Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Galato, Dayani | - |
dc.contributor.author | Soares, Letícia Santana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T22:02:07Z | - |
dc.date.available | 2022-09-05T22:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-10 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Letícia Santana da Silva. Desenvolvimento de um serviço de atendimento farmacêutico para pacientes transplantados renais. 2022. 120 f., il. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44696 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias e Saúde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os serviços farmacêuticos constituem parte dos serviços de saúde que podem auxiliar
no aumento da efetividade e segurança dos tratamentos, em especial por focar no uso racional
e seguro dos medicamentos. O cuidado farmacêutico atua na prevenção e resolução de
problemas relacionados à farmacoterapia por meio de serviços destinados ao paciente,
família e comunidade com objetivo de garantir o uso racional de medicamentos, a promoção
da saúde e a prevenção de doenças. Esta tese tem como objetivo apresentar o processo de
implantação do serviço de atendimento farmacêutico na rotina da unidade ambulatorial na
Unidade de Transplante Renal do Hospital Universitário de Brasília – HUB, bem como
apresentar o perfil dos pacientes e de uso de medicamentos imunossupressores. A
metodologia deste trabalho divide-se em: estruturação do serviço e proposição de
indicadores, processo de implantação do atendimento farmacêutico e caracterização dos
pacientes. Os pacientes transplantados renais foram atendidos pelo serviço clínico provido
por farmacêutico que se baseia em cinco componentes principais: avaliação do acesso aos
medicamentos; da automedicação; da adesão; das crenças acerca do tratamento
farmacológico; e do aprazamento dos medicamentos à rotina do paciente, necessidades
identificadas anteriormente. Para a estruturação do serviço foram definidos os processos de
trabalho com base nas necessidades identificadas por estudo diagnóstico e acordado com a
equipe de saúde. Nesta etapa também foram desenvolvidos e adotados instrumentos para a
consulta farmacêutica (tabelas de monitoramento, tabela de aprazamento, BMQ e
BAASIS®), desenvolvidos materiais de apoio e definidos indicadores de estrutura, processo
e resultados. A partir da estruturação do serviço, realizado de forma presencial e por
teleatendimento, vimos que os pacientes atendidos possuíam medicamentos prescritos cujo
acesso seria via Sistema Único de Saúde (85%); quanto a automedicação, 45,7% dos
pacientes afirmam praticá-la, sendo observado principalmente o uso de medicamentos
isentos de prescrição, destacando-se a dipirona e o paracetamol; quanto a adesão 71,2% dos
pacientes são aderentes, e daqueles não aderentes, problemas com o atraso superior a 2 horas
foram os mais frequentes. Pouco mais da metade dos pacientes (52,3%) compreendiam as
necessidades da farmacoterapia imunossupressora ao mesmo tempo que possuíam poucas
preocupações. Observou-se que a maior preocupação dos pacientes era com os efeitos a longo
prazo. Quanto ao aprazamento, observou-se como maiores problemas o uso de
imunossupressores com alimentos, da prednisona longe das refeições e o não respeito do
intervalo entre doses. Ao se avaliar a complexidade dos tratamentos, observou-se em especial
que os pacientes diabéticos em uso de insulinas apresentam as maiores complexidades. O
menor grau de escolaridade esteve associado significativamente a adesão ao tratamento;
enquanto o maior número de medicamentos e ter feito diálise associou-se com as crenças.
Por meio do serviço de atendimento farmacêutico desenvolvido foi possível identificar e
intervir sobre problemas relacionados ao uso de medicamentos na população atendida e
desenvolver estratégias de cuidado juntamente com a equipe de saúde, uma vez que podem
promover o uso racional de medicamentos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um serviço de atendimento farmacêutico para pacientes transplantados renais | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of a pharmaceutical care service for kidney recipients | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transplante de órgãos, tecidos, etc. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rins - transplante | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência farmacêutica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medicamentos - utilização | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Cruvinel, Vanessa Resende Nogueira | - |
dc.description.abstract1 | Pharmaceutical services are part of health services that can help increase the
effectiveness and safety of treatments, especially by focusing on the rational and safe use of
medicines. Pharmaceutical care acts in the prevention and resolution of problems related to
pharmacotherapy through services aimed at the patient, family and community in order to
ensure the rational use of medicines, health promotion and disease prevention. This thesis
aims to present the process of implementing the pharmaceutical care service in the routine of
the outpatient unit at the Renal Transplant Unit of the Hospital Universitário de Brasília -
HUB, as well as to present the profile of patients and the use of immunosuppressive drugs.
The methodology of this work is divided into structuring the service and proposing
indicators, implementation process of pharmaceutical care and patient characterization.
Kidney transplant patients were treated by a clinical service provided by a pharmacist, which
is based on five main components: assessment of access to medication; of self-medication;
of accession; beliefs about pharmacological treatment; and the scheduling of medications to
the patient's routine. For the structuring of the service, the work processes were defined based
on the needs identified by a diagnostic study and agreed with the health team. In this stage,
instruments were also developed and adopted for pharmaceutical consultation (monitoring
tables, scheduling table, BMQ and BAASIS®), support materials were developed, and
structure, process and results indicators were defined. Based on the structuring of the service,
carried out in person and via teleservice, we saw that the patients attended had prescribed
drugs whose access would be via the Unified Health System (85%), as for self-medication,
45.7% of the patients claim to practice it , with the use of over-the-counter medications being
mainly observed, with emphasis on dipyrone and paracetamol, as for adherence, 71.2% of
patients are adherent, and of those who are not adherent, problems with a delay of more than
2 hours were the most frequent . Just over half of the patients (52.3%) understood the needs
of immunosuppressive pharmacotherapy while having few concerns. It was observed that the
biggest concern of the patients was with the long-term effects. As for the scheduling, the
main problems were the use of immunosuppressants with food, prednisone away from meals
and failure to respect the interval between doses. When evaluating the complexity of the
treatments, it was observed that diabetic patients using insulin present the greatest
complexities. The lowest level of education was significantly associated with adherence to
treatment, while the highest number of medications and having undergone dialysis were
associated with beliefs. Through the developed pharmaceutical care service, it was possible
to identify and intervene on problems related to the use of medicines in the population served
and to develop care strategies together with the health team, since it can promote the rational
use of medicines. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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