Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Luciana Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T21:42:02Z | - |
dc.date.available | 2022-08-31T21:42:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-16 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Luciana Silva. Contação de histórias: uma forma lúdica de promoção do letramento científico. 2022. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44659 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como foco estudar as contribuições que a contação de histórias pode trazer
para a promoção do letramento científico. Acredita-se que as histórias sejam um meio lúdico
de abordar conceitos de ciências, de forma a estimular o letramento científico eas múltiplas
inteligências em crianças. Para isso, foram criadas histórias infanto-juvenis com conceitos
científicos. Por conta do ensino remoto as mesmas foram postadas em um canal do YouTube,
intitulado “Professora Maravilha”. As aulas foram apresentadas na forma de uma sequência
didática com a temática água. As histórias contadas foram: “Do que tudo é feito?”, “De que as
nuvens são formadas?”, “Por que os cheiros se espalham com facilidade?”, “Os super poderes
da água”. As histórias foram apresentadas para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental tanto
presencialmente, como remotamente. A pesquisa tem um efeito qualitativo. A análise dos
resultados foi feita por meio de um roteiro de reconto da história. Nos roteiros dos recontos, as
perguntas foram divididas em três categorias: a primeira sobre as emoções promovidas pela
contação de histórias, a segunda sobre os conceitos abordados nas histórias e a terceira sobre a
aplicação desses conceitos na vida cidadã de cada um. Os resultados forma analisados em
nuvens de palavras, desenhos e relatos dos alunos.Dos resultados, pode-se inferir o quanto a
contação de histórias, além de promover o letramento científico, também é capaz de trabalhar
com as emoções, estimulando as múltiplas inteligências. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Contação de histórias : uma forma lúdica de promoção do letramento científico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento científico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Múltiplas inteligências | pt_BR |
dc.subject.keyword | YouTube | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work focuses on studying the contributions that storytelling can bring to the promotion of
scientific literacy. Stories are believed to be a playful way of approaching science concepts, in
order to stimulate scientific literacy and stimulate multiple intelligences in children. For this,
children’s stories were created with scientific concepts. Due to remote teaching, they were
posted on a YouTube channel, titled “ProfessoraMaravilha”. The classes werw presented in the
form of a didactic sequence with the theme of water. The stories told were: “What is everything
made of?”, “What are clouds made of?”, “Why do smells spread easily?”, “The super powers
of water”. The stories were presented to 4th grade elementary school studentes both in person
and remotely. Research has a qualitative effect. The analysis of the results was done through a
story retelling script. In the retelling scripts, the questions were divided in to three categories:
the first about the emotions promoted by storytelling, the second about the concepts covered in
the stories and the third about the application of these concepts in the citizen’s life of each one.
The results were analyzed in word clouds, drawings and student reports. From the results, it can
be inferred how much storytelling, in addition to promoting scientific literacy, is also capable
of working with emotions, stimulating multiple intelligences. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|