Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mari, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Santos, Márcio Tavares dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-03T20:44:45Z | - |
dc.date.available | 2022-08-03T20:44:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Márcio Tavares dos. A arte como inimiga: as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021). 2021. 396 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44399 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde 2013, o Brasil acompanha o avanço de um movimento condenatório à arte
protagonizado por setores reacionários. A partir do ano de 2016, abriu-se um cenário
em que as direitas passaram a ocupar as estruturas de poder político e uma ofensiva
contra o campo cultural e artístico ganhou proporções que não eram vistas no país
desde a ditadura militar. Em 2017, a exposição Queermuseu foi censurada em Porto
Alegre, a partir de iniciativa da própria instituição realizadora (o Santander Cultural),
como resultado de uma campanha difamatória orquestrada pelas redes reacionárias.
Esses grupos avançariam nos anos seguintes em seu projeto de constrangimento à
arte e cultura, tornando a “guerra cultural” um tema central para as discussões
políticas, sociais, culturais e artísticas no país. Esses agrupamentos operam a partir
de uma ideologia reacionária que deita raízes na história brasileira e nos demais
grupos de extrema direita que avançam pelo mundo, sobretudo nos Estados Unidos
recentemente. Em 2019, Jair Bolsonaro toma posse e a guerra cultural se torna uma
política de governo afetando duramente as condições para o exercício livre da
atividade cultural e artística. Nesta pesquisa, delineamos a forma como esse processo
se desenvolveu e como a produção artística e cultural é atingida com o avanço do
reacionarismo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A arte como inimiga : as redes reacionárias e a guerra cultural (2013-2021) | pt_BR |
dc.title.alternative | Art as enemy : the reactionary networks and the cultural war | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Censura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Guerra cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reacionarismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Queermuseu | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since 2013, Brazil has followed the advance of an anti-art movement led by reactionary
sectors. As of 2016, a scenario emerged in which the right-wing forces began to occupy
the structures of political power and an offensive against the cultural and artistic field
gained proportions that had not been seen in the country since the military dictatorship.
In 2017, the Queermuseu exhibition was censored in Porto Alegre, at the initiative of
the promoting institution itself (Santander Cultural), because of a defamatory campaign
orchestrated by reactionary networks. These groups would advance in the following
years in their project to constrain art and culture, making the "cultural war" a central
theme for political, social, cultural, and artistic discussions in the country. These
groupings operate from a reactionary ideology that takes root in Brazilian history and
in other far-right groups that are advancing around the world, especially in the United
States recently. In 2019, Jair Bolsonaro takes office, and the “cultural war” becomes a
government policy, severely affecting the conditions for the free exercise of cultural
and artistic activity. In this research, we outline how this process developed and how
artistic and cultural production is affected by the advance of reactionaryism. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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