Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Navarro, Rodrigo Diana | - |
dc.contributor.author | Dias, Thaís Vilas Boas | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T21:59:37Z | - |
dc.date.available | 2022-09-09T21:59:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-29 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Thaís Vilas Boas. Uso da aquaponia como ferramenta para o ensino em ciências. 2022. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44745 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina , Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A aquaponia desponta como alternativa de produção de alimentos que envolve o cultivo
de peixes e plantas em recirculação de água, a qual carreia nutrientes entre suas fases com
máximo aproveitamento. Mundialmente esta atividade tem apresentado acentuado crescimento,
e, como consequência, há também expansão nos estudos que a analisam sob distintos aspectos.
Entretanto, as contribuições da literatura ainda não são capazes de detalhar estes
empreendimentos em sua totalidade, restando lacunas sobretudo no panorama educacional. Este
trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia da inserção da aquaponia como ferramenta
pedagógica, visando aumentar o entendimento dos alunos sobre sustentabilidade em seu
conceito teleológico, ou seja, como uma meta da sociedade humana como um todo, com
propósitos ambientais, sociais e econômicos. Para tanto, no Capítulo 1, foi realizada uma
revisão sistemática para determinar se o uso pedagógico dessa ferramenta facilita ou não a
compreensão prática da sustentabilidade ambiental de uma forma ampla. Os resultados
demonstraram que o uso desta técnica no ensino proporcionou o envolvimento dos alunos com
diversos aspectos da produção, favorecendo o trabalho prático colaborativo e amparando sua
motivação. No Capítulo 2, foi realizado um estudo de caso mediante a apresentação da
aquaponia de forma remota aos alunos do Ensino Superior e aqueles da Educação de Jovens e
Adultos (EJA). A finalidade da atividade foi avaliar a capacidade da dinâmica em provocar
mudanças nos seus conhecimentos sobre a sustentabilidade após as palestras. Para tanto, os
alunos preencheram questionários antes e depois destas, assim como foram realizadas
entrevistas com seus professores para obter suas opiniões sobre a atividade realizada e seus
efeitos sobre os alunos. Os resultados permitiram observar um aumento de 7,27% no número
de acertos às questões no segundo questionário, bem como um maior nível de autoconfiança ao
falar dos temas abordados, observados por meio das respostas às questões. Desta forma, os
professores e alunos analisados consideraram eficaz o uso da aquaponia como ferramenta
pedagógica de ensino, uma vez que houve maior motivação no aprendizado devido ao melhor
entendimento sobre sustentabilidade e por prender a atenção do aluno em um aprendizado
remoto, reduzindo-se a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), além da contribuição
relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uso da aquaponia como ferramenta para o ensino em ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aquaponia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção de alimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Aquaponics emerges as a food production alternative that involves the cultivation of
fish and plants in recirculating water, which carries nutrients between its phases with maximum
utilization. Worldwide, this activity has presented an accentuated growth, and, as a
consequence, there is also an expansion in the studies that analyse it under different aspects.
However, the contributions of the literature are not yet able to detail these enterprises in their
entirety, leaving gaps, especially in the educational panorama. This work aimed to evaluate the
effectiveness of the insertion of aquaponics as a pedagogical tool, aiming to increase the
students’ understanding of sustainability in its teleological concept, that is, as a goal of human
society as a whole, with environmental, social, and economic purposes. To this end, in Chapter
1, a systematic review was conducted to determine whether or not the pedagogical use of this
tool facilitates the practical understanding of environmental sustainability in a broad way. The
results showed that the use of this technique in teaching provided students’ involvement with
various aspects of production, favouring collaborative practical work, and supporting their
motivation. In Chapter 2, a case study was carried out by presenting aquaponics remotely to
students of Higher Education and those in Youth and Adult Education (EJA). The purpose of
the activity was to evaluate the ability of the dynamics to provoke changes in their knowledge
about sustainability after the lectures. To this end, the students filled out questionnaires before
and after the lectures, and interviews were held with their professors to obtain their opinions
about the activity and its effects on the students. The results showed a 7.27% increase in the
number of correct answers to the questions in the second questionnaire, as well as a higher level
of self-confidence when talking about the topics discussed, observed through the answers to the
questions. Thus, both teachers and students analysed considered the use of aquaponics as a
pedagogical teaching tool as being effective, since there was greater motivation in learning due
to the better understanding of sustainability and by holding the student’s attention in a remote
learning, reducing the Zone of Proximal Development (ZPD), in addition to the contribution
related to the Sustainable Development Goals (SDGs) stated by the United Nations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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