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2022_ViníciusdeOliveiraAlves.pdf486,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMenezes, Rafael Terra de-
dc.contributor.authorAlves, Vinícius de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-08-09T21:53:59Z-
dc.date.available2022-08-09T21:53:59Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.date.submitted2022-06-24-
dc.identifier.citationALVES, Vinícius de Oliveira. Desastre de Mariana e resultados educacionais: um estudo de evento. 2022. 30 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44461-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca realizar uma análise dos impactos do Desastre de Mariana, onde em 2015houve rompimento da Barragem de Fundão, sobre resultados educacionais. Para tanto, utilizou-se um método quase experimental de inferência causal, o controle sintético. Os resultados indicam que, quando análise se restringe a Mariana como unidade tratada, o efeito estimados ́é estatisticamente significativo em 3 das 15 medidas de desempenho escolar, com destaquepara a taxa de distorção-idade-série (TDI) do 1ºano do ensino fundamental, que apresentou um aumento transitório de quase 30 pontos percentuais em Mariana relativamente ao controle sintético. Em contrapartida, quando a análise centrou-se no conjunto de municípios mais afetados, o cenário inverteu-se, pois houve significância na maioria das variáveis ́e estudadas, nas quais os efeitos médios do tratamento, que foram aumentos nas taxas examinadas, oscilaram de 0,72 pontos percentuais (abandono no 1ºano) a 13,58 pontos percentuais (TDI no 9ºano).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesastre de Mariana e resultados educacionais : um estudo de eventopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesastres naturaispt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordControle sintéticopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to evaluate the impact of Mariana Disaster, where in 2015 there was a mining dam collapse at Barragem de Fundao, over educational outcomes. To do so, we implement a ˜ quasi experimental method of causal inferece, the synthetic control. Results suggest that, when we restrict the analysis to the case where Mariana is the sigle treated unity, the estimated effect is statistically meaning in only 3 out of 15 educational performance measures, the greatest of which is for age-grade distortion (overage), a transitory increase of nearly 30 percentage points in Mariana compared to the synthetic control. On the other hand, when we consider the set of directly damaged munipalities as the treated unity, the outcome changes, as the estimated effect was statistically meaning for the majority of studied variables. In this case, the impacts, which were generally an increase in the examinated rates, range from 0,72 (absenteeism in first grade) percentage points to 13,58 percentage points (overage in ninth grade).pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
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