Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Menezes, Rafael Terra de | - |
dc.contributor.author | Machado, Anaely da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T21:44:27Z | - |
dc.date.available | 2022-08-31T21:44:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Anaely da Silva. Essays on economics of education: higher education accountability and major-job match returns. 2022. x, 112 f., il. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44663 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese possui dois artigos independentes em economia da educação superior. O primeiro artigo estima o impacto do processo de avaliação sobre a oferta e a qualidade do ensino superior
brasileiro. Exploramos um experimento natural que consiste na adoção de um sistema de avaliação
para os cursos de graduação no Brasil - conhecido como SINAES - implementado pelo Ministério da
Educação em 2004. A regra de atribuição de notas permite aplicar o método de regressão descontínua. Nós testamos a sensibilidade dos cursos ao reforço negativo, como, por exemplo, punições
no caso em que uma nota mínima não é alcançada. Também testamos se os administradores dos
cursos buscam aumentar a nota com o intuito de promover o curso e atrair estudantes. Nossos
resultados mostram que os administradores respondem ao risco de punição alcançando resultados
melhores na próxima avaliação, mas não podemos afirmar se buscam notas maiores com o intuito
de fazer propaganda e aumentar o número de matrículas. O segundo artigo avalia a aderência dos
cursos de graduação às ocupações e seu efeito sobre o mercado de trabalho. Primeiro, associamos
cada área de estudo às ocupações diretamente relacionadas. Em seguida, utilizamos um modelo
pré-treinado de processamento de linguagem natural (PNL) sobre a descrição de atividades das
ocupações na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), permitindo mapear a distância entre
cada par de ocupações. Combinando estes dois passos, nós contabilizamos a similaridades entre a
principal ocupação associada a cada área de estudo e as demais ocupações como nosso indicador
de aderência entre o curso e a ocupação. Nós utilizamos este indicador para estimar o efeito da
aderência do curso à ocupação sobre os retornos no mercado de trabalho para um grupo de trabalhadores que graduaram entre 2004 e 2006 no Brasil. Os resultados indicam que quanto maior
a aderência do curso à ocupação, maior o salário e menor a probabilidade de deixar o emprego.
Também exploramos efeitos heterogêneos: as estimativas mostram retornos salariais maiores para
mulheres, trabalhadores em ocupações que requerem o nível superior, empregados do setor privado
e graduados em áreas como Direito, Educação e letras, e Produção e engenharia. A inclusão da
variável de controle para a similaridades entre a experiência de trabalho anterior e a ocupação atual
não altera as principais conclusões do trabalho e apresenta evidências sobre o retorno positivo da
adequação da experiência de trabalho anterior ao trabalho atual. | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Essays on economics of education : higher education accountability and major-job match returns | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior - qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processamento de linguagem natural (NLP) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Tannuri-Pianto, Maria Eduarda | - |
dc.description.abstract1 | This thesis contains two independent essays on economics of higher education. The first one estimates the impact of accountability scores on Brazilian higher education outcomes. We explore a
natural experiment: the introduction of an accountability system for Brazilian undergraduate programs
named SINAES that was implemented by the Ministry of Education in 2004. The design of the evaluation system enables us to implement a regression discontinuity strategy. We test whether program
quality is sensitive to negative reinforcement, such as punishments imposed when a minimum threshold is not attained. We also test whether program administrators seek higher evaluation scores as a
form of advertisement to attract prospective students. Our results show that program administrators
respond to the threat of punishment by improving program quality in the next evaluation cycle, but
we cannot determine whether administrators seek higher grades in order to advertise their programs
and increase enrollments or to improve the quality and prestige of their programs. The second essay estimates the match between occupations and college majors and its effects on labor market
returns. Our major-job match index combines the direct association of each field of study to its closest occupations, and the similarity index between each pair of occupations based on the application
of a pre-trained natural language processing (NLP) model to the occupation task description. We
estimate the effects of major-job match on labor market returns up to 2018 for a cohort of Brazilian
graduates who completed an undergraduate program between 2004 and 2006. The results suggest
that the greater the major-job match, the higher the wage and the smaller the turnover. We also explore heterogeneous effects: the estimates show higher wage returns to major-job match for women,
workers in occupations that require the college degree, private sector employees and graduates in
fields such as Law, Education, Portuguese and foreign languages, and Production and engineering.
Controlling for on-the-job learning does not significantly change our main results but adds evidence
on the positive returns to matching the previous work experience to the current job. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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