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Titre: Projetos em disputa na definição das políticas da formação de professores para a educação básica
Autre(s) titre(s): Projects in dispute in defining policies on teacher training for basic education
Proyectos en disputa en la definición de políticas de formación docente para la educación básica
Auteur(s): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-9808-4577
https://orcid.org/0000-0002-4639-8400
Assunto:: Professores - formação
Profissionalidade docente
Políticas educacionais
Educação básica
Date de publication: 1-jui-2021
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
Référence bibliographique: SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Projetos em disputa na definição das políticas da formação de professores para a educação básica. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 46, p. 89-104, 2021. DOI 10.22481/praxisedu.v17i46.8918. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8918. Acesso em: 3 ago. 2022.
Résumé: A partir da análise do processo de discussão das políticas educacionais, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular da Formação de Professores –Resolução CNE/CP nº02/2019, o estudo busca identificar o conteúdo das propostas para a formação de professores e apresentar elementos de um outro projeto de formação numa perspectiva emancipadora. O estudo se justifica pela compreensão de que, em cada formação social concreta, desenvolvem-se projetos diferenciados para a instituição escolar, aos quais correspondem concepções diferenciadas de professor, ora para atender as demandas do sistema social e produtivo dominante, ora como elemento constituinte da proposta contra-hegemônica de sociedade que objetiva a reversão das relações sociais capitalistas e, mais especificamente, dos projetos pedagógicos existentes. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico a partir da análise categorial, fundamentando-se em autores que estudam a temática, tais como Anfope(2008), L.C Freitas (1995), Marx (1989), Curado Silva(2011,2017).O trabalho aponta para a necessidade de revelar a natureza das propostas da formação de professores presentes nos documentos oficiais, contribuindo para o fortalecimento de um projeto de formação do professor enquanto intelectual comprometido com um processo de transformação da sociedade existente.
Abstract: Based on the analysis of the process of discussing educational policies, having as reference the Common National Curriculum for Teacher Education -Resolution CNE / CP nº 02/2019, the study seeks to identify the content of the proposals for teacher education and present elements of another training project in an emancipatory perspective.The study is justified by the understanding that, in each concrete social formation, different projects are developed for the school institution, which correspond to different conceptions of teacher, sometimes to meet the demands of the dominant social and productive system, sometimes as a constituent element of counter-hegemonic proposal of society thataims to reverse capitalist social relations and, more specifically, existing pedagogical projects.The methodology used was the bibliographic study based on the categorical analysis, based on authors who study the theme, such as Anfope (2008); L.C Freitas (1995); Marx (1989); Curado Silva (2011, 2017). The work points to the need to reveal the nature of the teacher training proposals present in the official documents, contributing to the strengthening of a teacher training project as an intellectual committed to a process of transformation of the existing society.
Resumen: A partir del análisis del proceso de discusión de políticas educativas, teniendo como referencia el Currículo Nacional Común de Formación Docente -Resolución CNE / CP nº 02/2019, el estudio busca identificar el contenido de las propuestas para la formación docente y los elementos presentes. de otro proyecto de formación en perspectiva emancipadora. El estudio se justifica en el entendimiento de que, en cada formación social concreta, se desarrollan diferentes proyectos para la institución escolar, que corresponden a distintas concepciones del docente, a veces para atender las demandas del sistema social y productivo dominante, a veces como elemento constituyente. de propuesta contrahegemónica de sociedad que apunta a revertir las relaciones sociales capitalistas y, más específicamente, los proyectos pedagógicos existentes. La metodología utilizada fue el estudio bibliográfico basado en el análisis categórico, a partir de autores que estudian el tema, como Anfope(2008); L. C. Freitas (1995); Marx (1989); Curado Silva (2011, 2017). El trabajo apunta a la necesidad de revelar la naturaleza de las propuestas de formación docente presentes en los documentos oficiales, contribuyendo al fortalecimiento de un proyecto de formación docente como intelectual comprometido con un proceso de transformación de la sociedad existente.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença:: Práxis Educacional - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC BY-SA 4.0, permitindo compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adpatar (remixar, transformar e criar, a partir do material, para qualquer fim, mesmo que comercial. O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. Fonte: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/about. Acesso em: 03 ago. 2022.
DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8918
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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