DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Silva, Cristhian Teófilo da | - |
dc.contributor.author | Silva, Meire Cristina Cabral de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T21:45:32Z | - |
dc.date.available | 2022-08-12T21:45:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Meire Cristina Cabral de Araújo. Os Mbya-guarani e rodovias: análise comparativa das relações interétnicas em empreendimentos de infraestrutura de transportes no Brasil e na Argentina. 2022. 307 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44506 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O eixo de investigação desta tese são as situações sociais que se estabelecem quando povos
indígenas são afetados por projetos de desenvolvimento de infraestrutura de transportes.
Especificamente, estuda duas situações de empreendimentos de transporte que impactaram o
povo Mbyá-Guarani na América Latina, quais sejam: a duplicação da Rodovia BR-116 no
estado do Rio Grande do Sul/Brasil e a construção da nova ponte sobre o arroyo Cuña Pirú na
RP-7 na província de Misiones/Argentina. O trabalho se desenvolve pelo método de Análise
Comparativa Qualitativa (QCA), analisando e contrapondo esses dois fatos sociais em países
vizinhos, quais sejam Brasil e Argentina. Trata-se de pesquisa exploratória e qualitativa, a qual
adota os procedimentos técnicos bibliográfico, documental e estudo de campo, o último
realizado em aldeias Mbyá-Guarani de ambos países mediante entrevistas com seus caciques e
no âmbito dos órgãos responsáveis pela infraestrutura de trânsito, especialmente por meio de
entrevistas com os gestores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no
Brasil, bem como de agentes de mercado. O objetivo é examinar comparativamente as relações
interétnicas que vêm sendo estabelecidas em situações sociais configuradas por projetos de
desenvolvimento que afetem povos indígenas ou parcelas de suas populações, identificando
aspectos comuns e das estruturas de diálogos que se formam. A tese inicialmente apresenta o
desenho da pesquisa e o campo burocrático da infraestrutura de transportes, para então focar na
compreensão da complexa rede de interação social que se forma a partir de empreendimentos
de infraestrutura de transporte rodoviário. A pesquisa apura que a infraestrutura de transporte,
mais que técnica de engenharia, se constitui a expressão de um processo macroestrutural
econômico, fato verificado tanto no Brasil, quanto na Argentina. Verifica que em ambos países
a abordagem da questão indígena em obras rodoviárias se dá a partir de uma preocupação com
o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Constata que na Argentina a especificidade
da temática povos indígenas e empreendimentos ainda não compõe um repertório de análise
estatal exclusivo, como ocorre no Brasil através de item específico regulado do licenciamento
ambiental. Além disso, determina que no Brasil há atores intervenientes especializados na
questão indígena cuja opinião é determinante para a avaliação da situação e a fixação de
medidas compensatórias, o que não se reproduz na Argentina. Em que pesem as nuances, avalia
que em ambos países a ótica quanto à questão indígena nesses empreendimentos se posiciona
de maneira similar ao que foi visto ao longo da história, reproduzindo densificações de que são
empecilhos, resultantes de uma diligente empresa de supressão. Por outro lado, acentua o
desempenho dos agentes sociais enquanto agentes epistêmicos dialógicos que atuem no
equilíbrio das assimetrias e realça o avizinhamento dos Mbyá-Guarani com as estradas
enquanto resistência criativa, destacando a agencialidade desses nas negociações
compensatórias. Em suas considerações finais, a tese propõe a necessidade de construção de
uma sociologia da infraestrutura, pensando no cenário de comunicação e interação
multifacetado envolto aos empreendimentos viários que afetam as comunidades indígenas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEU). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os Mbya-guarani e rodovias : análise comparativa das relações interétnicas em empreendimentos de infraestrutura de transportes no Brasil e na Argentina | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transportes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compensação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte rodoviário | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research axis of this thesis is the social situations that are established when indigenous
peoples are affected by development projects of transport infrastructure. Specifically, it studies
two situations of transport undertakings that impacted the Mbyá-Guarani people in Latin
America, namely: the duplication of Highway BR-116 in the state of Rio Grande do Sul/Brazil
and the construction of the new bridge over the arroyo Cuña Pirú on the RP-7 in the province
of Misiones/Argentina. The work is developed by the Qualitative Comparative Analysis (QCA)
method, analyzing and opposing these two social facts in neighboring countries, namely Brazil
and Argentina. This is an exploratory and qualitative research, which adopts bibliographic,
documentary and field study as its technical procedures, the last one carried out in MbyáGuarani villages in both countries through interviews with their chiefs and within the scope of
the bodies responsible for the transport infrastructure, especially through interviews with the
managers of the National Department of Transport Infrastructure in Brazil, as well as market
agents. The objective is to comparatively examine the interethnic relationships that have been
established in social situations configured by development projects that affect indigenous
peoples or parts of their populations, identifying common aspects and the dialogue structures
that are formed. The thesis initially presents the research design and the bureaucratic field of
transport infrastructure, and then focuses on understanding the complex network of social
interaction that is formed from road transport infrastructure undertakings. The research finds
that the transport infrastructure, more than engineering technique, constitutes the expression of
a macro-structural economic process, a fact verified both in Brazil and in Argentina. It verifies
that in both countries the approach to the indigenous issue in road constructions is based on a
concern with the environment and sustainable development. It notes that in Argentina the
specificity of the indigenous peoples and enterprises theme still does not compose a repertoire
of exclusive state analysis, as it happens in Brazil through a specific regulated item of
environmental licensing. In addition, it determines that in Brazil there are intervening actors
specialized in the indigenous issue whose opinion is decisive for the assessment of the situation
and the establishment of compensatory measures, which is not reproduced in Argentina.
