Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar | - |
dc.contributor.author | Porto, Franco de Salles | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-22T20:41:02Z | - |
dc.date.available | 2022-08-22T20:41:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-15 | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Franco de Salles. A Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de professores de Ciências Naturais. 2022. 193 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44615 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe-se que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada
àqueles e àquelas que não tiveram a oportunidade de acesso à educação formal enquanto
crianças e adolescentes. A EJA é um direito conquistado a partir de duras lutas da
sociedade civil organizada com o objetivo de garantir uma educação emancipatória
ajustada aos interesses e à realidade dessa parcela da população. Nesse sentido, a presente
tese foi motivada pelo interesse em analisar qual a importância e o sentido que vem sendo
dado à formação inicial de educadores de Ciências Naturais para atuarem com os jovens
e adultos que (re)ingressam aos bancos escolares e que fazem parte da classe trabalhadora
brasileira. Deste modo, o estudo apresenta, em duas etapas investigativas: (I) as
concepções de licenciandos em Ciências Naturais a respeito da EJA; (II) as maneiras
como os cursos de licenciaturas em Ciências Naturais existentes no Brasil vêm
concebendo a formação docente na modalidade no contexto dos seus Projetos Políticos
Pedagógicos (PPP). Como aporte teórico e metodológico, ambos estudos, de abordagem
qualitativa, se pautaram nas obras de Paulo Freire e demais autores que perfilham uma
Educação crítica e transformadora, com perspectivas de ensino mais humano e
emancipador. Na segunda etapa, acrescentamos as bases conceituais da
interdisciplinaridade, discutida e analisada no âmbito dos PPP à luz do materialismo
histórico-dialético. Os dados da primeira investigação foram construídos por meio de
questionários e registros de relatos referentes a 17 licenciandos. Os resultados sinalizam
fragilidades do curso e o desconhecimento dos estudantes sobre a realidade social da EJA,
comprometendo a articulação entre teoria e prática, e a qualidade de ensino na
modalidade. Na segunda etapa foram reunidos 56 PPP referentes a 72 cursos de
Licenciatura em Ciências Naturais, equivalendo a 83% dos cursos existentes no país. Os
dados apontam que somente 26 cursos contemplam a EJA na matriz curricular, e desses,
apenas nove propõem, nas ementas, ações interdisciplinares para o ensino de Ciências
voltadas às necessidades sociais da população, de modo a proporcionar a transformação
da realidade dos jovens e adultos. Com base nos resultados obtidos, apresentamos uma
proposta como possível recurso orientador dos projetos curriculares, atribuídos à
formação inicial de educadores de Ciências para a EJA. A estrutura da proposta se
encontra apoiada nas estratégias da dinâmica didático-pedagógica dos Três Momentos
Pedagógicos articulada aos princípios freireanos para um ensino baseado na realidade,
via investigação, diálogo e problematização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de professores de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências naturais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciatura em Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is known that Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality aimed at those
who did not have the opportunity to access formal education as children and adolescents.
EJA is a right conquered from the hard struggles of organized civil society with the aim
of guaranteeing an emancipatory education adjusted to the interests and reality of this part
of the population. In this sense, the present thesis was motivated by the interest in
analyzing the importance and the meaning that has been given to the initial training of
Natural Science educators to work with young people and adults who (re)enter the school
benches and who are part of the Brazilian working class. In this way, the study presents,
in two investigative stages: (I) the conceptions of natural sciences undergraduates
regarding EJA; (II) the ways in which the degree courses in Natural Sciences existing in
Brazil have been conceiving teacher training in the modality in the context of their
Pedagogical Political Projects (PPP). As a theoretical and methodological reference, both
studies, with a qualitative approach, were based on the works of Paulo Freire and other
authors who defend a critical and transforming education, with perspectives of more
humane and emancipating teaching. In the second stage, we add the conceptuais bases of
interdisciplinarity, discussed and analyzed within the PPP in the light of historicaldialectical materialism. The data from the first investigation were constructed using
questionnaires and records of reports referring to 17 undergraduates. The results indicate
weaknesses in the course and the students' lack of knowledge about the social reality of
EJA, compromising the articulation between theory and practice, and the quality of
teaching in the modality. In the second stage, 56 PPPs were gathered referring to 72
Degree courses in Natural Sciences, equivalent to 83% of the existing courses in the
country. The data show that only 26 courses include EJA in the curriculum, and of these,
only nine propose interdisciplinary actions for the teaching of Sciences aimed at the social
needs of the population, in order to provide the transformation of the reality of young
people and adults. Based on the results obtained, we present a proposal as a possible
guiding resource for curricular projects, attributed to the initial training of Science
educators for EJA. The structure of the proposal is supported by the strategies of the
didactic-pedagogical dynamics of the Three Pedagogical Moments articulated to the
Freirean principles for a teaching based on reality, via investigation, dialogue and
problematization. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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