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Título: Possíveis fatores de risco e proteção para o bem-estar e saúde mental da categoria docente : um estudo bioecológico com professores readaptados da SEDF
Autor(es): Mota, Lidiane Oliveira Eduardo
E-mail do autor: mailto:lidianeeduardo@gmail.com
Orientador(es): Barrios González, Alia Maria
Assunto: Saúde mental
Professores - fatores de risco
Professores - readaptação
Bem-estar no trabalho
Data de publicação: 4-Jul-2022
Referência: MOTA, Lidiane Oliveira Eduardo. Possíveis fatores de risco e proteção para o bem-estar e saúde mental da categoria docente: um estudo bioecológico com professores readaptados da SEDF. 2022. 280 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2020 a depressão passaria a ser a segunda causa mais incapacitante do mundo. Com base em dados da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), somente no primeiro semestre de 2018, 15% dos profissionais (aproximadamente 3.900 professores) foram afastados de sala de aula no Distrito Federal, a maioria dos atestados médicos apresentados foram por questões de saúde mental. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) por sua vez, aponta a categoria docente como sendo a segunda a apresentar doenças ocupacionais, das quais, em sua maioria relacionadas a questões de saúde mental. O aumento de professores em adoecimento por demandas emocionais e doenças psíquicas é considerável, o que afeta diretamente o bem-estar e a saúde mental dessa categoria. Por isso, o presente trabalho investigou quais os fatores de risco e proteção relacionados ao bem-estar e saúde mental do docente e as possíveis redes de apoio para os professores da SEDF, com base nas vivências, necessidades e perspectivas de profissionais que passaram pelo processo de readaptação funcional. Tal análise foi realizada na perspectiva de oito professoras em processo de afastamento e readaptação que compõem esse quadro devido a diagnósticos em saúde mental, tendo participado de entrevistas semiestruturadas que foram alvo de uma análise temática. Os resultados apontaram que o adoecimento emocional na categoria docente é multifatorial, contudo, questões relacionadas ao trabalho, como as díades presentes nos microssistemas dos professores, entre elas a relação com os pares e direção, e estruturas precárias, sobrecarga e a não valorização profissional são fatores de risco, bem como a relação presente no mesossistema família-escola, sendo aspectos que afetam diretamente o bem-estar e a saúde mental docente. Observou-se ainda, que a profissão docente é tanto um fator de risco como um fator de proteção, pois, embora possam lidar com questões que afetem seu bem-estar e saúde mental, a maioria dos professores gostam da profissão e no caso daqueles em afastamento e readaptação, o fato de terem mudado de papel, atuando em outros ambientes na escola que não mais a sala de aula, é fator de proteção ao seu bem-estar e saúde mental. Foi constatado também que há ações de promoção ao bem-estar e saúde mental dos professores por parte da SEDF, contudo, ainda são de pouco conhecimento e abrangência, sendo necessário uma maior divulgação e ampliação dos programas. Esse estudo utilizou a abordagem sistêmica e bioecológica de Urie Bronfenbrenner, no intuito de investigar de forma contextualizada e minuciosa os sujeitos dessa pesquisa, sob o olhar fenomenológico. Foi pretendido por meio dessa pesquisa fornecer subsídios para o aprimoramento ou criação de redes de apoio, contribuindo assim, para a valorização dos professores readaptados e melhoria do bem-estar e saúde mental dos docentes da SEDF.
Abstract: According to estimates by the World Health Organization (WHO), in the year 2020 depression would become the second most disabling cause in the world. Based on data from the Federal District Education Department, only in the first half of 2018, 15% of the professionals (approximately 3,900 teachers) were moved away from the classroom in the Federal District, most of the medical certificates presented were due to mental health. The International Labor Organization (ILO), in turn, points to the teaching category as the second to present occupational diseases, most of which are related to mental health issues. The increase in teachers falling ill due to emotional demands and psychological illnesses is considerable, which directly affects the well-being and mental health of this category. Therefore, the present research investigated which are the risk and protection factors related to the wellbeing and mental health of the instructor and the possible support networks for Education Department teachers, based on the experiences, needs and perspectives of professionals who went through the process of functional readaptation. This analysis was carried out from the perspective of eight teachers in the process of removal and readaptation that make up this situation due to diagnoses in mental health, having participated in semi-structured interviews that were the subject of a thematic analysis. The results showed that emotional illness in the teaching category is multifactorial, however, issues related to work, such as the dyads present in the teachers' microsystems, including the relationship with peers and management, and precarious structures, overload and lack of professional appreciation are risk factors, as well as the relationship present in the family-school mesosystem, being aspects that directly affect the well-being and mental health of teachers. It was also observed that the teaching profession is both a risk factor and a protective factor, because, although they can deal with issues that affect their wellbeing and mental health, most teachers like the profession and in the case of those in removal and readaptation, the fact that they have changed roles, working in other environments at school that are no longer the classroom, is a protective factor for their well-being and mental health. It was also found that there are actions to promote the well-being and mental health of teachers by the Education Department, however, they are still of little knowledge and scope, requiring greater dissemination and expansion of the programs. This study used the systemic and bioecological approach of Urie Bronfenbrenner, in order to investigate in a contextualized and detailed way the subjects of this research, under the phenomenological point of view. It was intended through this research to provide subsidies for the improvement or creation of support networks, thus contributing to the valorization of readapted teachers and improvement of the well-being and mental health of Federal District teachers.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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