Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mariana, Fernando Bomfim | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, João Paulo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-14T21:55:14Z | - |
dc.date.available | 2022-07-14T21:55:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-04 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, João Paulo da Silva. Qualificação profissional e autonomia: uma análise das ações de formação continuada ofertadas pela Universidade de Brasília sob o olhar dos sujeitos. 2022. 221 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44260 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde a segunda metade do século XX, a administração pública brasileira vem gradativamente
transacionando do paradigma burocrático, adotado a partir do Governo Vargas, para o modelo
gerencialista, que atinge seu auge no governo de FHC, com Plano Diretor de Reforma do
Aparelho do Estado (PDRAE). No campo das relações de trabalho, esse período ficou marcado
pelo abandono do modelo automatista taylorista/fordista, bem como dos modelos educacionais
que o reforçavam, e a busca por profissionais qualificados e autônomos, que sejam capazes de
se adequarem às constantes mudanças ambientais. Na esteira desse movimento reformista do
estado e das relações trabalhistas, ganha destaque a formulação de políticas públicas voltadas
a qualificação profissional do corpo técnico do setor público, com uma Política Nacional de
Capacitação. Este trabalho se volta especificamente para o plano de carreira dos técnicoadministrativos em educação (TAE), criada pela Lei 11.091/2005, e para a Política Nacional
de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) regulada pelo Decreto 9.991/2019. Diante desse
contexto apresentado, pretende-se, enquanto objetivo geral, analisar as percepções dos
técnicos-administrativos da UnB em relação às ações de formação continuada voltadas ao
desenvolvimento profissional, ofertadas no âmbito da PNDP. Os objetivos específicos, por sua
vez são: (i) delinear um estado do conhecimento sobre a produção científica que versa sobre a
PNDP no âmbito das IFES; (ii) identificar as ações formativas que têm sido ofertadas aos
servidores técnicos administrativos por meio do Plano de Desenvolvimento de Pessoas; (iii)
identificar quais as demandas de ações formativas dos servidores técnicos administrativos; (iv)
propor um modelo de qualificação profissional centrado no indivíduo, que garanta autonomia
no processo de construção de sua carreira profissional, a partir da oferta de ações formativas
que visem o desenvolvimento profissional e não apenas o “treinamento”. Trata-se de uma
pesquisa descritiva, construída a partir de uma abordagem qualitativa, e adoção de técnicas de
análise documental, conjugado com aplicação de entrevistas episódicas | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Qualificação profissional e autonomia : uma análise das ações de formação continuada ofertadas pela Universidade de Brasília sob o olhar dos sujeitos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Técnicos administrativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since the second half of the 20th century, Brazilian public administration has gradually
transitioned from the bureaucratic paradigm adopted during the Vargas government to the
managerialist model, which reached its peak during the government of Fernando Henrique
Cardoso, with the Master Plan for Reform of the State Apparatus (PDRAE). In the field of
labor relations, this period was marked by the abandonment of the Taylorism/Fordist
automation model, as well as the educational models that reinforced it, and the search for
qualified and autonomous professionals who can adapt to the constant environmental changes.
In the wake of this reformist movement of the state and of labor relations, the formulation of
public policies aimed at the professional qualification of the public sector's technical staff, with
a National Training Policy, has gained prominence. This work focuses specifically on the career
plan for technical-administrative employees in education (TAE), created by Law 11.091/2005,
and on the National Policy for the Development of People (PNDP) regulated by Decree
9.991/2019. Given this context presented, it is intended as a general objective to analyze the
perceptions of technical-administrative staff of the UnB in relation to the continuing education
activities aimed at professional development, offered under the PNDP. The specific objectives,
in turn, are (i) delineate a state of knowledge about the scientific production that deals with the
PNDP in the scope of the IFES; (ii) identify the formative actions that have been offered to
technical-administrative servers through the People Development Plan; (iii) identify the
demands for formative actions of technical-administrative servers; (iv) propose a model of
professional qualification centered on the individual, which ensures autonomy in the process
of building their professional career, from the offer of formative actions that aim at professional
development and not only "training". This is descriptive research, built from a qualitative
approach, and adoption of document analysis techniques, combined with the application of
episodic interviews. | pt_BR |
dc.contributor.email | joaogoncalves@unb.br | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:joaopaulo.jpsg@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|