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Título: Ciências e desigualdade de gênero : experiências de pesquisadoras da área da física em laboratórios de pesquisa
Autor(es): Silva, Gabriella Dourado da
E-mail do autor: gabriella.dourados@gmail.com
Orientador(es): Neves, Fabrício Monteiro
Assunto: Relações de gênero
Laboratórios científicos
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Mulheres - condições sociais
Data de publicação: 17-Ago-2022
Referência: SILVA, Gabriella Dourado da. Ciências e desigualdade de gênero: experiências de pesquisadoras da área da física em laboratórios de pesquisa. 2022. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral da presente pesquisa é compreender as relações de gênero que se desenvolvem em laboratórios da área da física, levando em conta as experiências relatadas por pesquisadoras nos mais diversos eventos vivenciados por elas nesses espaços. Os estudos sobre gênero e ciência têm mostrado que nos dias atuais as mulheres participam ativamente do cenário científico brasileiro, no entanto, apesar dos avanços, ainda estão subrepresentadas em determinadas áreas do conhecimento. Na física, interesse deste estudo, a quantidade de mulheres é significativamente inferior à quantidade de homens. Por outro lado, os estudos de laboratório têm destacado a posição central que os laboratórios ocupam no meio científico, tendo em vista que são neles que as descobertas científicas acontecem. Diante desse contexto, é importante analisar como se desenvolvem as relações de gênero em um ambiente cientificamente valorizado e em uma área do conhecimento marcada pela segregação de gênero, como a física. Para apreender o objeto de pesquisa em questão, foi utilizada uma abordagem multimétodo. Isto é, no primeiro momento, foram acessados dados do sistema brasileiro de ciência e tecnologia e aplicados questionários para desenvolver uma ideia mais ampliada das experiências de gênero nos laboratórios. O questionário desenvolvido foi aplicado em um grupo de 154 físicas, que são pesquisadoras/docentes em instituições de ensino superior que possuem programas de pós-graduação em física com nota 7, de acordo com a avaliação quadrienal da CAPES de 2013 à 2016. Ao todo, foram obtidas 55 respostas válidas, um pouco mais de um terço do universo selecionado. No segundo momento, para apreender a dimensão qualitativa do objeto de pesquisa, foram realizadas e analisadas cinco entrevistas em profundidade com pesquisadoras da área da física. A intenção foi resgatar as histórias de vida delas em laboratórios de pesquisa para entender a influência que as relações de gênero tiveram em suas experiências nesses ambientes. Os resultados trazem evidências de que as mulheres que escolhem seguir carreira na física passam por uma série de obstáculos em laboratórios de pesquisa e enfrentam a falta de reconhecimento de seus colegas homens. Este trabalho, portanto, traz importantes contribuições para a discussão sobre equidade de gênero nas ciências.
Abstract: The general objective of this research is to understand the gender relations that develop in physics laboratories, taking into account the experiences reported by researchers in the most diverse events they experience in these spaces. Studies of gender and science have shown that nowadays women actively participate in the Brazilian scientific scenario, however, despite advances, they are still underrepresented in certain areas of knowledge. In physics, the interest of this study, the number of women is significantly lower than the number of men. On the other hand, laboratory studies have highlighted the central position that laboratories occupy in the scientific environment, given that it is in them that scientific discoveries take place. In view of this context, it is important to analyze how gender relations develop in a scientifically valued environment and in a science marked by gender segregation, such as physics. To apprehend the research object in question, a multi-method approach was used. That is, at first, data from the Brazilian science and technology system were accessed and questionnaires were applied to develop a broader idea of gender experiences in the laboratories. The questionnaire developed was applied to a group of 154 physicists, who are researchers/professors in higher education institutions that have graduate programs in physics with grade 7, according to the CAPES four-year evaluation from 2013 to 2016. In all, 55 valid responses were obtained, a little more than a third of the selected universe. In the second moment, to apprehend the qualitative dimension of the research object, five in-depth interviews were carried out and analyzed with researchers in the field of physics. The intention was to rescue their life stories in research laboratories to understand the influence that gender relations had on their experiences in these environments. The results provide evidence that women who choose to pursue a career in physics face a series of obstacles in research laboratories and face a lack of recognition from their male colleagues. This work, therefore, makes important contributions to the discussion on gender equity in the sciences.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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