Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freitas, Christiana Soares de | - |
dc.contributor.author | Campos, Luiza Rossi | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T19:41:49Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T19:41:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Luiza Rossi. Cinema e Direitos Humanos: o perfil da produção audiovisual brasileira selecionada pela Mostra Cinema e Direitos Humanos. 2022. 244 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43871 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo empreende uma análise da Mostra Cinema e Direitos Humanos
enquanto instrumento de ação pública, segundo compreensão de Lascoumes e
Le Galès (2012), inserida no contexto das iniciativas de educação e cultura em
direitos humanos e preconizada no Programa Nacional de Direitos Humanos-3
(PNDH-3, 2010). A iniciativa será analisada de acordo com a sociologia da ação
pública (LASCOUMES; LE GALÈS, 2012) e a abordagem tecnopolítica de análise
de inovações democráticas (FREITAS; SAMPAIO; AVELINO, 2020). Objetiva-se
compreender se a Mostra promove direitos humanos especificamente por meio
das narrativas dos filmes selecionados, ou se também o faz através da inclusão
de diretores(as) pertencentes a grupos historicamente silenciados na sociedade
brasileira no conjunto fílmico selecionado, como mulheres, negros e indígenas,
entendendo o filme enquanto um espaço de produção de discursos (FOUCAULT,
1999) e a direção cinematográfica enquanto lugar de fala (RIBEIRO, 2020).
Propõe-se, para esse fim, observar o conjunto de filmes brasileiros selecionados
pela Mostra Cinema e Direitos Humanos de 2006 a 2021 (doze edições),
buscando compreender em que medida o perfil socioeconômico de direção e
produção dessas obras espelha ou rejeita o perfil de concentração da indústria
cinematográfica nacional indicada através de estudos do Observatório do Cinema
e do Audiovisual (OCA/Ancine) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação
Afirmativa (GEMAA/UERJ). Ainda, almeja-se analisar a Mostra à luz da distinção
entre democratização cultural (vinculada à circulação de produtos culturais
socialmente legitimados) e democracia cultural (relacionada à inclusão de
múltiplos públicos e produtores culturais), proposta por Isaura Botelho (2007) para
interpretar políticas culturais. Para esse fim, são observados documentos relativos
a rankings de públicos dos filmes nacionais (OCA/Ancine) e listas de melhores
filmes elaboradas pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine);
bem como pontuações de diretoras(es) e produtoras atribuídas pela Ancine
(2018); escolaridade e renda de pessoas diretoras; distribuição regional de
produtoras; e atividades paralelas desenvolvidas pela Mostra. Por fim, é interesse
deste estudo compor um panorama da produção de cinema e direitos humanos
no Brasil a partir do recorte do festival a fim de promover uma percepção ampla
desse campo no Brasil, bem como fomentar novos estudos na área. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cinema e Direitos Humanos : o perfil da produção audiovisual brasileira selecionada pela Mostra Cinema e Direitos Humanos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mostra Cinema e Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direção cinematográfica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study understands the Brazilian human rights film festival Mostra Cinema e
Direitos Humanos as an instrument of public action, according to Lascoumes and
Le Galès' definition (2012), inserted in the context of human rights cultural and
educational initiatives and appointed on Brazil's human rights program Programa
Nacional de Direitos Humanos-3 (PNDH-3, 2010). The initiative is analysed under
the scope of sociology of public action (LASCOUMES; LE GALÈS, 2012) and of
the techno-political approach of democratic innovations (FREITAS; SAMPAIO;
AVELINO, 2020). It's objective is to examine if the film festival promotes human
rights specifically through the narratives of the selected films or if it also commits
to composing a selection of films that includes directors from social groups
historically silenced in Brazilian society, such as women and black and indigenous
peoples, therefore understanding film as an space of speech production
(FOUCAULT, 1999) and film direction as a locus of speech (RIBEIRO, 2020). To
pursuit this objective, this study observes the set of films selected by the film
festival from 2006 to 2021 (twelve editions) in order to understand to which degree
does the socio-economic profile of direction and production of these works
resembles or opposes to the concentrated profile shown by the Brazilian film
industry (taking under consideration studies from Brazilian Cinema and
Audiovisual Observatory – OCA/Ancine and Rio de Janeiro's State University's
study group Multidisciplinary Studies Group of Affirmative Action –
GEMAA/UERJ). This study also aims at analysing the Mostra Cinema e Direitos
Humanos film festival under the distinction proposed by Isaura Botelho to interpret
cultural policies (2007), which differs cultural democratization from cultural
democracy. While the first refers to policies focused on the spreading of socially
legitimized cultural products, the later points to the inclusion of multiple publics and
cultural producers. To this end, documents related to cinema audience rankings of
Brazilian films (OCA/Ancine) and best films lists produced by Brazilian Association
of Film Critique (Abraccine) will be addressed; as well as grades applied to film
directors by Ancine (2018); educational levels and income ranges of film directors;
regional distribution of production companies; and activities parallel to film
exhibition organized by the festival. Finally, this study engages in producing a
panorama of Brazilian cinema production in human rights themes through Mostra
Cinema e Direitos Humanos' twelve editions of programming, and hopes to
stimulate new researches in this area of studies. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|