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2022_EliseHirakoDias.pdf18,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Soraia Maria-
dc.contributor.authorDias, Elise Hirako-
dc.date.accessioned2022-08-02T21:52:43Z-
dc.date.available2022-08-02T21:52:43Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.date.submitted2022-05-17-
dc.identifier.citationDIAS, Elise Hirako. Performance intercultural em situação de solidão japonicidades e Butoh no processo criativo. 2022. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44383-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa proposta nesta dissertação desenvolve imbricamentos dos conceitos de performance intercultural e ritual (Richard Schechner e Victor Turner), situação de solidão (Martin Heidegger e Cecília Ito Saito) e japonicidades (Elisa Massae Sassaki e Ismar Borges Lima) em processos composicionais para a cena. Desse modo buscou-se refletir sobre as práticas do Kumiodori, da Dança Butoh e do Teatro Noh objetivando uma criação cênica: Yurusanai. Por meio da metodologia cartográfica foi possível estabelecer o diálogo entre o estudo dos artistas japoneses Kazuo Ohno, Tatsumi Hijikata e da bailarina alemã Mary Wigman, em sua contextualização estética expressionista, entre guerras. Tal estudo integrado à uma compreensão da metodologia criativa de artistas como Maura Baiocchi, Rosa Saito, Takashi Morishita e Soraia Silva, visaram ampliar a compreensão de práticas criativas em contexto intercultural, as quais contribuem para os estudos da cultura japonesa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePerformance intercultural em situação de solidão japonicidades e Butoh no processo criativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPerformance interculturalpt_BR
dc.subject.keywordJaponicidadespt_BR
dc.subject.keywordProcesso criativopt_BR
dc.subject.keywordSolidãopt_BR
dc.subject.keywordCriação cênicapt_BR
dc.description.abstract1The research proposed in this dissertation develops the overlapping of the concepts of intercultural and ritual performance (Richard Schechner and Victor Turner), situation of solitude (Martin Heidegger and Cecília Ito Saito) and japaneseness(Elisa Massae Sassaki and Ismar Borges Lima) in compositional processes for the scene . In this way, we sought to reflect on the practices of Kumiodori, Butoh Dance and Noh Theater aiming at a scenic creation: Yurusanai. Through the cartographic methodology, it was possible to establish a dialogue between the study of Japanese artists Kazuo Ohno, Tatsumi Hijikata and the German dancer Mary Wigman, in their expressionist aesthetic contextualization, between wars. This study, integrated with an understanding of the creative methodology of artists such as Maura Baiocchi, Rosa Saito, Takashi Morishita and Soraia Silva, aimed to broaden the understanding of creative practices in an intercultural context, which contribute to the studies of Japanese culture.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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