Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44050
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DoracyDiasAguiardeCarvalho.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, Ângela Vieira-
dc.contributor.authorCarvalho, Doracy Dias Aguiar de-
dc.date.accessioned2022-07-01T21:45:16Z-
dc.date.available2022-07-01T21:45:16Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.date.submitted2022-02-22-
dc.identifier.citationCARVALHO, Doracy Dias Aguiar de. Participação democrática discente na gestão da assistência estudantil das IFEs brasileiras: limites e desafios. 2022. 382 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44050-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo vincula-se à linha de Pesquisa Política Social, Estado e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Política Social do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília – PPGPS/SER/UnB e teve por objetivo desvelar a configuração da participação discente nos espaços de gestão colegiada da assistência estudantil das IFES brasileiras. O estudo inscreve-se no âmbito do debate sobre democracia, gestão e participação e situa-se, especificamente, na relação entre a gestão da política de assistência estudantil das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras e os mecanismos colegiados de participação discente na gestão dessa mesma política. Ancorado na abordagem do materialismo histórico e dialético o estudo buscou – por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo – apreender a estrutura e dinâmica da materialidade empírico-histórica acerca da participação discente nos espaços colegiados de gestão da assistência estudantil em 63 universidades federais, ilustrando tal participação a partir da realidade particular da UFT. O estudo parte da premissa de que a participação constitui o fundamento central da democracia e que a gestão democrática das políticas públicas pressupõe o envolvimento efetivo da sociedade no seu processo de planejamento, implementação e avaliação. Diante disso, tendo em vista as evidências teóricas e empírico-documentais da pesquisa, o estudo sustenta a tese de que a participação discente nos espaços colegiados de gestão da política de assistência estudantil das IFES brasileiras é indispensável à luta por direitos, à construção da democracia nessas instituições e na sociedade, assim como ao desenvolvimento da cidadania dos estudantes. No entanto, contraditoriamente, a participação discente nesses espaços se configura, tendencialmente, como uma participação funcional à lógica da gestão gerencial, inclinando-se a contribuir mais para legitimar práticas gestionárias incompatíveis com os princípios da gestão democrática do que para assegurar o controle democrático por meio da disputa efetiva do poder de decisão relativo à gestão da referida política.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleParticipação democrática discente na gestão da assistência estudantil das IFEs brasileiras : limites e desafiospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDemocraciapt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordUniversidades federais - Brasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study is linked to the Social Policy, State and Society Research line of the Postgraduate Program in Social Policy of the Department of Social Service at the University of Brasília – PPGPS/SER/UnB and had as objective aimed to reveal the configuration of student participation in collegiate management spaces of student assistance of Brazilian IFES. The study is part of the debate on democracy, management and participation and is, specifically, located in the relationship between the management of the student assistance policy of Brazilian Federal Institutions of University Education (IFES) and the collegiate mechanisms of student participation in management of this same policy. Anchored in the approach of historical and dialectical materialism, the study sought - through bibliographical, documental and field research - to apprehend the structure and dynamics of the empirical-historical materiality about student participation in collegiate spaces of student assistance management in 63 federal universities, illustrating such participation from the particular reality of UFT. The study starts from the premise that participation constitutes the central foundation of democracy and that the democratic management of public policies presupposes the effective involvement of society in its planning, implementation and evaluation process. Therefore, in view of the theoretical and empirical-documentary evidence of the research, the study supports the thesis that student participation in collegiate spaces of management of the student assistance policy of Brazilian IFES is essential to the fight for rights, to the construction of democracy in these institutions and in society, as well as to the students citizenship development. However, contradictorily, student participation in these spaces is configured, tendentially, as a functional participation for the logic of managerial management, tending to contribute more to legitimizing management practices incompatible with the principles of democratic management than to ensuring of democratic control through end effective dispute of the power of decision relative to management of the said policy.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.