http://repositorio.unb.br/handle/10482/44517
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_HelgaValériadeLimaSouza.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Encontros entre os paradoxos pedagógicos e as utopias tecnológicas na práxis docente na modalidade EJA |
Autor(es): | Souza, Helga Valéria de Lima |
Orientador(es): | Sousa, Carlos Alberto Lopes de |
Assunto: | Educação de jovens e adultos Professores - avaliação Tecnologia da informação e da comunicação Práxis docente |
Data de publicação: | 15-Ago-2022 |
Data de defesa: | 16-Mai-2022 |
Referência: | SOUZA, Helga Valéria de Lima. Encontros entre os paradoxos pedagógicos e as utopias tecnológicas na práxis docente na modalidade EJA. 2022. 222 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A presente tese “Encontros entre os paradoxos pedagógicos e as utopias tecnológicas na práxis docente na modalidade EJA”, tem como como objetivo geral compreender criticamente as enunciações discursivas dos (as) professores (as) atuantes na modalidade EJA, ofertada via sistema on-line, em condições históricas dadas — antes e durante o ano pandêmico de 2020 —, ocasionado pela Covid-19, traços correspondentes modelos de práxis desenvolvidas quando atuando em seus contextos. Como objetivos específicos estipulou-se saber: Conhecer o perfil do conjunto dos (as) professores (as) atuantes na modalidade EJA, ofertada via sistema on-line, antes e durante o ano pandêmico de 2021, quando atuando no sistema educacional brasileiro; Conhecer, a partir dos traços indicativos presentes nas enunciações dos sujeitos da pesquisa, informações sobre a posse ou utilização de equipamentos para o trabalho docente na modalidade EJA, ofertada via sistema on-line, antes e durante o ano pandêmico de 2021; Compreender o processo histórico normativo da modalidade EJA, e o histórico normativo de inserção das Tics na oferta da modalidade EJA; Identificar a presença, ou ausência, de teóricos norteadores da área da educação no desenvolvimento dos planejamentos e das atividades desenvolvidas por professores e professoras atuantes na modalidade EJA, ofertada via sistema on-line, antes e durante o ano pandêmico de 2021.Identifcar percepções e ações correspondentes aos conceitos de temaproblema, situação-limite e inédito-viável desenvolvidas por professores e professoras atuantes na modalidade EJA, ofertada via sistema on-line, antes e durante o ano pandêmico de 2021, junto à comunidade escolar. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com a participação de 77 sujeitos, organizados a partir de suas localidades, constituindo 12 conjuntos identificados como: BA, CE, DF, GO, MG, MT, PA, PB, PE, RJ, RS, e SP. Para a geração de dados foi elaborado um questionário, em versão impressa e posterior versão on-line; Sequencialmente à análise dos dados gerados via questionário, houve o desenvolvimento de sete entrevistas individuais, com professores (as) integrantes dos grupos e a triangulação dos dados. Como referencial teórico: Vásquez (2011), com destaque para suas análises e conceituações sobre práxis social, práxis política, e o conceito de homem comum; Paulo Freire (2001, 2018), com suas análises sobre o professor (a) como ser político e suas conceituações de leitura do mundo, conscientização, situação- limite e inédito-viável; Trivifos (1987) para a elaboração e aplicação dos questionários, entrevistas e triangulação de dados; e Pêcheux (1995) para análise de discursos. Como questão de pesquisa: quais são as enunciações discursivas dos(as) professores(as), atuantes na modalidade EJA, ofertada via sistema on-line antes e durante o ano pandêmico de 2020, e quais os traços das suas práxis social e política? Como se constituem as formações discursivas com traços de assujeitamento às ideologias dominantes, oscilações e posicionamentos críticos, conforme enunciados dos(as) professores(as)? Em conclusão, destaca-se que os (as) professores (as) atuantes no sistema educacional apresentam, em suas enunciações e atividades práticas, indicativos correspondentes ao conceito de práxis social, política e do homem comum — de acordo com seu grau de conscientização e leitura do mundo; apresentaram em seus discursos um alto padrão de percepção relativo à ocorrência de temas- problemas e situações-limites, realizando, em alguns graus, ações ora próximas, ora correspondentes ao conceito de inédito-viável. Ademais, suas formações discursivas são oscilantes em relação à EJA no sistema on-line, em contextos escolares e realidades sócio- históricas desafiadoras. |
Abstract: | The present thesis “Encounters between pedagogical paradoxes and technological utopias in teaching praxis in the EJA modality”, has the general objective of critically understanding the discursive identification enunciations of the teachers working in the EJA modality, offered via the online system. line, in given historical conditions — before and during the pandemic year of 2020 —, caused by Covid19, traces corresponding to models of praxis developed when working in their school contexts. As specific objectives, it was stipulated to know: To know the profile of the set of teachers working in the EJA modality, offered via the online system, before and during the pandemic year of 2021, when working in the Brazilian educational system; Knowing, from the indicative traits present in the research subjects' statements, information about the possession or use of equipment for teaching work in the EJA modality, offered via the online system, before and during the 2021 pandemic year; Understand the normative historical process of the EJA modality, and the normative history of insertion of ICTs in the offer of the EJA modality; Identify the presence, or absence, of guiding theorists in the area of education in the development of plans and activities developed by teachers working in the EJA modality, offered via the online system, before and during the pandemic year of 2021. Identify perceptions and actions corresponding to the concepts of theme-problem, limit-situation and unprecedented-feasible developed by teachers working in the EJA modality, offered via the online system, before and during the 2021 pandemic year, together with the school community. Qualitative research was developed, with the participation of 77 subjects, organized from their locations, constituting 12 groups identified as: BA, CE, DF, GO, MG, MT, PA, PB, PE, RJ, RS, and SP. For data generation, a questionnaire was prepared, in print and later on-line; Following the analysis of the data generated via the questionnaire, seven individual interviews were carried out with teachers who were part of the groups and the triangulation of the data. As a theoretical reference: Vasquez (2011), with emphasis on his analyzes and conceptualizations on social praxis, political praxis, and the concept of the common man; Paulo Freire (2001, 2018), with his analyzes of the teacher (a) as a political being and his concepts of reading the world, awareness, limit-situation and unprecedented-viable; Trivifios (1987) for the elaboration and application of questionnaires, interviews and data triangulation; and Pécheux (1995) for discourse analysis. As a research question: what are the discursive enunciations of teachers, working in the EJA modality, offered via the online system before and during the pandemic year 2020, and what are the traits of their social and political praxis? How are the discursive formations with traces of subjection to dominant ideologies, oscillations and critical positions constituted, as enunciated by the teachers? In conclusion, it is highlighted that the teachers working in the educational system present, in their utterances and practical activities, indicatives corresponding to the concept of social, political and common man praxis — according to their level of awareness and world reading; presented in their speeches a high standard of perception regarding the occurrence of themes-problems and limitsituations, performing, in some degrees, actions that are sometimes close, sometimes corresponding to the concept of unprecedented-viable. Furthermore, their discursive formations are oscillating in relation to EJA in the online system, in school contexts and challenging socio-historical realities. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.