Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Soraia Maria | - |
dc.contributor.author | Dias, Elise Hirako | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T21:52:43Z | - |
dc.date.available | 2022-08-02T21:52:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-17 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Elise Hirako. Performance intercultural em situação de solidão japonicidades e Butoh no processo criativo. 2022. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44383 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa proposta nesta dissertação desenvolve imbricamentos dos conceitos de
performance intercultural e ritual (Richard Schechner e Victor Turner), situação de
solidão (Martin Heidegger e Cecília Ito Saito) e japonicidades (Elisa Massae Sassaki e
Ismar Borges Lima) em processos composicionais para a cena. Desse modo buscou-se
refletir sobre as práticas do Kumiodori, da Dança Butoh e do Teatro Noh objetivando uma
criação cênica: Yurusanai. Por meio da metodologia cartográfica foi possível estabelecer o
diálogo entre o estudo dos artistas japoneses Kazuo Ohno, Tatsumi Hijikata e da bailarina
alemã Mary Wigman, em sua contextualização estética expressionista, entre guerras. Tal
estudo integrado à uma compreensão da metodologia criativa de artistas como Maura
Baiocchi, Rosa Saito, Takashi Morishita e Soraia Silva, visaram ampliar a compreensão
de práticas criativas em contexto intercultural, as quais contribuem para os estudos da
cultura japonesa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Performance intercultural em situação de solidão japonicidades e Butoh no processo criativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance intercultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Japonicidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solidão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criação cênica | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research proposed in this dissertation develops the overlapping of the concepts of intercultural
and ritual performance (Richard Schechner and Victor Turner), situation of solitude (Martin Heidegger
and Cecília Ito Saito) and japaneseness(Elisa Massae Sassaki and Ismar Borges Lima) in
compositional processes for the scene . In this way, we sought to reflect on the practices of Kumiodori,
Butoh Dance and Noh Theater aiming at a scenic creation: Yurusanai. Through the cartographic
methodology, it was possible to establish a dialogue between the study of Japanese artists Kazuo
Ohno, Tatsumi Hijikata and the German dancer Mary Wigman, in their expressionist aesthetic
contextualization, between wars. This study, integrated with an understanding of the creative
methodology of artists such as Maura Baiocchi, Rosa Saito, Takashi Morishita and Soraia Silva, aimed
to broaden the understanding of creative practices in an intercultural context, which contribute to the
studies of Japanese culture. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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