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Título: Que eu me lembre : memórias e representações na educação alimentar emancipatória baseada na vivência
Autor(es): Costa, Sueli da Silva
Orientador(es): Zancul, Mariana de Senzi
Assunto: Memória coletiva
Representação social
História oral
Emancipação
Educação alimentar e nutricional
Data de publicação: 24-Mai-2022
Referência: COSTA, Sueli da Silva. Que eu me lembre: memórias e representações na educação alimentar emancipatória baseada na vivência. 2022. 224 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente investigação teve como objetivo analisar as contribuições das Memórias Coletivas Alimentares e das Representações Sociais do alimento e da comida para a proposição dos fundamentos teóricos e práticos de uma proposta de Educação Alimentar baseada nas vivências pessoais dos estudantes e voltada para jovens e adultos. Para tanto, recorremos a entrevistas de História Oral para a elaboração de narrativas associadas à memória coletiva dos estudantes entrevistados. Observou-se, também, a partir das narrativas, as Representações Sociais do alimento e da comida contidas nas narrativas, uma vez que consideramos que elas podem refletir parte dos saberes prévios dos educandos a respeito do tema. Também a partir dessas narrativas e com a utilização da estratégia de Análise de Conteúdo, refletimos acerca dos elementos basilares para o estabelecimento dos fundamentos teóricos e sugestões de práticas de uma estratégia de Educação Alimentar com o propósito emancipatório e baseado nas vivências dos educandos adultos. Os elementos encontrados nas narrativas dizem respeito à identidade dos educandos, aos fatores financeiros relacionados a sua alimentação, aos afetos e emoções associadas à sua comensalidade, à sociabilidade do ato de comer e aos elementos que contribuem para a composição do gosto alimentar. A partir da análise destes elementos, propomos que as estratégias de Educação Alimentar de estudantes jovens e adultos devem apresentar, como fundamentos, a emancipação, a colaboração, a contextualização, a dialogicidade e a valorização das relações sociais. É relevante que as atividades didático-pedagógicas, que tenham como objetivo a reflexão a respeito do hábito alimentar de estudantes adultos, considerem estes fundamentos na prática educativa de sala de aula.
Abstract: The follow investigation aimed to analyze the contributions of Collective Food Memories and Social Representations of food for the proposition of the theoretical and practical foundations of a Food Education proposal based on the personal experiences of students and aimed at young people and adults. Therefore, we resorted to Oral History interviews for the elaboration of narratives associated with the collective memory of the interviewed students. It was also observed, from the narratives, the Social Representations of food contained in the narratives, once we consider that they may reflect part of the students' previous knowledge on the subject. Also from these narratives and using the Content Analysis strategy, we reflect on the basic elements for the establishment of theoretical foundations and suggestions for practices of a Food Education strategy with the emancipatory purpose and based on the experiences of adult learners. The elements found in the narratives concern the identity of the students, the economic factors related to their food, the affections and emotions associated with their commensality, the sociability of the act of eating and the elements that contribute to the composition of food taste. Based on the analysis of these elements, we propose that the Food Education strategies of young and adult students should present as fundamentals the emancipation, collaboration, contextualization, dialogicity and the valorization of social relations as fundamentals and that it is relevant that didactic-pedagogical activities that aim to reflect on the eating habits of adult students, regarding these fundamentals in the educational practice in the classroom.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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