Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Michelle | - |
dc.contributor.author | Cunha, Daniel Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T21:50:03Z | - |
dc.date.available | 2022-08-02T21:50:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-26 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Daniel Alves da. Modelo de estimativa de risco operacional em aeroportos. 2021. ix, 131 f., il. Tese (Doutorado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44379 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A regulamentação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) estabelece que o
gerenciamento da segurança operacional da aviação civil dos Estados signatários deve ser
realizado preferencialmente com base em risco preditivo, devendo haver um nível aceitável de
desempenho de segurança operacional, e que se busque a melhoria contínua da segurança com
base em ações vinculadas a indicadores de segurança. O Estado Brasileiro ainda não se adequou
totalmente a estas orientações.
Sendo assim, este trabalho objetivou desenvolver um modelo de estimativa de risco operacional
da infraestrutura aeroportuária que atendesse às diretrizes da OACI, agregando variáveis de
diferentes características em um único índice para uso na otimização do State Safety
Programme (SSP) brasileiro.
Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica que fornecesse subsídios teóricos para o
desenvolvimento de um modelo preditivo de risco, considerando variáveis operacionais e
regulatórias. Foi inserida uma variável de custos no modelo que trouxe um nível adicional de
compreensão acerca do comportamento do risco nos aeroportos, abrindo possibilidade para
analises de risco de impacto regulatório mais robustas e precisas.
A abordagem desenvolvida mostrou-se aderente à realidade mensurada do risco nos aeroportos
brasileiros, com um alto nível de correlação entre o risco realizado e o risco estimado pelo
modelo (0,82).
Após a estimativa de risco de cada aeroporto, estes foram ranqueados e foi proposto o Nível
Aceitável de Desempenho de Segurança Operacional (NADSO) dos aeroportos brasileiros
(2,51). Adicionalmente, foram sugeridas medidas de gerenciamento de risco e de análise de
impacto regulatório buscando a melhoria contínua da segurança operacional, atendendo à
demanda existente da OACI desde 2013.
Destaca-se a possibilidade de aplicação do modelo para estimar o risco de outras áreas da
operação aeronáutica, como a operação de empresas aéreas, por exemplo, uma vez que as
variáveis utilizadas são comuns e presentes nesses contextos. Estudos futuros podem se valer
do modelo desenvolvido para aprimorar as técnicas de estimativa e controle de riscos na aviação
civil, e com isso garantir o atendimento do objetivo final da regulação setorial, quel seja,
operações cada vez mais eficiêntes e seguras para os usuários. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelo de estimativa de risco operacional em aeroportos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aviação Civil - segurança operacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Risco operacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura aeroportuária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gerenciamento de riscos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The regulations of the International Civil Aviation Organization (ICAO) establish that the
safety management of civil aviation of the signatory States must be carried out preferably based
on predictive risk, and that there must be an acceptable level of operational safety performance,
and that the continuous improvement of safety based on actions linked to safety indicators. The
Brazilian State has not yet fully adapted to these guidelines.
Therefore, this work aimed to develop an operational risk estimation model for airport
infrastructure that meets the ICAO guidelines, aggregating variables with different
characteristics in a single index for use in the optimization of the Brazilian State Safety Program
(SSP).
For this, a literature review was carried out to provide theoretical support for the development
of the predictive risk model, considering operational and regulatory variables. A cost variable
was included in the model that brought an additional level of understanding about the behavior
of risk at airports, opening up the possibility for more robust and accurate regulatory impact
risk assessments.
The approach developed proved to be in line with the measured reality of risk in Brazilian
airports, with a high level of correlation between the real risk and the risk estimated by the
model (0.82).
After estimating the risk of each airport, they were ranked and the Acceptable Level of Safety
Performance (ALoSP) for Brazilian airports was proposed (2.51). Additionally, risk
management and regulatory impact analysis measures were suggested, seeking the continuous
improvement of operational safety, meeting the existing demand of the OACI since 2013.
The possibility of applying the model to estimate the risk of other areas of aeronautical
operation is highlighted, such as the operation of airlines, for example, since the variables used
are common and present in these contexts. Future studies can make use of the model developed
to improve risk estimation and control techniques in civil aviation, and thereby ensure that the
final objective of sectorial regulation is met, that is, increasingly efficient and safer operations
for users. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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