Despite the nuances, it believes that in both countries the perspective of the indigenous issue in
these enterprises is still positioned in a similar way to what has been seen throughout history,
reproducing densifications do wich are hindrances, resulting from a diligent suppression
company. On the other hand, it accentuates the performance of social agents as dialogical
epistemic agents that act in the balance of asymmetries and highlights the proximity of the
Mbyá-Guarani with the roads as creative resistance, highlighting their agency in compensatory
negotiations. In its final considerations, the thesis proposes the need to build a sociology of
infrastructure, thinking about the multifaceted communication and interaction scenario
involved in road projects that affect indigenous communities. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El eje de investigación de esta tesis pasa por las situaciones sociales que se establecen cuando
los pueblos indígenas se ven afectados por proyectos de desarrollo de infraestructura de
transporte. Específicamente, son abordadas dos situaciones de proyectos de transporte que
impactaron al pueblo Mbyá-Guaraní en América Latina, a saber: la duplicación de la Carretera
Federal BR-116 en el estado de Rio Grande do Sul/Brasil y la construcción del nuevo puente
sobre el arroyo Cuña Pirú en la Ruta Provincial 7, en la provincia de Misiones/Argentina. El
trabajo se desarrolla por medio del método de Análisis Comparativo Cualitativo (QCA),
analizando y cotejando estos dos hechos sociales en países vecinos, a saber, Brasil y Argentina.
Se trata de una investigación exploratoria y cualitativa que adopta procedimientos técnicos de
estudio bibliográfico, documental y de campo, este último realizado en pueblos Mbyá-Guaraní
de ambos países por medio de entrevistas con sus jefes y en el ámbito de los órganos
responsables por la infraestructura del transporte, especialmente a partir de entrevistas con
gerentes del Departamento Nacional de Infraestructura de Transporte de Brasil, así como con
agentes de mercado. El objetivo es examinar comparativamente las relaciones interétnicas que
se han establecido en situaciones sociales configuradas por proyectos de desarrollo que afectan
a los pueblos indígenas o a parte de sus poblaciones, identificando aspectos comunes y las
estructuras de diálogo que se construyen a partir de ahí. La tesis presenta inicialmente el diseño
de investigación y el campo burocrático de la infraestructura de transporte, para posteriormente
comprender la compleja red de interacciones sociales que se forman a partir de los proyectos
de infraestructura de transporte por carreteras. La investigación revela que la infraestructura de
transporte, más que una técnica de ingeniería, constituye la expresión de un proceso económico
macroestructural, hecho verificado tanto en Brasil como en Argentina. Se comprueba también
que en ambos países el abordaje del tema indígena en las obras viales se basa en la preocupación
por el medio ambiente y el desarrollo sustentable. Se señala que en Argentina la especificidad
del tema pueblos indígenas y empresas aún se constituyó como un repertorio de análisis
exclusivo del Estado, como ocurre en Brasil a través de un ítem reglamentado específico de
licenciamiento ambiental. Además, se pone en evidencia que en Brasil existen actores
intervinientes especializados en el tema indígena cuya opinión es decisiva para el diagnóstico
de la situación y el establecimiento de medidas compensatorias, lo que no se observa en
Argentina. Pese a los matices, se cree que en ambos países la perspectiva de lo indígena en
estos proyectos se sigue posicionando de manera similar a lo visto a lo largo de la historia,
reproduciendo densificaciones de obstaculos, producto de una diligente empresa de represión.
Por otro lado, se acentúa la actuación de los agentes sociales como agentes epistémicos
dialógicos que actúan en el equilibrio de las asimetrías y se destaca la proximidad de los MbyáGuaraní con los caminos como resistencia creadora, destacando su agencia en las negociaciones
compensatorias. En sus consideraciones finales, la tesis propone la necesidad de construir una
sociología de la infraestructura, considerando el escenario multifacético de comunicación e
interacción que implican los proyectos viales que afectan a las comunidades indígenas. | pt_BR |
dc.contributor.email | meirecris1973@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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