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Título: Análise de vídeos do YouTube a respeito da elaboração de fluidos magnéticos
Outros títulos: Analysis of YouTube videos regarding the making of magnetic fluids
Autor(es): Souza, Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de
Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza
E-mail do autor: mailto:lauanda.stephany02@gmail.com
mailto:pcoppola@unb.br
Assunto: Fluidos magnéticos
Ensino de ciências
Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA)
Experimentação
Data de publicação: 28-Abr-2022
Editora: Faculty of Industry of the Federation of Industries of the State of Paraná (FIEP)
Referência: SOUZA, Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de; RODRIGUES, Priscilla Coppola de Souza. Análise de vídeos do YouTube a respeito da elaboração de fluidos magnéticos. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.4, p.31672-31685, abr. 2022. DOI 10.34117/bjdv8n4-583. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/47193. Acesso em: 02 set. 2022.
Resumo: Este trabalho teve como intuito analisar vídeos da plataforma YouTube, sob o olhar da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), que discorressem a respeito da temática de Fluidos Magnéticos (FM) ou, como são popularmente conhecidos, ferrofluidos, não obstante também quanto às nanopartículas que compõe os FM, visando assim a divulgação científica da temática e de suas diversas aplicações. Plataformas como esta são importantes, para a popularização de pesquisas e descobertas científicas. Além de demonstrarem como a tecnologia pode ser uma aliada no processo de ensinar ciências, destacando também a importância da experimentação para esse processo, tanto para os estudantes dos períodos regulares, quanto para a comunidade em geral, buscando modificar a ideia que a ciência só existe nas Universidades. Para tanto, foram feitas buscas na plataforma YouTube por vídeos que em seu título possuíssem as palavras “ferrofluidos” ou “fluidos magnéticos” e análises acerca da temática para entender o estado da arte da mesma e com a finalidade de encontrar possíveis equívocos conceituais nos vídeos. Infere-se que há carência de vídeos que contenham explicações completas e didáticas para que aconteça, de fato, a divulgação científica a respeito da temática e agreguem conhecimento dos espectadores, mostrando não somente a beleza dos fluidos, mas a sua funcionalidade. A partir dos equívocos encontrados, foi possível formular uma proposta de roteiro experimental para a aplicação em sala de aula, sejam elas presenciais ou virtuais, visando auxiliar o estudante na aprendizagem de conteúdos científicos e assim, dar o subsídio para que eles possam se interessar pela ciência.
Abstract: This paper aimed to analyze videos from YouTube platform, under the CTSA (Science, Technology, Society and Environment) approach, which discuss about the theme of Magnetic Fluids (FM) or, as they are popularly known, ferrofluids, notwithstanding also the nanoparticles that compose the FM, thus aiming at the scientific dissemination of the theme and its various applications. Platforms like this are important for the popularization of research and scientific discoveries. Besides showing how technology can be an ally in the process of teaching science, also highlighting the importance of experimentation for this process, both for students of regular periods, as well as for the community in general, seeking to change the idea that science exists only in Universities. To this end, searches were made on the YouTube platform for videos with the words "ferrofluid" or "magnetic fluids" in their titles, and analysis of the theme to understand the state of the art and to find possible conceptual misconceptions in the videos. It is inferred that there is a lack of videos that contain complete and didactic explanations so that, in fact, the scientific dissemination of the subject happens and add knowledge to the viewers, showing not only the beauty of fluids, but also their functionality. From the misconceptions found, it was possible to formulate a proposal for an experimental script to be applied in the classroom, whether face-to-face or virtual, in order to assist students in learning scientific content and thus provide a subsidy for them to become interested in science.
Licença: BRAZILIAN JOURNAL OF DEVELOPMENT - The BJD uses the Creative Commons CC BY license. Information about this license can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/. FONTE: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/about/privacy. Acesso em: 02 set. 2022.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-583
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