Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Daniel Pires | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Leonardo Lessa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T21:52:03Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T21:52:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-07 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Leonardo Lessa de. A interação entre transparência e participação para a satisfação com o serviço público: um estudo na Universidade Federal do Acre. 2022. 73 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44719 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo analisar a relação da transparência e da participação com a
satisfação, no uso dos serviços da Universidade Federal do Acre (UFAC), de acordo com a
percepção do beneficiário de políticas públicas. A teoria que aborda a transparência e a
participação, estuda esses temas dentro da perspectiva do gestor, dos órgãos de controle ou de
organismos internacionais, mas negligencia a ótica do principal beneficiário das políticas
públicas. Este estudo busca relacionar esses construtos e sua influência sobre a percepção da
satisfação dos discentes, levando em consideração o discente da UFAC. Para tanto, foi
realizada uma coleta de dados utilizando um instrumento de pesquisa, com 247 respondentes.
A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com a utilização de métodos
quantitativos. Foram empregadas a análise fatorial e a análise de regressão simples e múltipla.
Os resultados encontrados demonstraram que a transparência, a participação e a satisfação
estão significativa e positivamente associadas. Demonstrou também que a participação atuou
como variável mediadora na relação transparência, participação e satisfação. Observa-se que
esses construtos, transparência e participação, são complementares e que são importantes para
influenciar positivamente a percepção da satisfação do usuário de políticas públicas. Portanto,
analisar a relação desses construtos pode contribuir para que processos participativos
produzam resultado com ações do Estado; que a transparência não divulgue apenas resultados
das instituições, mas que informe o usuário da política pública sobre os serviços oferecidos e
como podem utilizá-los; que a política pública seja centrada nas necessidades e na realidade
do cidadão, de modo a afetar positivamente sua satisfação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A interação entre transparência e participação para a satisfação com o serviço público : um estudo na Universidade Federal do Acre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transparência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims to analyze the relationship between transparency and participation and
satisfaction, in the use of the services of the Federal University of Acre (UFAC), according to
the perception of the beneficiary of public policies. The theory that addresses Transparency
and Participation studies these themes from the perspective of the manager, control bodies or
international organizations that neglect the perspective of the main beneficiary of public
policies. This study seeks to relate these constructs, taking into account the perception of
UFAC students and their influence on students' perception of satisfaction. For that, a data
collection was carried out using a research instrument, with 247 respondents. The research is
characterized as exploratory and descriptive with the use of quantitative methods. Factor
analysis and simple and multiple regression analysis were used. The results found showed that
Transparency, Participation and Satisfaction are significantly and positively associated. It also
demonstrated that Participation acted as a mediating variable in the relationship between
Transparency, Participation and Satisfaction. It is observed that these constructs,
Transparency and Participation, are complementary and that they are important to positively
influence the perception of user satisfaction with public policies. Therefore, analyzing the
relationship between these constructs can contribute to participatory processes that produce
results with state actions, so that Transparency does not only disclose the results of the
institutions, but that informs the public policy user about the services offered and how they
can use them, that the public policy is centered on the needs and reality of the citizen,
positively affecting satisfaction. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El presente estudio tiene como objetivo analizar la relación entre la transparencia y la
participación y satisfacción, en el uso de los servicios de la Universidad Federal de Acre
(UFAC), según la percepción del beneficiario de las políticas públicas. La teoría que aborda la
Transparencia y la Participación estudia estos temas desde la perspectiva del gestor, órganos
de control u organismos internacionales que descuidan la perspectiva del principal
beneficiario de las políticas públicas. Este estudio busca relacionar estos constructos, teniendo
en cuenta la percepción de los estudiantes de la UFAC y su influencia en la percepción de
satisfacción de los estudiantes. Para eso, se realizó una recolección de datos mediante un
instrumento de investigación, con 247 encuestados. La investigación se caracteriza por ser
exploratoria y descriptiva con el uso de métodos cuantitativos. Se utilizaron análisis factorial
y análisis de regresión simple y múltiple. Los resultados encontrados mostraron que la
Transparencia, la Participación y la Satisfacción se asocian significativa y positivamente.
También demostró que la Participación actuó como variable mediadora en la relación entre
Transparencia, Participación y Satisfacción. Se observa que estos constructos, Transparencia
y Participación, son complementarios y que son importantes para influir positivamente en la
percepción de satisfacción de los usuarios con las políticas públicas. Por lo tanto, analizar la
relación entre estos constructos puede contribuir a procesos participativos que produzcan
resultados con las acciones estatales, de modo que la Transparencia no solo divulgue los
resultados de las instituciones, sino que informe al usuario de políticas públicas sobre los
servicios que ofrece y cómo puede utilizarlos. , que la política pública se centre en las
necesidades y realidad del ciudadano, incidiendo positivamente en su satisfacción. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|