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2021_FlavioFerreiraBorges.pdf7,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeles, Lúcio França-
dc.contributor.authorBorges, Flavio Ferreira-
dc.date.accessioned2022-07-20T19:44:11Z-
dc.date.available2022-07-20T19:44:11Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.date.submitted2021-06-30-
dc.identifier.citationBORGES, Flavio Ferreira. Identificando conteúdos em objetos de aprendizagem: metodologia de recomendação automática de informações para os metadados de recursos educacionais abertos. 2021. 136 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44301-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ano de 2020 será conhecido como a época em que as práticas educacionais foram virtualizadas de forma nunca vista. O motivo foi a indesejada pandemia do vírus COVID-19, que impôs uma dura quarentena para todos os seguimentos da sociedade, inclusive a educação. Entre os novos desafios impostos pela pandemia estava a necessidade de ressignificar os conteúdos educacionais e disponibilizá-lo aos alunos em plataformas digitais. A ação de publicar tem por objetivo proporcionar aos professores e alunos a oportunidade de acessar conteúdos educacionais de forma organizada e de preferência no formato de Recursos Educacionais Abertos (REA), modelo que estamos considerando nesta pesquisa. Com o propósito de colaborar nesta área propomos a utilização da metodologia de Reconhecimento Automático de Informações de Metadados Educacionais (RAIME), que utiliza uma base de conhecimento como fonte para reconhecer as informações pedagógicas de um REA. Em tese, espera-se que a metodologia RAIME e a base de conhecimento possam auxiliar o professor autor no processo de publicação de seus REA, além de fornecer aos motores de buscas informações que possam melhorar a indexação e recuperação desses recursos, contribuindo assim para a democratização do conhecimento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIdentificando conteúdos em objetos de aprendizagem : metodologia de recomendação automática de informações para os metadados de recursos educacionais abertospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordRecursos educacionais abertos (REA)pt_BR
dc.subject.keywordMetadadospt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem de máquinapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSara, Osuna Acedo-
dc.description.abstract1The year 2020 will be known as the time when educational practices were virtualized in a way never seen before. The reason was the unwanted pandemic of the COVID-19 virus, which imposed a harsh quarantine on all segments of society, including education. Among the new challenges posed by the pandemic was the need to rethink educational content and make it available to students on digital platforms. The action of publishing aims to give teachers and students the opportunity to access educational content in an organized way and preferably in the Open Educational Resources (OER) format, a model that we are considering in this research. To collaborate in this area, the use of the Automatic Recognition of Educational Metadata Information (RAIME) methodology is proposed, which uses a knowledge base as a source to recognize the pedagogical information of an OER. In theory, it is expected that the RAIME methodology and the knowledge base can help the author professor in the process of publishing their OER, in addition to providing search engines with information that can improve the indexing and retrieval of these resources, thus contributing to the democratization of knowledge.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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