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Título: Design da informação nas práticas informacionais da leitura digital : estudo de caso no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Autor(es): Bertoldo, Fernanda Rodrigues
E-mail do autor: fernandabertoldo@gmail.com
Orientador(es): Kafure Muñoz, Ivette
Coorientador(es): Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Assunto: Práticas informacionais
Leitura
Informação digital
Design da informação
Data de publicação: 15-Ago-2022
Referência: BERTOLDO, Fernanda Rodrigues. Design da informação nas práticas informacionais da leitura digital: estudo de caso no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. 2022. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília. 2022.
Resumo: Esta dissertação analisa as práticas informacionais em contextos digitais, abordando de forma mais detalhada as práticas envolvidas na leitura da informação digital. O objetivo geral é investigar qual o impacto do design da informação nas práticas informacionais da leitura digital em um segmento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A abordagem adotada é, predominantemente, qualitativa com característica descritiva, a partir da realização de entrevistas e amostragem intencional não probabilística. Desse modo, foi realizada revisão de literatura em trabalhos e obras relacionados às práticas informacionais, à leitura da informação digital e ao design da informação. Entrevistas semiestruturadas com 18 participantes também foram realizadas no intuito de observar a implicação dos diferentes contextos nas práticas informacionais dos entrevistados, bem como as reações e experiências dos participantes diante de duas diferentes representações de um mesmo conteúdo, que tratou sobre tema relacionado à saúde e bem-estar. Fatores como a velocidade e o volume de informações são abordados como parte do cenário contemporâneo que contempla telas para acesso à informação, tanto para relações e tarefas pessoais da vida cotidiana como para relações de trabalho. Nessas circunstâncias, a leitura mais superficial e fragmentada foi uma prática identificada de forma recorrente, na bibliografia examinada. Os resultados das entrevistas, assim como a literatura investigada, também indicam que a informação representada a partir do uso de técnicas do design da informação, especialmente com a utilização de elementos visuais, contribui para o estímulo da leitura e para a atração da atenção do leitor da informação no meio digital.
Abstract: This master dissertation analyzes informational practices in digital contexts, approaching in more detail the practices involved in reading digital information. The general objective is to investigate the impact of information design on informational practices of digital reading in a segment of the Court of Justice of the Federal District and Territories. The approach adopted is predominantly qualitative with a descriptive characteristic, based on interviews and nonprobabilistic intentional sampling. Thus, a literature review was conducted on bibliographic materials related to informational practices, reading digital information and information design. Semi-structured interviews with eighteen participants were also conducted in order to observe the implication of different contexts in the informational practices of the interviewees, as well as the reactions and experiences of the participants in the face of two different representations of the same content, which dealt with a topic related to health and wellness. Factors such as the speed and volume of information are addressed as part of the contemporary scenario that includes screens for accessing information, both for relationships and personal tasks of everyday life and for work relationships. In these circumstances, the most superficial and fragmented reading was a practice identified in a recurrent way, in the bibliography examined. The results of the interviews, as well as the literature investigated, also indicate that the information represented through the use of information design techniques, especially with the use of visual elements, contributes to the stimulation of reading and to the attraction of the reader's attention of information in the digital environment.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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