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2022_DeosimarAntônioDamásio.pdf5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorDamasio, Deosimar Antonio-
dc.date.accessioned2022-05-31T16:46:17Z-
dc.date.available2022-05-31T16:46:17Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.date.submitted2022-03-16-
dc.identifier.citationDAMASIO, Deosimar Antonio. O impacto das mudanças do ensino presencial para o ensino a distância nos resultados da aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal no contexto da pandemia do SARS-COV-2. 2022. 292 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43845-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente tese apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa que teve como objetivo verificar se as mudanças didático-pedagógicas introduzidas na educação superior, que resultaram na mudança do ensino presencial para o ensino a distância, por conta das recomendações para a atuação do ensino superior propostas pelo Ministério da Educação, em especial a Lei n.º 14.040, de 18 de agosto de 2020, e o Capítulo III da Resolução CNE/CP n.º 2, de 10 de dezembro de 2020, que trata da educação superior, provocaram (ou não) uma queda nos resultados da aprendizagem, medidos pelas avaliações regulares, realizadas na Faculdade JK, ao longo dos seis semestres observados e, ainda verificar, caso tenha ocorrido uma queda nos resultados da aprendizagem: o grau desta ocorrência; se ela foi maior entre os alunos com menor rendimento escolar anterior; e se existe alguma correlação entre esta queda e a renda média familiar dos alunos. A pesquisa evidenciou que os resultados da aprendizagem ao longo dos seis semestres estudados não sofreram alteração significativa e que não foi possível identificar qualquer impacto negativo da mudança do processo de ensino presencial para a educação a distância. O estudo traz ainda importantes evidencias do impacto das diferenças de classes sociais nos resultados da aprendizagem e de que a meritocracia adotada nas instituições de ensino de todos os níveis é, em última instancia, a principal fonte das diferenças nos resultado da aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO impacto das mudanças do ensino presencial para o ensino a distância nos resultados da aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal no contexto da pandemia do SARS-COV-2pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - avaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordClasses sociaispt_BR
dc.subject.keywordDesigualdades de oportunidadespt_BR
dc.subject.keywordMeritocraciapt_BR
dc.subject.keywordEducação a distânciapt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present thesis presents the results of a research work that aimed to verify if the didactic-pedagogical changes introduced in higher education, which resulted in the change from face-to-face teaching to distance learning, due to the recommendations for the performance of higher education proposals by the Ministry of Education, in particular Law No. 14,040, of August 18, 2020, and Chapter III of Resolution CNE/CP No. 2, of December 10, 2020, which deals with higher education, caused (or not) a drop in learning outcomes, as measured by regular assessments carried out at Faculdade JK, over the six semesters observed, and also check, if there has been a drop in learning outcomes: the degree of this occurrence; whether it was higher among students with lower previous academic performance; and whether there is any correlation between this drop and the average family income of students. The research showed that the learning results over the six semesters studied did not change significantly and that it was not possible to identify any negative impact of the change from the classroom teaching process to distance education. The study also provides important evidence of the impact of social class differences on learning outcomes and that the meritocracy adopted in educational institutions of all levels is, ultimately, the main source of differences in learning outcomes.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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