Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Rosineide Magalhães de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Silvia Naara da Silva Pinto de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-06T18:54:25Z | - |
dc.date.available | 2022-08-06T18:54:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-03 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Silvia Naara da Silva Pinto de. Autoetnografias de mulheres da licenciatura em educação do campo FUP/UnB: letramentos, resistência e inclusão. 2022. 218 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44426 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem como objetivo principal identificar no gênero autoetnografia de mulheres
egressas da LEdoC o empoderamento feminino em seus diversos domínios sociais
após o letramento acadêmico na universidade. Os objetivos específicos do trabalho
são investigar como os letramentos múltiplos, principalmente os acadêmicos, serviram
para empoderar mulheres a atuar em diversos domínios sociais, analisar, por meio de
gêneros discursivos produzidos por essas mulheres como ocorre a interação delas
com a família e em outros domínios sociais depois da conclusão da LEdoC e
compreender como o gênero autoetnografia revela os vários percursos de letramento
pelos quais as egressas da LEdoC passaram. A pesquisa, de cunho qualitativo e
interpretativista, conta como métodos de investigação a metodologia da análise das
narrativas autoetnográficas, a observação e coparticipação em momentos de
interação no espaço acadêmico na Universidade de Brasília, e fora dele, em
momentos de interação em entrevistas semiestruturadas mediadas pela internet. As
bases teóricas que fundamentam esse estudo são as que constroem conhecimentos
na área da Sociolinguística Interacional, de acordo com os pressupostos de Goffman
(2013a; 2013b), Bortoni-Ricardo (2004; 2014) e outros estudiosos; dos Letramentos
na abordagem de Street (2014), Kleiman (1995), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e
da análise dos Gêneros Discursivos na perspectiva de Bakhtin (2003; 2016). Este
trabalho contribui para o debate em torno das relações de gênero e os letramentos,
numa perspectiva sociointeracional das interações. A pesquisa reflete sobre os
discursos de resistência e inclusão das colaboradoras do trabalho, fortalecendo seus
atos de resiliência | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Autoetnografias de mulheres da licenciatura em educação do campo FUP/UnB : letramentos, resistência e inclusão | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoetnografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to investigate and analyze as self-narratives - oral or written - of the
woman graduating from the Licensed Rural Education (Ledoc) course as social and
literacy representations. The specific objectives of this work are to investigate how
multiple literacy, mainly academic, served to women with performance in various social
domains, to analyze, through narratives of these women, how their interaction with
family and other social groups occurs after the conclusion of the study. Ledoc and
understanding how the auto ethnography genre reveals the various reading paths
through which they are graduates of LEdoC Past. Qualified and interpretative research
includes research methods, autobiographical narrative analysis, observation and coparticipation in moments of interaction in the academic space at the University of
Brasilia, and for example, in moments of interaction with the community in which
women are involved and inserted. The theoretical bases that underlie this study are
those that build knowledge in the area of Literacy (STREET, 2014; KLEIMAN, 1995;
KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), Discursive Genre analysis (BAKHTIN, 2003;
2016) and Interactional Sociolinguistics (GOFFMAN, 2013a; 2013b; BORTONIRICARDO, 2004; 2014) and others authors. This paper contributes to the debate
around gender relations and literacies, in a socio-interactional perspective of
interactions. The research reflects on the speeches of resistance and inclusion of the
collaborators strengthening their acts of resilience. | pt_BR |
dc.contributor.email | silvia.naara@hotmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|