Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tinoco, Robson Coelho | - |
dc.contributor.author | Araujo, Cristiano Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T22:03:15Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T22:03:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-27 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Cristiano Santos. Dicró: um testemunho poético do humor no samba carioca. 2022. 106 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44277 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva analisar a obra literomusical de Dicró (1946-2012) na abordagem do
poético testemunho do humor como representação da construção identitária de sujeitos
sociais pretos no samba carioca. A partir da discografia dicroniana (1976-2008) problematiza
questões como: Existe poesia (poiésis) e endereçamento lírico na letra da canção? O humor
no samba dicroniano, como campo cultural transgressor de estudos, é uma forma de
comunicação literária de vozes e testemunhos pretos que podem ser analisados no samba
carioca? A referenciação teórica basilar dialoga com o conceito de Literatura e Canção
(PERRONE-MOISÉS, 2016; ESCHER, 1992; OLIVEIRA, 2002). As correlações
contemporâneas da literatura, música e sociedade (SANTIAGO, 2000; 2002; WISNIK, 2017;
CICERO, 2005, 2012; AGAMBEN, 2007; TINOCO, 2011; CINTRÃO, 2004). A teoria do
Testemunho (SELLIGMAN, 2003; 2005; RICOEUR, 2007; 2012). A obra vocal e
performance como arquiestrutura da escrita em Paul Zumthor (1997; 2007). O riso e o
risível como campo crítico-cultural de estudos literários em Possenti (2018); Terry Eagleton
(2020); Henri Bergson (2004); Vladimir Propp (1992); Verena Alberti (1999). Em todo caso,
independente de toda a plurivocidade teórica analisar-se-á a obra de arte literária e
cancioneira de Dicró em suas representações miméticas da sociedade carioca narradas nas
letras sincopadas do samba (DOURADO, 2008; CABRAL, 2005; VIANNA, 1995; LOPES,
2015). Metodologicamente, os dados coletados seguem numa pesquisa qualitativa e
bibliográfica defendida em uma Tese de doutorado em literatura a partir do modelo de
artigos na estrutura de estudos múltiplos e interligados (NATURE, 2016; KUBOTA et al.,
2018; COSTA et al., 2019) visando analisar a literocanção do humor no samba carioca, uma
poética sincopada e engajada socialmente por Dicró, um antropófago do humor praguejador
na desbundante sociedade carioca | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dicró : um testemunho poético do humor no samba carioca | pt_BR |
dc.title.alternative | Dicró : a poetic testimony of humor in samba carioca | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dicró, 1946-2012 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oliveira, Carlos Roberto de, 1946-2012 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Samba - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura e práticas sociais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to analyze the literary-musical work of Dicró (1946-2012) in the approach
of the poetic testimony of humor as a representation of the identity construction of black
social subjects in the carioca samba. From the dichronian discography (1976-2008) it will
problematize questions such as: Is there poetry (poiesis) and lyrical addressing in the lyrics
of the song? Is humor in dicronian samba, as a transgressive cultural field of studies, a form
of literary communication of testimonies and black testimonies that can be analyzed in
samba cario? The basic theoretical reference dialogues with the concept of Literature and
Song (PERRONE-MOISÉS, 2016; ESCHER, 1992; OLIVEIRA, 2002). The contemporary
correlations of literature, music and society (SANTIAGO, 2000; 2002; WISNIK, 2017;
CICERO, 2005, 2012; AGAMBEN, 2007; TINOCO, 2011; CINTRÃO, 2004). The theory of
Testimony (SELLIGMAN, 2003; 2005; RICOEUR, 2007; 2012). Vocal work and performance
as architecture of writing in Paul Zumthor (1997; 2007). Laughter and the laughable as a
critical-cultural field of literary studies in Possenti (2018); Terry Eagleton (2020); Henri
Bergson (2004); Vladimir Propp (1992); Verena Alberti (1999). In any case, regardless of all
the lyrics, the literary and songwriting work of Dicró will be studied in its mimetic
representations of Rio society narrated in the syncopations of samba (DOURADO, 2008;
CABRAL, 200; VIANNA, 1995); LOPES, 2015). Methodology, data to the extent in
quantitative and interconnected studies (NA, 2016 et al., 2018; COSTA) et al., 2019) to
analyze the humor songwriting in Rio samba, a syncopated and socially engaged poetics by
Dicró, an anthropophagous of cursing humor in the thriving society of Rio de Janeiro. | pt_BR |
dc.contributor.email | umcristiano@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|