Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Gilberto Lacerda | - |
dc.contributor.author | Damasio, Deosimar Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T16:46:17Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31T16:46:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-16 | - |
dc.identifier.citation | DAMASIO, Deosimar Antonio. O impacto das mudanças do ensino presencial para o ensino a distância nos resultados da aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal no contexto da pandemia do SARS-COV-2. 2022. 292 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43845 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa que teve
como objetivo verificar se as mudanças didático-pedagógicas introduzidas na
educação superior, que resultaram na mudança do ensino presencial para o ensino a
distância, por conta das recomendações para a atuação do ensino superior propostas
pelo Ministério da Educação, em especial a Lei n.º 14.040, de 18 de agosto de 2020,
e o Capítulo III da Resolução CNE/CP n.º 2, de 10 de dezembro de 2020, que trata da
educação superior, provocaram (ou não) uma queda nos resultados da aprendizagem,
medidos pelas avaliações regulares, realizadas na Faculdade JK, ao longo dos seis
semestres observados e, ainda verificar, caso tenha ocorrido uma queda nos
resultados da aprendizagem: o grau desta ocorrência; se ela foi maior entre os alunos
com menor rendimento escolar anterior; e se existe alguma correlação entre esta
queda e a renda média familiar dos alunos. A pesquisa evidenciou que os resultados
da aprendizagem ao longo dos seis semestres estudados não sofreram alteração
significativa e que não foi possível identificar qualquer impacto negativo da mudança
do processo de ensino presencial para a educação a distância. O estudo traz ainda
importantes evidencias do impacto das diferenças de classes sociais nos resultados
da aprendizagem e de que a meritocracia adotada nas instituições de ensino de todos
os níveis é, em última instancia, a principal fonte das diferenças nos resultado da
aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O impacto das mudanças do ensino presencial para o ensino a distância nos resultados da aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal no contexto da pandemia do SARS-COV-2 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior - avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Classes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdades de oportunidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meritocracia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present thesis presents the results of a research work that aimed to verify if the
didactic-pedagogical changes introduced in higher education, which resulted in the
change from face-to-face teaching to distance learning, due to the recommendations
for the performance of higher education proposals by the Ministry of Education, in
particular Law No. 14,040, of August 18, 2020, and Chapter III of Resolution CNE/CP
No. 2, of December 10, 2020, which deals with higher education, caused (or not) a
drop in learning outcomes, as measured by regular assessments carried out at
Faculdade JK, over the six semesters observed, and also check, if there has been a
drop in learning outcomes: the degree of this occurrence; whether it was higher among
students with lower previous academic performance; and whether there is any
correlation between this drop and the average family income of students. The research
showed that the learning results over the six semesters studied did not change
significantly and that it was not possible to identify any negative impact of the change
from the classroom teaching process to distance education. The study also provides
important evidence of the impact of social class differences on learning outcomes and
that the meritocracy adopted in educational institutions of all levels is, ultimately, the
main source of differences in learning outcomes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|