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2022_ErnandoCassemiroGonçalves.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSouza, Rodrigo Matos de-
dc.contributor.authorGonçalves, Emando Cassemiro-
dc.date.accessioned2022-09-09T21:59:58Z-
dc.date.available2022-09-09T21:59:58Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.date.submitted2022-06-17-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Emando Cassemiro. A banalidade do mal como experiência do professor da Educação de Jovens e Adultos. 2022. 142 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44746-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDiante de um pequeno trajeto histórico arquitetado nos percalços culturais e educativos de saberes sistematizados na sociedade brasileira, demonstramos neste ensaio a propagação da banalidade do mal na Educação de Jovens e Adultos, corroborando suas respectivas consequências no processo de formação continua dos professores. Assim, foi constatado artifícios do mal antropológico promovido pela mimesis das metodologias curriculares, os quais foram caracterizados e desvendados pela reflexão e a conscientização de uma experiência movida por uma concepção travestida de um devir dos processos educativos. Durante o trajeto da pesquisa, diversas questões filosóficas surgiram sobre o desdobramento da historicidade da Educação, sendo pronunciadas por fatores que contribuíam na sua constituição, conservação, reflexão e emancipação. Em nosso ensaio, acolhemos a pesquisa bibliográfica, impulsionada pela experiência empírica e os instrumentos de coleta de dados ficaram com a observação e a própria análise bibliográfica, tendo como abordagem de investigação, o aspecto qualitativo, em seu nível metodológico sendo encontrado no método Critico-dialético. O nível teórico se fundamentou nos fenômenos privilegiados do surgimento destas mazelas dentro da escola, e a defasagem da formação continuada de professores que se metamorfoseavam atrás das experiências. Dessa forma, o professor que conheceu o conhecimento, passou pelo devir, se escondeu na experiência, e agora interpreta a banalidade do mal como fator de formação ou deformação do alunado na continuidade de suas experiências pedagógicas. Em nossa realidade, buscamos soluções elucidativas na clarificação da experiência no saber obscuro e velado, adquirido pelas competências colocadas em prática através das habilidades na construção do alicerce da criatividade respaldada nos saberes necessários para a compreensão do mundo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA banalidade do mal como experiência do professor da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Faced with a small historical path designed in the cultural and educational mishaps of systematized knowledge in Brazilian society, we demonstrate in this essay the propagation of the banality of evil in Educação de Jovens e Adultos, corroborating its respective consequences in the process of continuing teacher education. Consequently, artifices of anthropological destruction were found promoted by the mimesis of curricular methodologies, which were characterized and unveiled by reflection and awareness of an experience driven by a transported conception of becoming of educational processes. During the research, several philosophical questions emerged about the unfolding of the historicity of Education, being pronounced by factors that contributed to its constitution, conservation, reflection, and emancipation. In our essay, we welcome the bibliographic research, driven by empirical experience, and the data collection instruments were left with observation and the bibliographic analysis itself. Taking an investigative approach, the qualitative aspect, in its methodological level is found in the critical-dialectical method. The theoretical level was based on the privileged phenomena of the emergence of this illness within the school, and the lag in the continuing teacher education of teachers who metamorphosed behind the experiences. Therefore, the teacher who met knowledge passed through becoming, hid in experience, and now interprets the banality of evil as a factor in the formation or deformation of students in the continuity of their pedagogical experiences. In our reality, we seek enlightening solutions in clarifying the experience in obscure and veiled knowledge, acquired by the skills put into practice through the skills in building the foundation of creativity supported by the knowledge necessary for understanding the world.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:emandofilosofia@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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