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dc.contributor.advisorAlmarza, Sara-
dc.contributor.authorGuerra, Geise Bernadelli-
dc.date.accessioned2022-08-18T19:42:17Z-
dc.date.available2022-08-18T19:42:17Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.date.submitted2022-04-14-
dc.identifier.citationGUERRA, Geise Bernadelli. Colcha de retalhos: memória e literatura oral na música caipira. 2022. 165 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44577-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA música é um dos exercícios de memória da cultura caipira, que resiste e se perpetua ressignificando-se algumas de suas configurações e suas formas de inserção na sociedade. A presente tese percorre as mais significativas representações do caipira e sua construção no imaginário popular; analisa a poesia das canções como expressões da literatura oral popular brasileira e os mais variados temas como registros históricos de costumes e locais; apresenta os causos, as prosas e a viola como exercícios de memória da cultura caipira, comprovando sua resistência e permanência, culminando em sua configuração atual. O ser caipira hoje é uma identidade cultural ligada a aspectos socioculturais de constituição dos sujeitos, sobretudo por identificação da memória afetiva, laços parentais e por sua relação com a natureza.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleColcha de retalhos : memória e literatura oral na música caipirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica caipirapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura oralpt_BR
dc.subject.keywordCultura popularpt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - crítica, interpretação, etcpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Music is one of the memory traditions of the caipira culture, that resists and perpetuates re-signifying some of its configurations and forms of insertion in society. This dissertation goes through the most significant caipira representations and its construction in the popular imagination; analyzes the poetry in songs as expressions of Brazilian oral popularliterature and the varied themes as historical registries of costumes and locations; presents cases, conversations and the viola (traditional instrument) as memory exercises of caipira culture, proving its resistance and permanence, culminating it its current configuration. The caipira being today is a cultural identity linked to socio-cultural aspects on the constitution of subjects, especially by identifying the affective memory, parental ties and their relationship with nature.pt_BR
dc.contributor.emailgeisinha@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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