http://repositorio.unb.br/handle/10482/43752
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_FrancisnildeMirandadaSilva.pdf | 7,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19 |
Autor(es): | Silva, Francisnilde Miranda da |
E-mail do autor: | mailto:francislunaluan@gmail.com |
Orientador(es): | Rengifo-Herrera, Francisco José |
Assunto: | Superdotação Talentos Autorregulação da aprendizagem Pandemia |
Data de publicação: | 19-Mai-2022 |
Data de defesa: | 24-Fev-2022 |
Referência: | SILVA, Francisnilde Miranda da. Superdotação, talento e autorregulação da aprendizagem : estudo de caso no contexto da Pandemia de Covid-19. 2022. 206 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A autorregulação da aprendizagem vem se apresentando como um construto valioso para a compreensão da superdotação e a elaboração de práticas educacionais voltadas para esses sujeitos; engloba processos metacognitivos, aspectos socioemocionais e motivacionais. Em busca de subsídios ao planejamento de experiências educacionais voltadas ao atendimento educacional desse público de perfil heterogêneo, a presente pesquisa tem como objetivo central: Analisar, a partir dos conceitos de autorregulação e aprendizagem, as estratégias afetivas e cognitivas utilizadas por um estudante identificado com sinais de superdotação e talento para a ampliação dos conhecimentos de uma língua estrangeira no contexto pandêmico da Covid-19. A metodologia utilizada é o Estudo de Caso. Além do estudante, a sua mãe e três dos seus professores, são sujeitos desta pesquisa. O presente estudo evidencia visões controversas sobre o fenômeno da superdotação que atravessam o ambiente escolar e familiar; lacunas na formação dos professores em relação à temática; condições adversas à identificação e atendimento educacional do estudante. A relação do estudante com a escola na qual encontrase matriculado apresenta avarias importantes; percebe-se que, tanto os talentos intelectuais do estudante, suas habilidades acadêmicas, facilidade para aprender e interesse pelos processos de aprendizagens, quanto os subsídios que são oferecidos pelo ambiente familiar, são fatores que, tomados individualmente não incidem no seu engajamento no ambiente escolar. Para além do cenário pandêmico e suas implicações à qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, a organização do ensino apresenta situações anteriores que dificultam o processo de avaliação, identificação e atendimento educacional do estudante. O estudo do caso sinaliza que a equipe docente precisa assumir uma abordagem investigativa, analisar as estratégias de aprendizagem observando os aspectos cognitivos, afetivos e motivacionais do estudante. Dessa forma, o construto da autorregulação de aprendizagem apresenta subsídios fundamentais para o planejamento de práticas educacionais voltadas ao desenvolvimento de habilidades acadêmicas, intelectuais e socioemocionais; amplia as possibilidades de identificação dos talentos na sala de aula regular; possibilita ao estudante a organização, monitoramento e avaliação do próprio processo de aprendizagem considerando os diferentes ritmos e formas de abordar o conhecimento. |
Abstract: | Learning self-regulation has become a valuable construct to understanding giftedness and to the preparation of educational practices targeted toward these students; it encompasses metacognitive processes, and social-affective and motivational aspects. Seeking subsidies to plan educational experiences aimed at the education for this heterogeneous audience, the main goal of the present study is to analyze, based on the concepts of self-regulation and learning, the affective and cognitive strategies applied by a student who shows signs of giftedness and talent to broaden the knowledge of a foreign language in the context of the COVID-19 pandemic. The methodology used is Case Study. As well as the student, his mother and three of his teachers were also subjects of this investigation. The present study highlights controversial views on the phenomenon of giftedness that cross the school and family environment; gaps on teacher training in relation to the theme; adverse conditions to the identification and educational assistance of the student. The student's relationship with the school in which they're enrolled, presents significant breakdowns; it is clear that both the student's intellectual talents, academic skills, ease of learning and interest in learning processes, as well as the subsidies that are offered by the family environment, are factors that, taken individually, do not affect their engagement in the school environment. In addition to the pandemic scenario and its implications for the quality of teaching and learning processes, the teaching organization presents previous situations that make the process of assessment, identification and educational assistance to the student difficult. The case study indicates that the teaching team needs to take an investigative approach, analyze learning strategies observing the student's cognitive, affective and motivational aspects. In this way, the construct of learning self-regulation presents fundamental subsidies for the planning of educational practices aimed at the development of academic, intellectual and socio-emotional skills; expands the possibilities of identifying talents in the regular classroom; it allows the student to organize, monitor and evaluate the learning process itself, considering the different rhythms and ways of approaching knowledge. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado UnB - Covid-19 |
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