Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44659
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucianaSilvaCavalcante.pdf7,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcanti, Eduardo Luiz Dias-
dc.contributor.authorCavalcante, Luciana Silva-
dc.date.accessioned2022-08-31T21:42:02Z-
dc.date.available2022-08-31T21:42:02Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.date.submitted2022-05-16-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Luciana Silva. Contação de histórias: uma forma lúdica de promoção do letramento científico. 2022. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44659-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como foco estudar as contribuições que a contação de histórias pode trazer para a promoção do letramento científico. Acredita-se que as histórias sejam um meio lúdico de abordar conceitos de ciências, de forma a estimular o letramento científico eas múltiplas inteligências em crianças. Para isso, foram criadas histórias infanto-juvenis com conceitos científicos. Por conta do ensino remoto as mesmas foram postadas em um canal do YouTube, intitulado “Professora Maravilha”. As aulas foram apresentadas na forma de uma sequência didática com a temática água. As histórias contadas foram: “Do que tudo é feito?”, “De que as nuvens são formadas?”, “Por que os cheiros se espalham com facilidade?”, “Os super poderes da água”. As histórias foram apresentadas para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental tanto presencialmente, como remotamente. A pesquisa tem um efeito qualitativo. A análise dos resultados foi feita por meio de um roteiro de reconto da história. Nos roteiros dos recontos, as perguntas foram divididas em três categorias: a primeira sobre as emoções promovidas pela contação de histórias, a segunda sobre os conceitos abordados nas histórias e a terceira sobre a aplicação desses conceitos na vida cidadã de cada um. Os resultados forma analisados em nuvens de palavras, desenhos e relatos dos alunos.Dos resultados, pode-se inferir o quanto a contação de histórias, além de promover o letramento científico, também é capaz de trabalhar com as emoções, estimulando as múltiplas inteligências.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContação de histórias : uma forma lúdica de promoção do letramento científicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordContação de históriaspt_BR
dc.subject.keywordLetramento científicopt_BR
dc.subject.keywordMúltiplas inteligênciaspt_BR
dc.subject.keywordYouTubept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work focuses on studying the contributions that storytelling can bring to the promotion of scientific literacy. Stories are believed to be a playful way of approaching science concepts, in order to stimulate scientific literacy and stimulate multiple intelligences in children. For this, children’s stories were created with scientific concepts. Due to remote teaching, they were posted on a YouTube channel, titled “ProfessoraMaravilha”. The classes werw presented in the form of a didactic sequence with the theme of water. The stories told were: “What is everything made of?”, “What are clouds made of?”, “Why do smells spread easily?”, “The super powers of water”. The stories were presented to 4th grade elementary school studentes both in person and remotely. Research has a qualitative effect. The analysis of the results was done through a story retelling script. In the retelling scripts, the questions were divided in to three categories: the first about the emotions promoted by storytelling, the second about the concepts covered in the stories and the third about the application of these concepts in the citizen’s life of each one. The results were analyzed in word clouds, drawings and student reports. From the results, it can be inferred how much storytelling, in addition to promoting scientific literacy, is also capable of working with emotions, stimulating multiple intelligences.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.