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Título: Inclusão de estudantes com deficiência visual nos institutos federais : um estudo comparado entre o Instituto Federal do Amapá e o Instituto Federal de Brasília
Autor(es): Silva, Adriana do Socorro Tavares
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Educação inclusiva
Deficiência visual
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: SILVA, Adriana do Socorro Tavares. Inclusão de estudantes com deficiência visual nos institutos federais: um estudo comparado entre o Instituto Federal do Amapá e o Instituto Federal de Brasília. 2022. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE) e ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa teve como objetivo geral compreender as políticas, as ações e os desafios dos Institutos Federais do Amapá e de Brasília no processo de inclusão dos estudantes com deficiência visual. Para desdobramento desse estudo, os objetivos específicos foram: i) analisar como a inclusão de estudantes com deficiência visual está prevista nos documentos legais e institucionais dos institutos federais; ii) identificar as políticas, ações e os projetos desenvolvidos pelos dois institutos federais na área de deficiência visual; iii) apreender a perspectiva dos gestores institucionais sobre a inclusão e identificar os desafios enfrentados para a promoção de condições de acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência visual. Para reunião dos dados utilizou-se a entrevista narrativa com especialistas (gestores institucionais) dos Institutos Federais do Amapá e de Brasília, realizadas nos meses de março e abril de 2021, através da plataforma Google Meet. Para a análise dos dados foi utilizado o método documentário. Como resultado da pesquisa evidenciou-se que o período da juventude dos gestores foi um momento de manifestação dos primeiros sinais do desejo pela pauta da inclusão. Revelou-se ainda que as ações de inclusão são organizadas em seu sistema considerando a necessidade específica do estudante. A invisibilidade do estudante com deficiência visual provocada pela indiferença dos agentes promotores da educação; ausência de políticas e normativas institucionais a nível de reitoria e campus para área da deficiência visual, foram evidenciadas como desafios.
Abstract: This dissertation is linked to the Comparative Studies in Education (ECOE) research line and to the Generations and Youth Research Group (GERAJU) of the Postgraduate Program in Education at the University of Brasilia (UnB). The general goal of the research was to understand the policies, actions and challenges of the Federal Institutes of Amapá and Brasília in the process of inclusion of students with visual impairment. To unfold this study, the specific objectives were: i) to analyze how the inclusion of students with visual impairment is provided for in the legal and institutional documents of the federal institutes; ii) to identify the policies, actions and projects developed by the two federal institutes in the area of visual impairment; iii) to apprehend the perspective of institutional managers on inclusion and identify the challenges faced to promote conditions of access, participation and learning of students with visual impairment. For data gathering it was used the narrative interview with experts (institutional managers) of the Federal Institutes of Amapá and Brasilia, held in the months of March and April 2021, through the Google Meet platform. The documentary method was used to analyze the data. As a result of the research, it was evident that the youth period of the managers was a moment of manifestation of the first signs of desire for the inclusion agenda. It was also revealed that the inclusion actions are organized in their system considering the specific need of the student. The invisibility of the student with visual impairment caused by the indifference of the agents promoting education; the absence of institutional policies and norms at the rectory and campus levels for the area of visual impairment were evidenced as challenges.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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