Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Palmeira, Ennio Marques | - |
dc.contributor.author | Melchior Filho, José | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T21:54:15Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09T21:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-06 | - |
dc.identifier.citation | MELCHIOR FILHO, José. Estudo da interação solo–reforço geossintético em aterros estaqueados por meio de ensaios de grandes dimensões. 2022. xiv, 121 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44462 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A necessidade de execução de obras de engenharia em regiões onde existem camadas
expressivas de solo muito mole tem crescido com o desenvolvimento urbano. A
construção de estacas como elementos de fundação do aterro se faz necessária em
situações nas quais se pretende reduzir os recalques e as movimentações da camada de
solo mole ou como alternativa aos métodos convencionais, que demandam um intervalo
de tempo elevado para que haja o adensamento na camada de solo mole. Entende-se, por
meio de estudos realizados por Terzaghi (1943), que, devido à maior rigidez das estacas
em relação ao solo, ocorre o efeito de arqueamento do solo de aterro entre os topos das
estacas reduzindo as tensões transferidas para o solo mole. Para aumentar a eficiência
desses aterros estaqueados, pode-se introduzir uma ou mais camadas de reforço
geossintético na base do aterro. Devido a estes elementos de reforço, as tensões
transferidas ao solo mole são reduzidas ainda mais. Neste estudo, avaliou-se as
transferências de cargas e tensões verticais em aterros estaqueados reforçados, bem como os
recalques na base e na superfície do aterro e as deformações nos elementos de reforço.
Utilizou-se um equipamento de grandes dimensões (1,0 x 1,0 x 0,5 m), em escala de 1:5, para
simular os aterros estaqueados reforçados com geossintéticos. Foram realizados ensaios
avaliando a influência da rigidez do tipo de geossintético, o número de camadas de reforço e
a introdução de elementos de EPS no corpo do aterro, com a finalidade de reduzir o peso
próprio do aterro. Analisou-se, também, a influência dos possíveis danos mecânicos ocorridos
devido ao contato direto do reforço geossintético com as bordas dos capitéis, utilizando
elementos de proteção entre os capiteis e o reforço geossintético. Por fim, se avaliou,
estatisticamente, os resultados obtidos pelos diversos ensaios com métodos analíticos
encontrados na literatura, e pôde-se observar uma boa precisão e acurácia de alguns métodos
tanto para cargas transferidas ao capitel central quanto para recalques na base do aterro. Com
relação aos danos mecânicos, verificou-se que houve, de fato, reduções significativas de
resistência e rigidez à tração nos ensaios reforçados com microgrelha e que as proteções
utilizadas, principalmente a de gramatura 900g/m² foram eficientes em reduzir tais danos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo da interação solo–reforço geossintético em aterros estaqueados por meio de ensaios de grandes dimensões | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aterro estaqueado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reforço geossintético | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aterros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Solos moles | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The need to execute engineering works in regions where there are significant layers of
very soft soil has grown with urban development. The construction of piles as foundation
elements of the embankment is necessary in situations where it is intended to reduce the
settlements and the movements of the soft soil layer or as an alternative to conventional
methods, which require a long–time interval to occur the densification in the soft soil
layer. Terzaghi (1943) understands that, due to the greater stiffness of the piles in relation
to the soil, there is an arching effect of the backfill soil between the tops of the piles,
reducing the stresses transferred to the soft soil. To increase the efficiency of these piled
embankments, one or more layers of geosynthetic reinforcement can be introduced at the
base of the embankment. Due to these reinforcing elements, the stresses transferred to the
soft soil are further reduced. In this study, the vertical load and stress transfers in
reinforced pile embankments were evaluated, as well as the settlements at the base and
surface of the embankment and the deformations in the reinforcement elements. A large
1:5 scale equipment (1,0 x 1,0 x 0,5 m) was used to simulate the geosynthetic reinforced
pile embankments. Tests were performed to evaluate the influence of the stiffness of the
geosynthetic type, the number of reinforcement layers and the introduction of EPS
elements in the embankment body in order to reduce the self–weight of the embankment.
The influence of possible mechanical damage due to direct contact of the geosynthetic
reinforcement with the edges of the capitals was also analyzed, using protective elements
between the capitals and the geosynthetic reinforcement. Finally, the results obtained
from the various tests were statistically evaluated with analytical methods found in the
literature, and it was possible to observe a good precision and accuracy of some methods
both for loads transferred to the central capital and for settlements at the base of the
embankment. In relation to mechanical damage, it was found that there were significant
reductions in tensile strength and stiffness in the tests reinforced with microgreen and that
the protections used, especially those of mass per unit area of 900g/m², were efficient in
reducing such damage. | pt_BR |
dc.contributor.email | melchior_filho@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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