Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rennó Junior, Lucio Remuzat | - |
dc.contributor.author | Pereira, Antonio Kevan Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T21:28:54Z | - |
dc.date.available | 2022-08-17T21:28:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-31 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Antonio Kevan Brandão. Executivo e legislativo nos municípios: uma análise da produção legal em capitais brasileiras. 2022. 156 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44550 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as relações entre os poderes Executivo e Legislativo na produção
legal no âmbito dos municípios brasileiros. Delimitando doze capitais, a saber, São PauloSP, Salvador-BA, Fortaleza-CE, Belo Horizonte-MG, Manaus-AM, Curitiba-PR, RecifePE, Porto Alegre-RS, Campo Grande-MS, João Pessoa-PB, Aracaju-SE e Vitória-ES,
procura-se investigar mais especificamente o desempenho dos prefeitos na atividade
legislativa. Considerando o debate da ciência política sobre o arranjo institucional
estabelecido pela Constituição Federal de 1988, verifica-se que também foram conferidas
amplas prerrogativas legislativas ao Executivo municipal. Todavia, em decorrência da
autonomia concedida pelo próprio texto constitucional, existem peculiaridades no que
tange aos elementos institucionais que dizem respeito ao processo legislativo no contexto
local. Desse modo, almeja-se compreender, levando em conta as variações existentes,
como se dá a participação do Executivo na produção legal dos municípios e quais fatores
favorecem o seu desempenho nessa atividade. Com amparo na literatura especializada,
delimita-se como variáveis independentes os poderes de agenda, as regras do processo
decisório no Legislativo e o apoio político no parlamento. Tomando as primeiras,
classificam-se os municípios de acordo com as suas características institucionais, pelo
que se constata que em alguns casos os poderes de agenda são mais concentrados que em
outros, e que o processo decisório é centralizado em todas as capitais. Para avaliar o
desempenho dos prefeitos, recorre-se a uma pesquisa empírica no formato de painel, onde
se apresenta a quantidade de proposições iniciadas pelos governos entre os anos de 2013
e 2020, o que corresponde a duas legislaturas. Considerando o cenário político, analisamse os resultados de cada período, indicando as taxas de sucesso percentual que
representam o número de projetos que se transformam em leis em relação ao total
submetido. Os achados confirmam a hipótese de que, assim como no plano federal, os
chefes do Executivo municipal aprovam a maior parte dos projetos enviados às Câmaras,
porém não se denotou na presente investigação taxas de sucesso mais elevadas onde os
prefeitos dispõem de poderes de agenda mais concentrados. Ao final, salienta-se o peso
do fator institucional, mas também se destaca o impacto de variáveis políticas que se
inserem nas relações entre os poderes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Executivo e legislativo nos municípios : uma análise da produção legal em capitais brasileiras | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Municípios - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo legislativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção legal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work analyzes the relationship between the Executive and Legislative powers in
legal production within Brazilian municipalities. Delimiting twelve capitals, namely, São
Paulo-SP, Salvador-BA, Fortaleza-CE, Belo Horizonte-MG, Manaus-AM, Curitiba-PR,
Recife-PE, Porto Alegre-RS, Campo Grande-MS, João Pessoa- PB, Aracaju-SE and
Vitória-ES, seeks to investigate more specifically the performance of mayors in the
legislative activity. Considering the political science debate on the institutional
arrangement established by the Federal Constitution of 1988, it appears that extensive
legislative prerogatives were also conferred on the municipal Executive. However, as a
result of the autonomy granted by the constitutional text itself, there are peculiarities with
regard to institutional elements that concern the legislative process in the local context.
In this way, the aim is to understand, taking into account the existing variations, how the
Executive is involved in the legal production of municipalities and which factors favor its
performance in this activity. Based on the specialized literature, the agenda powers, the
rules of the decision-making process in the Legislative and the political support in the
Parliament are defined as independent variables. Taking the former, municipalities are
classified according to their institutional characteristics, which shows that in some cases
agenda powers are more concentrated than in others, and that the decision-making process
is centralized in all capitals. To assess the performance of mayors, empirical research is
used in the form of a panel, which presents the number of proposals initiated by
governments between the years 2013 and 2020, which corresponds to two legislatures.
Considering the political scenario, the results of each period are analyzed indicating the
percentage success rates that represent the number of projects that become laws in relation
to the total submitted. The findings confirm the hypothesis that, just as at the federal level,
the heads of the municipal Executive approve most of the projects sent to the chambers,
but this investigation did not show higher success rates where mayors have more
concentrated agenda powers. At the end, the weight of the institutional factor is
highlighted, but the impact of political variables that are inserted in the relations between
the powers is also highlighted. | pt_BR |
dc.contributor.email | kevanbrandao@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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