Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Assis, André Pacheco de | - |
dc.contributor.author | Domingues, Vinícius Resende | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T22:04:38Z | - |
dc.date.available | 2022-08-08T22:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-31 | - |
dc.identifier.citation | DOMINGUES, Vinícius Resende. Utilização de simulações numéricas, inteligência artificial e algoritmos de amostragem inteligente para construir modelos substitutos e calcular a probabilidade de falha de túneis urbanos. 2022. xxii, 181 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44440 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Quando é necessário avaliar, com uma abordagem probabilística, a interação dos túneis urbanos
com as estruturas vizinhas, o poder computacional é um desafio importante para os modelos
numéricos. Assim, algoritmos de amostragem inteligentes podem ser aliados na obtenção de
um melhor conhecimento do domínio do resultado, mesmo que em posse de menos amostras.
Ainda assim, quando a amostragem é limitada, a avaliação dos riscos do edifício também é
restrita. É neste contexto que a inteligência artificial pode preencher uma importante lacuna na
análise de risco, interpolando resultados e gerando amostras maiores em um curto espaço de
tempo. Nesta tese foi utilizado um caso hipotético para validar a proposta metodológica. Tratase da escavação sequencial, tipo NATM de um túnel, de três diâmetros de profundidade,
interagindo com um edifício contendo sete pavimentos. Primeiro, o modelo numérico
tridimensional (MEF) foi resolvido deterministicamente e, logo após, seu domínio e malha
foram refinados. Posteriormente, outras 170 soluções foram obtidas numericamente a partir de
um programa de elementos finitos, amostrando estrategicamente as variáveis aleatórias
envolvidas. Sequencialmente, fundamentado em 31 técnicas de inteligência artificial, foram
avaliadas quais variáveis eram de maior importância para prever a magnitude do deslocamento
vertical nos elementos de fundação de um edifício afetado. Assim, uma vez selecionadas as
variáveis mais importantes, as 31 técnicas de inteligência artificial foram novamente treinadas
e testadas para definir aquela que apresenta um menor R-quadrado. Finalmente, usando este
algoritmo de melhor ajuste, foi possível realizar o cálculo da probabilidade de falha usando
amostras maciças, com tamanhos na ordem de 107
. Estas amostras foram utilizadas para
verificar a convergência da amostragem simples de Monte Carlo e suas variações, além dos
métodos semianalíticos FOSM, FORM e SORM. A principal contribuição é metodológica e,
portanto, este novo procedimento pode ser utilizado em avaliações de risco, relacionados a
túneis, no estado da arte. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Utilização de simulações numéricas, inteligência artificial e algoritmos de amostragem inteligente para construir modelos substitutos e calcular a probabilidade de falha de túneis urbanos | pt_BR |
dc.title.alternative | Combining numerical simulations, artificial intelligence and intelligent sampling algorithms to build surrogate models and calculate the probability of failure of urban tunnels | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Túneis - projetos e construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de riscos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Probabilidade de falha | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Ozelim, Luan Carlos de Sena Monteiro | - |
dc.description.abstract1 | When it is necessary to evaluate, with a probabilistic approach, the interaction of urban tunnels
with neighboring structures, computational power is an important challenge for numerical
models. Thus, intelligent sampling algorithms can be allies in obtaining a better knowledge of
the result domain, even if in possession of a smaller number of samples. In any case, when
sampling is limited, the evaluation of the building risks is also restricted. It is in this context
that artificial intelligence can fill an important gap in risk analysis by interpolating results and
generating larger samples in a short time. In this thesis a hypothetical case was used to validate
the methodological proposal. It concerns the sequential excavation, as the NATM, of a tunnel,
three-diameter deep, interacting with a building containing seven floors. First, the threedimensional numerical model (FEM) was solved deterministically, and then its domain and
mesh were refined. After that, another 170 solutions were numerically obtained from a FEM
software, strategically sampling the random variables involved. Sequentially, based on the 31
artificial intelligence techniques, it was evaluated which variables were of greatest importance
to predict the magnitude of vertical displacement in the foundation elements of a surrounding
building. Then, once the most important variables were selected, the 31 artificial intelligence
techniques were again trained and tested to define the one with the least R-squared. Finally, by
using this best-fit algorithm, it was possible to perform the calculation of the probability of
failure using massive samples, with sizes on the order of 107
. These samples were used to check
the convergence of simple Monte Carlo sampling and its variations, as well as the semianalytical FOSM, FORM, and SORM methods. The main contribution of this thesis is
methodological; therefore, this new procedure can be aggregated to state-of-the-art risk
assessment methodologies in tunnel-related problems. | pt_BR |
dc.contributor.email | vinicius.rdomingues@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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