Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44381
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MariannaBrandão.pdf25,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Macktransforma e a investigação da aprendizagem significativa : o uso do design thinking, do STEAM e de um makerspace em um projeto de divulgação científica
Autor(es): Brandão, Marianna
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Design thinking
Aprendizagem significativa
Instagram
Processo de ensino - aprendizagem
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: BRANDÃO, Marianna. Macktransforma e a investigação da aprendizagem significativa: o uso do design thinking, do STEAM e de um makerspace em um projeto de divulgação científica. 2021. [120] f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A educação no século XXI tem constituído um cenário de desafios e fertilidade para novos caminhos que facilitem os processos de ensino e aprendizagem. O uso de ferramentas requisitadas de outras áreas, como o design thinking, vem incorporando ao fazer em sala de aula novos significados e acrescentando maior dinâmica. A busca pela aprendizagem significativa se constitui como uma demanda dos tempos atuais, pois a formação do aprendiz deve ser capaz de prepará-lo para os desafios que serão enfrentados em ambientes diferentes da escola. A Base Nacional Curricular Comum, lançada em 2018 no Brasil, aponta competências e habilidades que vão além do conhecimento técnico, buscando incentivar o desenvolvimento de autonomia, colaboração e criatividade. A culminância dos aspectos destacados se dá, neste trabalho, por meio do uso de mídias sociais, mais especificamente o Instagram, para que seja criado um novo caminho de divulgação científica com um material desenvolvido pelos alunos. O objetivo deste trabalho era investigar se durante o processo de produção desse conteúdo por meio de uma metodologia STEAM e com uma perspectiva maker foi possível a ocorrência da aprendizagem significativa nos estudantes participantes. Foram analisados dois questionários: um preliminar e um de aferição, referentes aos temas trabalhados e seus respectivos pontos chaves. As respostas fornecidas pelos alunos eram respostas abertas e livres de influência externa, e demonstraram que sim, é possível identificar elementos concretos que apontem para uma possível ocorrência da aprendizagem significativa.
Abstract: The education at the 21st century has been a challenge nowadays but also a very fertile environment to the development of new paths that has the primer goal to enhance learning and teaching process. The use of tools from other fields such as design thinking has been incorporating a new way of teaching, bringing new meanings and increasing the classroom dynamics. The searching for a meaning learning has been a demand from modernity since the learning process must help students to deal with the challenges that they are going to face outside school. The Base Nacional Curricular Comum, released by 2018 in Brazil, determine different skills beyond the literal knowledge expect from the school such as autonomy, collaboration and creativity. The union of all those aspects mentioned here occurs by the use of social media, Instagram, to create a new path for scientific disclosure by using material developed exclusive from students. The goal of this work was investigated if during the process of creation in a STEAM environment and using principles of a maker-centered learning has occurred a meaningful learning over the students. Two different forms were analyzed: a preliminary form and an acquisition form, both referents to the subject of each project and its highlights. The answers provided by the students were personal and free of external opinions, according to them, it was possible to observe fundamental elements that point to the occurrence of a meaningful learning.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.