Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Teles, Lúcio França | - |
dc.contributor.author | Borges, Flavio Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T19:44:11Z | - |
dc.date.available | 2022-07-20T19:44:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Flavio Ferreira. Identificando conteúdos em objetos de aprendizagem: metodologia de recomendação automática de informações para os metadados de recursos educacionais abertos. 2021. 136 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44301 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ano de 2020 será conhecido como a época em que as práticas educacionais foram virtualizadas
de forma nunca vista. O motivo foi a indesejada pandemia do vírus COVID-19, que impôs uma
dura quarentena para todos os seguimentos da sociedade, inclusive a educação. Entre os novos
desafios impostos pela pandemia estava a necessidade de ressignificar os conteúdos
educacionais e disponibilizá-lo aos alunos em plataformas digitais. A ação de publicar tem por
objetivo proporcionar aos professores e alunos a oportunidade de acessar conteúdos
educacionais de forma organizada e de preferência no formato de Recursos Educacionais
Abertos (REA), modelo que estamos considerando nesta pesquisa. Com o propósito de colaborar
nesta área propomos a utilização da metodologia de Reconhecimento Automático de
Informações de Metadados Educacionais (RAIME), que utiliza uma base de conhecimento como
fonte para reconhecer as informações pedagógicas de um REA. Em tese, espera-se que a
metodologia RAIME e a base de conhecimento possam auxiliar o professor autor no processo
de publicação de seus REA, além de fornecer aos motores de buscas informações que possam
melhorar a indexação e recuperação desses recursos, contribuindo assim para a democratização
do conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Identificando conteúdos em objetos de aprendizagem : metodologia de recomendação automática de informações para os metadados de recursos educacionais abertos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos educacionais abertos (REA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metadados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem de máquina | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Sara, Osuna Acedo | - |
dc.description.abstract1 | The year 2020 will be known as the time when educational practices were virtualized in a way
never seen before. The reason was the unwanted pandemic of the COVID-19 virus, which
imposed a harsh quarantine on all segments of society, including education. Among the new
challenges posed by the pandemic was the need to rethink educational content and make it
available to students on digital platforms. The action of publishing aims to give teachers and
students the opportunity to access educational content in an organized way and preferably in
the Open Educational Resources (OER) format, a model that we are considering in this research.
To collaborate in this area, the use of the Automatic Recognition of Educational Metadata
Information (RAIME) methodology is proposed, which uses a knowledge base as a source to
recognize the pedagogical information of an OER. In theory, it is expected that the RAIME
methodology and the knowledge base can help the author professor in the process of publishing
their OER, in addition to providing search engines with information that can improve the
indexing and retrieval of these resources, thus contributing to the democratization of
knowledge. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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