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dc.contributor.authorRocha, Carlos Henrique-
dc.contributor.authorCosta, Felipe Amaral-
dc.date.accessioned2022-08-02T22:37:11Z-
dc.date.available2022-08-02T22:37:11Z-
dc.date.issued2022-05-23-
dc.identifier.citationROCHA, Carlos Henrique; COSTA, Felipe Amaral. Aeroporto Internacional de Natal e decisão estratégica de devolução. Exacta: Engenharia de Produção, São Paulo, 2022. DOI 10.5585/exactaep.2022.21495. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/exacta/article/view/21495. Acesso em: 02 ago. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44390-
dc.description.abstractEm 2020, o Aeroporto Internacional de Natal, concedido em 2011, declarou falência e ingressou com pedido na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a sua devolução. Alegaram-se incapacidade de servir a dívida programada e parte dos custos de prestação de serviços e manutenção. O infortúnio financeiro do aeroporto de Natal ainda não foi estudado. Esta brecha justifica este artigo. A avaliação do requerimento de falência pode servir de benchmark para a condução da política governamental de regulação de aeroportos. O objetivo deste artigo é avaliar se o aeroporto tomou a decisão estratégica acertada ao pedir a sua devolução. São analisadas as contas financeiras do aeroporto de Natal entre 2014 e 2019 com duas metodologias. Uma estática e outra dinâmica. Os dados foram extraídos do site da ANAC. A primeira usa indicadores financeiros clássicos e a segunda aplica conceitos da Engenharia Econômica. Conclui-se que a decisão foi acertada.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Nove de Julho (UNINOVE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAeroporto Internacional de Natal e decisão estratégica de devoluçãopt_BR
dc.title.alternativeNatal International Airport and the strategic early hand back decisionpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAeroportos - administraçãopt_BR
dc.subject.keywordFalênciapt_BR
dc.rights.licenseExacta: Engenharia de Produção - Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Exacta estão sujeitos a Política de Direitos Autorais CC BY NC SA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/. Fonte: https://periodicos.uninove.br/exacta/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 02 ago. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5585/exactaep.2022.21495pt_BR
dc.description.abstract1In 2020, Natal International Airport, granted in 2011, declared bankruptcy and filed a request with the National Civil Aviation Agency (ANAC) for its return. Inability to service the scheduled debt and part of the costs of providing services and maintenance were claimed. The financial misfortune of Natal airport has not yet been studied. This gap justifies this article. The assessment of the bankruptcy petition can serve as a benchmark for the conduction of government policy for airport regulation. The purpose of this article is to assess whether the airport made the right strategic decision when requesting its return. The financial accounts of Natal airport between 2014 and 2019 are analyzed using two methodologies. One static and one dynamic. The data were extracted from the ANAC website. The first uses classical financial indicators and the second applies concepts from Economic Engineering. It is concluded that the decision was correct.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4651-2947pt_BR
dc.contributor.emailmailto:chrocha@unb.brpt_BR
dc.contributor.emailmailto:felipeamaralcosta@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
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