras contribuições serão expostas ao longo desta pesquisa. Após nossos estudos e análises, chegamos às conclusões de que a linguagem é utilizada como recurso obrigatório para a disseminação de desinformações. A partir dessa constatação, nosso trabalho aponta que as Fake News podem formar um novo gênero discursivo, que surge a partir do hibridismo de gêneros com recursos multimodais, atuando a serviço de um poder hegemônico para difundir ideologiaspt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de recursos discursivos e multimodais em propagandas que veiculam fake news : nasce um novo gênero?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFake newspt_BR
dc.subject.keywordDiscurso midiáticopt_BR
dc.subject.keywordDesinformaçãopt_BR
dc.subject.keywordTextos publicitáriospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research is based on the studies on media discourse, which we consider as the basis for the emergence and consequent dissemination of Fake News, terms that we consider synonymous with disinformation, false news and post-truth. Our general objective is to analyze texts that convey Fake News, to verify which linguistic-discursive elements constitute them. This will contribute to achieve the three specific objectives of this research: to analyze the selected advertising texts, based on the concept of hybridity, to check for evidence of the formation of a new discursive genre; identify in the analyzed texts the role of language in the dissemination of disinformation; to investigate how questions of power, ideology and hegemony are configured in advertising texts that convey disinformation. Therefore, this research has as its main theoretical-methodological basis critical discourse analysis (CDA), following mainly the assumptions of Chouliaraki & Fairclough (1999) and Fairclough (2003, 2016). To deal with discursive genres, our research is supported by the precepts of Bakhtin (2016) and Bazerman (2005). In the context of multimodality, we worked with Bazerman et al, 2009, Leeuwen, 2005 and Kress & Leeuwen (2001). And about the media discourse. And within the scope of media discourse and representation of social actors, we turn to Charaudeau (2018) and Leeuwen (2008). Other contributions will be exposed throughout this research. After our studies and analysis, we came to the conclusion that language is used as a mandatory resource for the dissemination of disinformation. Based on this finding, our work points out that Fake News is a new discursive genre, which arises from the hybridism of genres with multimodal resources, acting in the service of a hegemonic power to spread ideologies.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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