Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44238
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GustavoCândidoOrnelas.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZardo, Sinara Pollom-
dc.contributor.authorOrnelas, Gustavo Cândido-
dc.date.accessioned2022-07-14T17:40:11Z-
dc.date.available2022-07-14T17:40:11Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.date.submitted2022-05-02-
dc.identifier.citationORNELAS, Gustavo. O direito à educação e a justiça social em tempos pandêmicos: um diálogo com a teoria crítica. 2022. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44238-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, linha de pesquisa Educação em e para Direitos Humanos e Cidadania, da Universidade de Brasília. A pesquisa tem como objetivo central analisar o direito à educação e a justiça social em tempos pandêmicos a partir de diálogos com estudiosos da chamada teoria crítica. Os objetivos da pesquisa são: a) identificar os elementos constitutivos do capitalismo contemporâneo e sua interface com a crise político-sanitária em curso; b) analisar, à luz da teoria crítica, os tensionamentos impostos pela pandemia da covid-19; c) compreender o direito à educação como uma imbricação dialética da categoria justiça social para rever as assimetrias educacionais deste tempo. A pandemia da covid-19 tornou-se o recorte temporal desta pesquisa para invocar as análises, as leituras e as compreensões que atingiram os sujeitos da educação, que também são sujeitos de direitos. Este trabalho foi realizado a partir de perspectivas metodológicas qualitativas, necessitando dos recursos de análises bibliográficas e documental, para, assim, traçar formulações filosófico-sociais para diagnosticar e analisar algumas das injustiças aprofundadas neste tempo. As leituras e análises estabelecidas nessa dissertação nos indicam que as assimetrias educacionais aprofundadas com a covid-19 reclamam pela urgência em articular o direito à educação e a justiça social (3Rs), para além das abstrações jurídicas, conectando-as com a vida e suas formas mercantilizadas e amalgamadas pelo capitalismo contemporâneo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO direito à educação e a justiça social em tempos pandêmicos : um diálogo com a teoria críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordJustiça socialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract2Esta investigación está vinculada al Programa de Postgrado en Derechos Humanos y Ciudadanía, línea de investigación Educación en y para los Derechos Humanos y la Ciudadanía, de la Universidad de Brasilia. El estudio pretende analizar el derecho a la educación y la justicia social en tiempos de pandemia a partir de diálogos con estudiosos de la llamada teoría crítica. Los objetivos de la investigación son: a) identificar los elementos constitutivos del capitalismo contemporáneo y su interfaz con la crisis político-sanitaria en curso; b) analizar, a la luz de la teoría crítica, las tensiones impuestas por la pandemia del covid-19; c) entender el derecho a la educación como una imbricación dialéctica de la categoría de justicia social para revisar las asimetrías educativas de este tiempo. La pandemia del covid-19 se convirtió en el recorte temporal de esta investigación para invocar algunas análisis, lecturas y comprensiones que afectaron a los sujetos de la educación, que también son sujetos de derechos. Este trabajo se realizó desde perspectivas metodológicas cualitativas, necesitando los recursos del análisis bibliográfico y documental, para así esbozar formulaciones filosófico-sociales para diagnosticar y analizar algunas de las injusticias profundizadas en este tiempo. Las lecturas y análisis establecidos en esta disertación nos indican que las asimetrías educativas profundizadas con el covid-19 reclaman la urgencia en articular el derecho a la educación y la justicia social (3Rs), más allá de las abstracciones legales, conectándose con la vida y sus formas mercantilizadas y amalgamadas por el capitalismo contemporáneo.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:gustavoornelas54@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadaniapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.