Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44738
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProgramaInternacionalAvaliacao.pdf540,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Paulo Vinícius Pereira de-
dc.contributor.authorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.date.accessioned2022-09-08T22:50:58Z-
dc.date.available2022-09-08T22:50:58Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.citationLIMA, Paulo Vinícius Pereira de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. O programa internacional de avaliação de estudantes: a avaliação de matemática e o cenário brasileiro. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 11, n. 20, e70328, p. 1–22, 2022. DOI 10.5902/2318133870328. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/70328. Acesso em: 08 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44738-
dc.description.abstractO objetivo geral deste artigo, em que abordamos a caracterização do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa -, é caracterizar a avaliação de Matemática no âmbito deste Programa. Inicialmente, aborda-se, de maneira abrangente, um panorama do Pisa relativo aos seguintes aspectos: o que o Pisa investiga e de que maneira; os instrumentos para um bom resultado na avaliação; as notas atribuídas no Pisa e o espaço amostral de estudantes. Em seguida, tratamos da avaliação sobre a perspectiva da Matemática: como ela é analisada, como é constituída, a escala adotada para o exame e, posteriormente, apresentamos os resultados brasileiros sobre esse domínio. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa do tipo descritiva, pautada pela análise documental. Os principais resultados assinalaram a importância de compreender a avaliação para a constituição de uma educação equânime, mesmo quando o seu impacto na esfera pedagógica seja incipiente. Os resultados brasileiros apresentados em cada edição são insatisfatórios, demonstrando necessidade de melhorias desde a formação docente aos investimentos em educação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO programa internacional de avaliação de estudantes : a avaliação de matemática e o cenário brasileiropt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)pt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de programaspt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordODS 4 - Educação de qualidadept_BR
dc.subject.keywordObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)pt_BR
dc.rights.licenseRegae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional reconhecimento não comercial sem obra derivada. FONTE: https://periodicos.ufsm.br/regae/about. Acesso em: 08 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5902/2318133870328pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of this article, in which we approach the characterization of the International Student Assessment Program - Pisa -, is to characterize the Pisa Mathematics assessment. Initially, we presented a comprehensive overview of the Pisa regarding the following aspects: what the Pisa investigates and how, the instruments for a good result in the assessment, the grades attributed to the Pisa, and the sample size of students. Then, we deal with the assessment of the Mathematics approach, how it is analyzed, how it is constructed and the scale adopted for the exam, and, later, we present the Brazilian results in this domain. As a methodology, we used descriptive qualitative research, based on the technique of document analysis. The main results highlight the importance of understanding evaluation for the construction of equity education even when its impact on the pedagogical sphere is incipient.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6679-8439pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1455-6646pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.