http://repositorio.unb.br/handle/10482/43897
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2003_ThaisZerbini.pdf | 11,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Estratégias de aprendizagem, reações aos procedimentos de um curso via internet, reações ao tutor e impacto do treinamento no trabalho |
Autor(es): | Zerbini, Thais |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-6799-3658 |
Orientador(es): | Abbad, Gardênia da Silva |
Assunto: | Treinamento - avaliação Medidas de aprendizagem Trabalho - aprendizagem |
Data de publicação: | 25-Mar-2022 |
Data de defesa: | Fev-2003 |
Referência: | ZERBINI, Thais. Estratégias de aprendizagem, reações aos procedimentos de um curso via internet, reações ao tutor e impacto do treinamento no trabalho. 2003. 211 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, , 2003. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal propor e testar um modelo reduzido de valiação de Impacto de Treinamento no Trabalho inspirado, pnncipalmente, no IMPACT (Abbad, 1999) e no MAIS (Borges-Andrade, 1982). Trata-se de uma versão adaptada à situação de treinamento a distância (via web). Foram construídos e validados cinco instrumentos: 1) Escalas de Estratégias de Aprendizagem (N=1860); 2) Escala de Reação aos Procedimentos Instrucionais (N-1896); 3) Escala de Reação ao Desempenho do Tutor (N=1060); 4) Escala de Falta de Suporte à Transferência (N=1080); e 5) Impacto do Treinamento no Trabalho (N=1575). A pesquisa, realizada junto ao SEBRAE, consistiu da avaliação do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio-IPGN, cujo objetivo principal é ensinar os participantes a elaboração de um plano de negócios. O total de inscritos no IPGN foi de 21.920 alunos, divididos em 110 turmas de, aproximadamente, 200 alunos cada uma. A coleta de dados ocorreu em dois momentos distintos: ao final e após o término do curso (42 a 105 dias). A coleta foi realizada via web por meio de instrumentos digitalizados e hospedados em páginas da internet. Todos os instrumentos apresentaram índices psicométricos satisfatórios. As variáveis explicativas de impacto, nos modelos de regressão múltipla stepwise e padrão, foram definidas como as médias das respostas dos participantes às três escalas de Estratégias-EEA: Busca de Ajuda Interpessoal (a=0,85), Elaboração e Aplicação Prática (a=0,75); Repetição, Organização e Ajuda do Material (a=0.78); à escala de Reação aos Procedimentos-ERPI (a=0,93); à escala de Reação ao Desempenho do Tutor-ERDT (a=0,98) e à escala Falta de Suporte à Transferência de Treinamento-EFS (a=0,91), além de variáveis demográficas e profissionais. A variável critério foi definida como a média respostas dos participantes à escala Impacto do Treinamento no Trabalho (a=0,96). No Modelo 1, Falta de Suporte (0=0,30), Elaboração e Aplicação Prática (0=0,27) e Elaboração de um Plano de Negócio (0=-O,32), explicaram, em conjunto, cerca de 23% da variabilidade de Impacto (N=35O). No Modelo 2, Falta de Suporte (0=0,25), Reação aos Procedimentos (0=0,32) e Elaboração de um Plano de Negócios (0=-O,24), explicaram, em conjunto, cerca de 25% da variabilidade de Impacto. Neste estudo, a variável relativa à suporte, explicou uma porção significativa da variabilidade de impacto, corroborando, em parte, os achados de inúmeras outras pesquisas. Entretanto, a porcentagem de explicação dessa variável sobre impacto foi muito menor do que as obtidas em outros contextos. Isto ocorreu, provavelmente, devido à pequena ênfase dada ao apoio familiar no instrumento de suporte e ao fato de que as variáveis de suporte enfatizarem aspectos da gestão de um empreendimento já instalado, o que não era a realidade de grande parte da amostra. Os resultados deste trabalho também diferem de outros, no que se refere à direção do relacionamento- entre suporte e impacto. Neste estudo, avaliações desfavoráveis de suporte é que estiveram relacionadas positivamente com impacto. Este resultado não é surpreendente, uma vez que, no curso IPGN, é ensinado ao participante que um empreendedor de sucesso é aquele que transforma obstáculos em desafios. Satisfação com o curso e o uso de certas estratégias cognitivas e comportamentais de aprendizagem também estão relacionadas positivamente com impacto. Os resultados apoiam, em parte, o modelo reduzido de avaliação, porém mais estudos são necessários para conferir maior generalidade e validade aos resultados |
Abstract: | This research had as main target to propose ant test a reduced evaluation model of Work Training Impact mainly inspired in IMPACT (Abbad, 1999) and in MAIS (Borges Andrade, 1982). It is about an adapted version to situation of distance training (by web). There has been constructed and validated five instruments: 1) Learning Strategies Scales (N=l 860); 2) Reaction Scale to- Instructionals Proceedings (N=-l 860); 3) Reaction- Scale to Tutor Performance (N=1060); 4) Lack of Support to Transference Scale (N=1080); and 5) Work Training Impact (N=l575). The research, accomplished in SEBRAE, consisted in an evaluation of the course “Initiating a Small Big Business - IPGN, in Portuguese), whose main target is to teach the attendants to elaborate a business plan. The totality of inscriptions in IPGN was 21.920 attendants, divided in 110 groups of approximately 200 attendants each. The data collect occurred in two distinctive moments: in the end and after the finishing of the course (42 to 105 days). The collect was done by web and through digitalized instruments and- hosted in Internet pages. All the instruments obtained satisfactory psychometrics results. The impact explaining variables, in the multiple regression stepwise and pattern models, were defined as the media of the attendants answers to the three scales of Strategies - EEA: Interpersonal Help Seeking (a=0,85), Elaboration and Practical Application (a=0.75); Rehearsal, Organization and Help of the Material (a=0,78); to the Reaction Scale to Proceedings - ERPI (a=0,93); to the Reaction Scale to Tutor Performance — ERDT (a=0,98) and to Lack of Support to Transference Scale - EFS (a=0,91), beside the demographics and professional variables. The variable criteria have been defined as the media to the attendants answers to Work Training Impact Scale (a=0,96). In the Model 1, Lack of Support (0=0,30), Elaboration and Practical Application (0 =0,27) and Business Plan Elaboration (0 =-0,32) explained, together, about 23% ofImpact variability (N=350). In the Model 2, Lack ofSupport (0 =0,25), Proceedings Reaction (0 =0,32) and Business Plan Elaboration (0=-O,24) explained, together, about 25% ofImpact Variability. In this study, the variable related to support explained a significant share ofimpact variability, in part attesting the findings of numberless another researches. However, the percentage of explanation this variable about impact was much smaller than those got in another contexts. This probably occurred because ofthe small emphasis given to the familiar support in the support instrument and to the fact that the support variables emphasises aspects of the management an already established undertaking, which was not the reality of a big sample share. The results ofthis work are also different from others, in what this refers to the direction ofthe relationship between support and impact. In this study, unfavourable evaluations ofsupport have been related positively with impact. This result is not surprising, given that, in IPGN course, is taught to the attendant that an successful undertaker is that one who transforms obstacles into challenges. Satisfaction to the course and the use ofsome cognitive and behaving strategies are also related positively with impact. The results support, in part, the reduced model ofevaluation, but more studies are necessary to grant larger generality and validity to the results. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) |
Informações adicionais: | Dissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2003. |
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